Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Isabel Maria Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5156
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção do Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
id RCAP_e5e05bd7733ee0c09e093bcb5c270dfd
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mãesWhat practices of parental involvement in child education: Mother´s perceptionPráticas de envolvimento parentalConcepção de responsabilidadeSentimentoParental involvement practicesResponsibility idealsFeelingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção do Grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalEste estudo tem como objectivo central analisar as práticas de envolvimento parental e a sua relação com a concepção de responsabilidade, com um sentimento mais positivo ou negativo perante a escolaridade. Pretende ainda analisar se existem diferenças em função do ano de escolaridade (6º e 9º anos) e as habilitações literárias das mães. Deste estudo fizeram parte um total de 200 mães de alunos do 6º e 9º anos de escolaridade que frequentam o ensino público na periferia de Lisboa. Verificou-se que as variáveis sentimento positivo face à escolaridade dos filhos e sentimento face à própria escolaridade, apesar de apresentarem relações com as praticas de envolvimento parental, não permitem estabelecer na generalidade relações de causa efeito. Concluímos que existe relação entre concepção de responsabilidade na educação dos filhos e o envolvimento parental. Verificámos que a variável habilitações literárias das mães apenas introduzia diferenças ao nível da dimensão disponibilidade pessoal, mostrando-se indiferente para as outras três dimensões. Relativamente à variável ano de escolaridade dos filhos a nossa hipótese foi confirmada para três das dimensões do envolvimento propostas (tarefas casa, disponibilidade pessoal e mediação social), caracterizados por um decréscimo no envolvimento das mães do 6º para o 9º ano.This study has, as its nuclear purpose, to analyse the parental involvement practices and its relationship with the notion of responsibility, with a more positive or negative feeling towards scholarship. It also aims to analyse if there are differences according to the school year (6th and 9th grades) and the scholarship literacy of the mothers. In this study there were 200 mothers analysed, representing children from the 6th and 9th grades that were attending the public school in the suburbs of Lisbon. We did register that the positive feeling towards the scholarship of their children and their own feeling towards school, although presenting some links with the parenthood practices, did not allow making connections in general between cause and effect. We did conclude that there is a relationship between the responsibility conception in the children education and the parental involvement. We verified that the variable “school level” of the mothers only introduced differences in the level of the personal availability, being indifferent in all the other three dimensions. Concerning the variable “school year of the children” our hypothesis was proven for the three dimensions that were proposed (home duties, personal availability and social balance), being marked by a slowdown in the involvement of the mother from the 6th grade to the 9th grade.Pedro, IsauraRepositório do ISPALopes, Isabel Maria Carvalho2016-12-20T16:45:22Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:58.959163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães
What practices of parental involvement in child education: Mother´s perception
title Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães
spellingShingle Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães
Lopes, Isabel Maria Carvalho
Práticas de envolvimento parental
Concepção de responsabilidade
Sentimento
Parental involvement practices
Responsibility ideals
Feeling
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães
title_full Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães
title_fullStr Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães
title_full_unstemmed Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães
title_sort Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães
author Lopes, Isabel Maria Carvalho
author_facet Lopes, Isabel Maria Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Isaura
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Isabel Maria Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de envolvimento parental
Concepção de responsabilidade
Sentimento
Parental involvement practices
Responsibility ideals
Feeling
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Práticas de envolvimento parental
Concepção de responsabilidade
Sentimento
Parental involvement practices
Responsibility ideals
Feeling
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção do Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2016-12-20T16:45:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5156
url http://hdl.handle.net/10400.12/5156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130090413490176