O envolvimento das mães no 6º e 9º anos de escolaridade dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria Luísa Falcão Berbereia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3584
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
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spelling O envolvimento das mães no 6º e 9º anos de escolaridade dos filhosConcepção de responsabilidadePercepção das solicitaçõesPráticas de envolvimento parentalAno escolar e nível de instruçãoConception of responsibilityPerception of invitationsParental involvement practicesGrade levelSocio economic statusDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioEste estudo analisou as concepções de responsabilidade, as percepções das solicitações das mães e a relação com as suas práticas de envolvimento na educação dos filhos. E observou a existência de diferenças relativamente ao ano de escolaridade dos filhos e ao nível de instrução das mães. O envolvimento dos pais na educação dos filhos foi relacionado com o sucesso escolar destes indicando a existência de variáveis que contribuem para o envolvimento parental. Hoover-Dempsey e Sandler (1995, 1997) sugeriram variáveis psicológicas que influenciam as decisões de envolvimento dos pais Dauber e Epstein (1993), Deslandes e Bertrand (2005), entre outros, analisaram a influência de variáveis como o nível de instrução dos pais e o ano escolar dos filhos. Kellerhals e Montandon (1991) estudaram os estilos educativos das famílias. Participaram neste estudo 222 mães de alunos do 6º e 9º anos de escolaridade de duas escolas públicas de Lisboa. Os resultados revelaram que uma maior responsabilidade, uma concepção de papel mais activo e uma maior percepção das solicitações dos filhos e da escola, contribuem para um maior envolvimento das mães na educação dos filhos. Mostraram que as mães dos alunos do 6º ano estavam mais envolvidas na sua educação, manifestaram valores mais elevados de responsabilidade e percepcionavam mais as solicitações dos filhos e da escola, do que as mães dos alunos do 9º ano. Níveis superiores de instrução foram relacionados com uma responsabilidade social mais activa, e um maior envolvimento nas dimensões Mediação sócio-cultural e Participação em Eventos Escolares.ABSTRACT: This study analyzed the relation between the conception of responsibility and the perception of invitations to involvement of mothers and their practices of involvement in children`s education. And observed if there were differences by grade level of the children`s and the Socio Economic Status of mothers. Parental involvement in children`s education has been believed to be associated with children outcomes suggest varied variables that contribute to parental involvement. Hoover-Dempsey and Sandler (1995, 1997) proposed that psychological variables predict the decisions of parent involvement, Dauber and Epstein (1993), Deslandes and Bertrand (2005), and other authors, analyzed the influence of variables such as children grades level and the Socio Economic Status of mothers. Kellerhals and Montandon (1991) study the educational styles of family. 222 mothers of 6th and 9th grade students of two public schools of Lisbon, participate in this study. The results revealed that a bigger responsibility, parental role construction and a better perception of invitations to involvement from children and school, promote a bigger involvement of mothers in children`s education. Also showed that 6th grade children`s mothers are more involved in children`s education, had better values of responsibility and perceived more invitations of children and school, than 9th grade children`s mothers. Better Socio Economic Status was related with an active conception of social responsibility and a better involvement in the dimensions of Socio Cultural Mediation and Participation in School Events.Pedro, IsauraRepositório do ISPAFigueiredo, Maria Luísa Falcão Berbereia2015-04-18T09:49:50Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:25Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:28.578205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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