CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandambi, Nerhum
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guerreiro, Gertrudes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27071
Resumo: O presente artigo analisa de forma comparativa as cidades principais (metrópoles) e secundárias em África, nomeadamente nos países de Angola, África do Sul e Marrocos. São analisadas as cidades de Luanda e Benguela em Angola, município metropolitano de Joanesburgo, Cidade de Cabo e Bloemfontein na África do Sul, e Casablanca e Rabat em Marrocos. No que respeita a Angola, verifica-se que a cidade de Luanda é uma das principais cidades de África, com elevado crescimento urbano, caminhando para uma futura megacidade, enquanto Benguela, com um crescimento urbano mais moderado, se posiciona como uma cidade secundária, mas com uma localização vantajosa e estratégica para o desenvolvimento económico regional. A África do Sul apresenta uma estrutura urbana muito bem desenvolvida quando comparada com os demais países do sul de África, sendo que nas principais cidades, como por exemplo Joanesburgo, a população maioritariamente reside e trabalha no centro urbano, onde há altos níveis de rendimento. No presente artigo comparam-se as cidades do Sul com as do Norte de África (Marrocos), sendo que no caso das cidades de norte, como Casablanca, o crescimento urbano acompanha a dinâmica social, muito ao contrário daquilo que acontece por exemplo em Luanda, onde há um grande problema de mobilidade urbana.
id RCAP_e5cb196714847a3d6ccde4f830d2f7fa
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICAÁfricaMetrópolesCidades PrincipaisCidades SecundáriasEconomias de AglomeraçãoCrescimento UrbanoDesenvolvimento RegionalO presente artigo analisa de forma comparativa as cidades principais (metrópoles) e secundárias em África, nomeadamente nos países de Angola, África do Sul e Marrocos. São analisadas as cidades de Luanda e Benguela em Angola, município metropolitano de Joanesburgo, Cidade de Cabo e Bloemfontein na África do Sul, e Casablanca e Rabat em Marrocos. No que respeita a Angola, verifica-se que a cidade de Luanda é uma das principais cidades de África, com elevado crescimento urbano, caminhando para uma futura megacidade, enquanto Benguela, com um crescimento urbano mais moderado, se posiciona como uma cidade secundária, mas com uma localização vantajosa e estratégica para o desenvolvimento económico regional. A África do Sul apresenta uma estrutura urbana muito bem desenvolvida quando comparada com os demais países do sul de África, sendo que nas principais cidades, como por exemplo Joanesburgo, a população maioritariamente reside e trabalha no centro urbano, onde há altos níveis de rendimento. No presente artigo comparam-se as cidades do Sul com as do Norte de África (Marrocos), sendo que no caso das cidades de norte, como Casablanca, o crescimento urbano acompanha a dinâmica social, muito ao contrário daquilo que acontece por exemplo em Luanda, onde há um grande problema de mobilidade urbana.Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional2020-02-19T14:35:36Z2020-02-192019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27071http://hdl.handle.net/10174/27071porSandambi, N. & Guerreiro, G. (2019), "Cidades Principais e Secundárias em África", Proceedings 26th APDR CONGRESS - Evidence-based territorial policymaking: formulation, implementation and evaluation of policy, Universidade de Aveiro, Portugal, July 9, pp. 595-609, ISBN: 978-989-8780-07-2.595-609978-989-8780-07-2http://www.apdr.pt/congresso-workshops/historico-de-encontros/26o-congresso/m43403@alunos.uevora.ptgdsg@uevora.pt642Sandambi, NerhumGuerreiro, Gertrudesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:04.988526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA
title CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA
spellingShingle CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA
Sandambi, Nerhum
África
Metrópoles
Cidades Principais
Cidades Secundárias
Economias de Aglomeração
Crescimento Urbano
Desenvolvimento Regional
title_short CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA
title_full CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA
title_fullStr CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA
title_full_unstemmed CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA
title_sort CIDADES PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS EM ÁFRICA
author Sandambi, Nerhum
author_facet Sandambi, Nerhum
Guerreiro, Gertrudes
author_role author
author2 Guerreiro, Gertrudes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandambi, Nerhum
Guerreiro, Gertrudes
dc.subject.por.fl_str_mv África
Metrópoles
Cidades Principais
Cidades Secundárias
Economias de Aglomeração
Crescimento Urbano
Desenvolvimento Regional
topic África
Metrópoles
Cidades Principais
Cidades Secundárias
Economias de Aglomeração
Crescimento Urbano
Desenvolvimento Regional
description O presente artigo analisa de forma comparativa as cidades principais (metrópoles) e secundárias em África, nomeadamente nos países de Angola, África do Sul e Marrocos. São analisadas as cidades de Luanda e Benguela em Angola, município metropolitano de Joanesburgo, Cidade de Cabo e Bloemfontein na África do Sul, e Casablanca e Rabat em Marrocos. No que respeita a Angola, verifica-se que a cidade de Luanda é uma das principais cidades de África, com elevado crescimento urbano, caminhando para uma futura megacidade, enquanto Benguela, com um crescimento urbano mais moderado, se posiciona como uma cidade secundária, mas com uma localização vantajosa e estratégica para o desenvolvimento económico regional. A África do Sul apresenta uma estrutura urbana muito bem desenvolvida quando comparada com os demais países do sul de África, sendo que nas principais cidades, como por exemplo Joanesburgo, a população maioritariamente reside e trabalha no centro urbano, onde há altos níveis de rendimento. No presente artigo comparam-se as cidades do Sul com as do Norte de África (Marrocos), sendo que no caso das cidades de norte, como Casablanca, o crescimento urbano acompanha a dinâmica social, muito ao contrário daquilo que acontece por exemplo em Luanda, onde há um grande problema de mobilidade urbana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01T00:00:00Z
2020-02-19T14:35:36Z
2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27071
http://hdl.handle.net/10174/27071
url http://hdl.handle.net/10174/27071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sandambi, N. & Guerreiro, G. (2019), "Cidades Principais e Secundárias em África", Proceedings 26th APDR CONGRESS - Evidence-based territorial policymaking: formulation, implementation and evaluation of policy, Universidade de Aveiro, Portugal, July 9, pp. 595-609, ISBN: 978-989-8780-07-2.
595-609
978-989-8780-07-2
http://www.apdr.pt/congresso-workshops/historico-de-encontros/26o-congresso/
m43403@alunos.uevora.pt
gdsg@uevora.pt
642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136652949454848