O Impacto da Internet no Processo de Decisão de Compra do Consumidor: o caso dos produtos turísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3809 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos de obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, Ramo de Marketing e Publicidade |
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O Impacto da Internet no Processo de Decisão de Compra do Consumidor: o caso dos produtos turísticosDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos de obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, Ramo de Marketing e PublicidadeA presente dissertação de mestrado tem como tema A Influência da Internet no Processo de Decisão de Compra do Consumidor, em específico o estudo de caso dos produtos turísticos. O objectivo geral é procurar entender a influência da internet no processo de decisão de compra no caso específico dos produtos turísticos online. Os objectivos específicos compreendem: identificar as influências, vantagens e limitações da internet no processo de decisão de compra online de produtos turísticos, assim como identificar as diferenças de comportamento de compra relativamente à caracterização dos inquiridos no processo de decisão de compra online de produtos turísticos. No que diz respeito à metodologia, optou-se pelo método descritivo através da aplicação de um inquérito que permitiu quantificar diferentes percepções sobre o processo de decisão de compra online de produtos turísticos. Recorreu-se a uma amostra não probabilística por conveniência constituída por 380 respondentes, tendo-se chegado às seguintes conclusões: o Confirma-se, na análise descritiva deste estudo, que o preço é um dos factores que mais influência tem sobre o consumidor. o No processo de decisão de compra, a procura de informação e a avaliação das alternativas revelaram-se as fases que sofrem maior influência da internet. o Observa-se que o comportamento de compra de produtos turísticos na internet não varia com o género, sendo que ambos compram online. o Verifica-se também que as habilitações literárias são um factor de diferenciação na compra de produtos turísticos e que os respondentes com habilitações superiores dão importância ao processo de decisão de compra de produtos turísticos online, mais do que os dois níveis inferiores. This present master degree dissertation has as a theme, the influence of the internet in the consumer behavior purchase decision process, in specific the touristic products case study. The main objective is to understand the influence of the internet in the consumer behavior purchase decision process, in specific the online touristic products. The specific objectives, comprise: identify influences, advantages and limitations of the influence of the internet in the consumer behavior purchase decision process of touristic products and to identify the differences in buying behavior, regarding the characterization of the respondents in the consumer behavior purchase decision process of touristic products. In the methodology, it was chosen the descriptive method by applying a questionnaire that allowed quantifying different perceptions about the consumer behavior online purchase decision process of touristic products. It was used a non-probability convenience sample of 380 individuals, having been reached the following conclusions: o It is confirmed in the descriptive analysis of this study, that price is one of the factors that has more influence on the consumer; o In the purchase decision process, the demand for information and the evaluation of alternatives were proved as the phases with more incidence of responses; o It is also observed that the buying behavior of tourism products on the internet does not vary with gender, and both of which buy online. o It´s also verified that the qualifications are a differentiating factor in the purchase of tourism products and that respondents with higher qualifications give importance to the purchase decision process of online tourism products, more than the two lower levels.[s.n.]Salazar, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMartins, Carmen Luisa Palhau2013-05-08T11:50:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:09Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:41.783895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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