A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31170 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Música pelo Instituto Piaget de Viseu. O mesmo foi concebido ao longo do ano letivo 2016/17, no decorrer do estágio de Prática de Ensino Supervisionado que se realizou no Conservatório de Caldas da Rainha. Através de um estudo de caso de três alunos de Trompete do CCR, implementando diferentes metodologias e estratégias, pretende-se avaliar de que maneira a introdução ao estudo do Jazz pode ser uma mais valia na aprendizagem de música. Ao mesmo tempo foram realizados questionários a várias escolas portuguesas e entrevistas a diferentes professores e performers para podermos avaliar o panorama do Ensino Vocacional da Música. Pretende-se com este estudo e através da análise de resultados definir a importância da introdução ao estudo do Jazz como uma ferramenta essencial na criação de um músico mais versátil. |
id |
RCAP_e5dfedea62bb554d5abc64b136adbd10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31170 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da RainhaJazzTrompeteMúsica EruditaVersátil.O presente estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Música pelo Instituto Piaget de Viseu. O mesmo foi concebido ao longo do ano letivo 2016/17, no decorrer do estágio de Prática de Ensino Supervisionado que se realizou no Conservatório de Caldas da Rainha. Através de um estudo de caso de três alunos de Trompete do CCR, implementando diferentes metodologias e estratégias, pretende-se avaliar de que maneira a introdução ao estudo do Jazz pode ser uma mais valia na aprendizagem de música. Ao mesmo tempo foram realizados questionários a várias escolas portuguesas e entrevistas a diferentes professores e performers para podermos avaliar o panorama do Ensino Vocacional da Música. Pretende-se com este estudo e através da análise de resultados definir a importância da introdução ao estudo do Jazz como uma ferramenta essencial na criação de um músico mais versátil.Repositório ComumAndreia Margarida Ferreira2020-02-01T10:47:21Z2019-01-212019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31170TID:202399087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:18.011270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha |
title |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha |
spellingShingle |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha Andreia Margarida Ferreira Jazz Trompete Música Erudita Versátil. |
title_short |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha |
title_full |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha |
title_fullStr |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha |
title_full_unstemmed |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha |
title_sort |
A importância da introdução ao estudo do jazz na escola erudita: umaaprendizagem enriquecedora e a criação do músico versátil - estudo decaso no Conservatório de Caldas da Rainha |
author |
Andreia Margarida Ferreira |
author_facet |
Andreia Margarida Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreia Margarida Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jazz Trompete Música Erudita Versátil. |
topic |
Jazz Trompete Música Erudita Versátil. |
description |
O presente estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Música pelo Instituto Piaget de Viseu. O mesmo foi concebido ao longo do ano letivo 2016/17, no decorrer do estágio de Prática de Ensino Supervisionado que se realizou no Conservatório de Caldas da Rainha. Através de um estudo de caso de três alunos de Trompete do CCR, implementando diferentes metodologias e estratégias, pretende-se avaliar de que maneira a introdução ao estudo do Jazz pode ser uma mais valia na aprendizagem de música. Ao mesmo tempo foram realizados questionários a várias escolas portuguesas e entrevistas a diferentes professores e performers para podermos avaliar o panorama do Ensino Vocacional da Música. Pretende-se com este estudo e através da análise de resultados definir a importância da introdução ao estudo do Jazz como uma ferramenta essencial na criação de um músico mais versátil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-21 2019-01-21T00:00:00Z 2020-02-01T10:47:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31170 TID:202399087 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31170 |
identifier_str_mv |
TID:202399087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917311856640 |