Como atrair e reter a geração Y e geração Z atualmente nas organizações?: O papel dos valores de trabalho e expetativas de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Patrícia Alexandre Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20941
Resumo: A partir da crescente preocupação em depreender como é que as organizações podem atrair e reter a nova força de trabalho, procedeu-se à análise do contributo dos valores e das expectativas de trabalho das gerações atualmente nas organizações, Geração X, Y e Z, sendo o foco as duas últimas gerações para a compreensão desses fenómenos. Assim, realizou-se um primeiro estudo para caracterização de valores de trabalho e expetativas de carreira destes indivíduos, com caráter descritivo para fornecimento de informações às organizações relativas à atração. Num segundo estudo, direcionado para a retenção, procedeu-se à análise do papel mediador do compromisso afetivo na relação entre a satisfação dos valores de trabalho e a intenção de turnover. Paralelemente estudou-se os efeitos que o género e a geração têm nos dois estudos. De uma forma geral, os resultados do Estudo 1 indicam que os participantes das gerações mais recentes valorizam mais a estabilidade profissional, realização pessoal e o equilíbrio trabalho-família que os participantes da Geração X. Os resultados do Estudo 2 revelam que a satisfação dos valores de trabalho é relevante para a decisão de continuar na organização, na medida em que, independentemente da geração de pertença do indivíduo, contribui para o desenvolvimento de laços afetivos entre este e a organização. Com base nos resultados apurados, concluiu-se que na prática as organizações devem fomentar valores de trabalho ajustados às necessidades das novas gerações e promover experiências de trabalho que vão ao encontro das expetativas de carreira, de modo a garantirem, por um lado, maior atratividade organizacional, e por outro estimularem maior compromisso afetivo e menor intenção de saída entre os seus colaboradores.
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