A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Isabel Maria Martins
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4663
Resumo: O presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas, logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam, quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na motivação dos alunos em relação à Matemática. O estudo foi realizado em três escolas do distrito de Aveiro durante um ano lectivo, e incidiu sobre a observação de sessões de formação, de reuniões de grupo e de aulas de sete professores dos 10º e 11º anos de escolaridade. Procedeu-se, ainda, à análise de entrevistas, de questionários aplicados a alunos e professores e documental.
id RCAP_e5bfdeebda85de12558448d74b81dbf2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4663
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centroEnsino da matemáticaEnsino secundárioObjectivos educativosInvestigação educativaO presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas, logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam, quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na motivação dos alunos em relação à Matemática. O estudo foi realizado em três escolas do distrito de Aveiro durante um ano lectivo, e incidiu sobre a observação de sessões de formação, de reuniões de grupo e de aulas de sete professores dos 10º e 11º anos de escolaridade. Procedeu-se, ainda, à análise de entrevistas, de questionários aplicados a alunos e professores e documental.The following work aims at describing and commenting on the outcomes of a project about the conditions and the way the teaching of Mathematics is being applied to the Secondary School level (teachers’ and students’ opinions included), and its impact on the students’ attitude towards this subject. It specifically reflects on the administrative, logistic and human conditions available to support the approach to Mathematics, namely teachers’ training courses, the level of accomplishment of the course year’s plans, the objectives teachers want to achieve, i.e., the competences they want students to develop, the way the different contents are approached and how they are connected, the methodologies, resources and assessment instruments chosen ( teachers’ and students’ points of view included) and the consequent change in the students’ motivation towards Mathematics. The experiment was held in three schools in the Aveiro region for a curricular year, and it focused on the observation of training sessions, group meetings, and lessons taught to the 10th and 11th form by seven teachers. Interview analysis, questionnaires to both teachers and students were also taken into consideration, as well as related documental information. Main conclusions were drawn from the analysis of the collected data.Universidade de Aveiro2011-12-20T11:02:40Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4663porTavares, Isabel Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:34Zoai:ria.ua.pt:10773/4663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:33.916712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
title A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
spellingShingle A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
Tavares, Isabel Maria Martins
Ensino da matemática
Ensino secundário
Objectivos educativos
Investigação educativa
title_short A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
title_full A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
title_fullStr A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
title_full_unstemmed A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
title_sort A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro
author Tavares, Isabel Maria Martins
author_facet Tavares, Isabel Maria Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Isabel Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Ensino secundário
Objectivos educativos
Investigação educativa
topic Ensino da matemática
Ensino secundário
Objectivos educativos
Investigação educativa
description O presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas, logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam, quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na motivação dos alunos em relação à Matemática. O estudo foi realizado em três escolas do distrito de Aveiro durante um ano lectivo, e incidiu sobre a observação de sessões de formação, de reuniões de grupo e de aulas de sete professores dos 10º e 11º anos de escolaridade. Procedeu-se, ainda, à análise de entrevistas, de questionários aplicados a alunos e professores e documental.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-12-20T11:02:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4663
url http://hdl.handle.net/10773/4663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137473919451136