Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, António
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Elsa, Latas, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33499
https://doi.org/Borralho, A., Barbosa, E. & Latas, J. (2021). Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora. Revista Lusófona de Educação, 54, 137-155. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09
https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09
Resumo: Este artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola.
id RCAP_bb29b990e916a736ce69207997fefaea
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradoraensino secundárioSão Tomé e Príncipematemáticasistema educativoEste artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola.Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2023-01-16T16:39:31Z2023-01-162021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33499https://doi.org/Borralho, A., Barbosa, E. & Latas, J. (2021). Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora. Revista Lusófona de Educação, 54, 137-155. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09http://hdl.handle.net/10174/33499https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09por137-1551646-401XRevista Lusófona de Educação54DPEamab@uevora.ptbarbosa.elsa@gmail.comjoanarblatas@gmail.comDesafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora229Borralho, AntónioBarbosa, ElsaLatas, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:16.684276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
spellingShingle Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
Borralho, António
ensino secundário
São Tomé e Príncipe
matemática
sistema educativo
title_short Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title_full Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title_fullStr Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title_full_unstemmed Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
title_sort Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
author Borralho, António
author_facet Borralho, António
Barbosa, Elsa
Latas, Joana
author_role author
author2 Barbosa, Elsa
Latas, Joana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borralho, António
Barbosa, Elsa
Latas, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv ensino secundário
São Tomé e Príncipe
matemática
sistema educativo
topic ensino secundário
São Tomé e Príncipe
matemática
sistema educativo
description Este artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2023-01-16T16:39:31Z
2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33499
https://doi.org/Borralho, A., Barbosa, E. & Latas, J. (2021). Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora. Revista Lusófona de Educação, 54, 137-155. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09
http://hdl.handle.net/10174/33499
https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09
url http://hdl.handle.net/10174/33499
https://doi.org/Borralho, A., Barbosa, E. & Latas, J. (2021). Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora. Revista Lusófona de Educação, 54, 137-155. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09
https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 137-155
1646-401X
Revista Lusófona de Educação
54
DPE
amab@uevora.pt
barbosa.elsa@gmail.com
joanarblatas@gmail.com
Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136704738623488