A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4663 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas, logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam, quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na motivação dos alunos em relação à Matemática. O estudo foi realizado em três escolas do distrito de Aveiro durante um ano lectivo, e incidiu sobre a observação de sessões de formação, de reuniões de grupo e de aulas de sete professores dos 10º e 11º anos de escolaridade. Procedeu-se, ainda, à análise de entrevistas, de questionários aplicados a alunos e professores e documental. |
id |
RCAP_e5bfdeebda85de12558448d74b81dbf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4663 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centroEnsino da matemáticaEnsino secundárioObjectivos educativosInvestigação educativaO presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas, logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam, quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na motivação dos alunos em relação à Matemática. O estudo foi realizado em três escolas do distrito de Aveiro durante um ano lectivo, e incidiu sobre a observação de sessões de formação, de reuniões de grupo e de aulas de sete professores dos 10º e 11º anos de escolaridade. Procedeu-se, ainda, à análise de entrevistas, de questionários aplicados a alunos e professores e documental.The following work aims at describing and commenting on the outcomes of a project about the conditions and the way the teaching of Mathematics is being applied to the Secondary School level (teachers’ and students’ opinions included), and its impact on the students’ attitude towards this subject. It specifically reflects on the administrative, logistic and human conditions available to support the approach to Mathematics, namely teachers’ training courses, the level of accomplishment of the course year’s plans, the objectives teachers want to achieve, i.e., the competences they want students to develop, the way the different contents are approached and how they are connected, the methodologies, resources and assessment instruments chosen ( teachers’ and students’ points of view included) and the consequent change in the students’ motivation towards Mathematics. The experiment was held in three schools in the Aveiro region for a curricular year, and it focused on the observation of training sessions, group meetings, and lessons taught to the 10th and 11th form by seven teachers. Interview analysis, questionnaires to both teachers and students were also taken into consideration, as well as related documental information. Main conclusions were drawn from the analysis of the collected data.Universidade de Aveiro2011-12-20T11:02:40Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4663porTavares, Isabel Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:34Zoai:ria.ua.pt:10773/4663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:33.916712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro |
title |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro |
spellingShingle |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro Tavares, Isabel Maria Martins Ensino da matemática Ensino secundário Objectivos educativos Investigação educativa |
title_short |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro |
title_full |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro |
title_fullStr |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro |
title_full_unstemmed |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro |
title_sort |
A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro |
author |
Tavares, Isabel Maria Martins |
author_facet |
Tavares, Isabel Maria Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Isabel Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Ensino secundário Objectivos educativos Investigação educativa |
topic |
Ensino da matemática Ensino secundário Objectivos educativos Investigação educativa |
description |
O presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas, logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam, quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na motivação dos alunos em relação à Matemática. O estudo foi realizado em três escolas do distrito de Aveiro durante um ano lectivo, e incidiu sobre a observação de sessões de formação, de reuniões de grupo e de aulas de sete professores dos 10º e 11º anos de escolaridade. Procedeu-se, ainda, à análise de entrevistas, de questionários aplicados a alunos e professores e documental. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006 2011-12-20T11:02:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4663 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137473919451136 |