A contradição fundamental entre discriminação de género e desenvolvimento humano: a abordagem crítica de Martha Nussbaum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16184 |
Resumo: | O trabalho apresentado para dar corpo à dissertação do Mestrado em Filosofia incide preferencialmente na análise dos livros Las mujeres y el desarrollo humano: el enfoque de las capacidades e El cultivo de la humanidad: una defensa clásica de la reforma en la educación liberal, da filósofa norte americana Martha Nussbaum. A análise destas obras, que não excluiu o estudo de outras da mesma filósofa, tem como principal pretensão elaborar um texto reflexivo que respondesse à seguinte questão: quais as condições que possibilitam a cada ser humano pensar, tomar decisões e deliberar sobre o bem comum? Em termos estruturais, o trabalho é composto por três partes, coincidindo cada uma delas com um capítulo. Neles são abordadas temáticas no âmbito da educação, fundamentalmente a educação liberal, da democracia, do desenvolvimento humano, das minorias étnicas e das questões de género. Procura-se transversalmente destacar o papel interventor da filosofia no combate às desigualdades que põem em causa o bem comum e defender a ideia de que a condição de igualdade tem de atender particularmente à dimensão do género, o que coloca desafios à educação; ABSTRACT:The present work [presented to flesh out the thesis of master’s degree of Philosophy] focuses preferably on the analysis of Las mujeres y el desarollo humano: el enfoque de las capacidades [Women and Human Development: The Capabilities Approach] and El cultivo de la humanidad: una defensa clásica de la reforma en la educación liberalI, [Cultivating Humanity: A Classical Defense of Reform in Liberal Education], by North American philosopher Martha Nussbaum. On focusing on these works (which does not preclude the study of other writings by the same philosopher), our main goal is to deliver an answer to the following question: what are the conditions that enable every human being to think, make decisions and, generally, consider social welfare? In structural terms, the work is composed of three parts, each coinciding with a chapter. In these, we address various themes in the educational field, fundamentally, liberal education, democracy, human development, ethnic minorities, and gender issues. In this manner, we seek to highlight the transdisciplinary role of philosophy in combating inequalities that undermine the common good, as well as argue and defend that the condition for equality must specifically attend to gender dimension which, in turn, poses great challenges on education. |
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