Jazz para todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nymark, Claus
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7595
Resumo: Mestrado em música.
id RCAP_e5e2f515b3ad44c8c33bb0f31fdafd7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jazz para todosJazzOrquestraAprendizagemEnsinoMestrado em música.A estrutura de jazz é uma estrutura especialmente adequada à aprendizagem de jazz numa fase inicial devida à sua formação alargada, que permite a integração dos músicos com vários níveis de experiência. Entendo que estejam numa “fase inicial” tanto músicos que se encontrem de facto numa fase inicial da sua aprendizagem musical, como músicos de outras áreas que desejem aprender a tocar jazz. Ao longo da história do jazz são muitos os exemplos de músicos – que hoje em dia figuram entre os mais famosos – que começaram as suas carreiras em big bands: Coleman Hawkins, Harry James e John Coltrane, só para mencionar alguns. A importância da orquestra de jazz enquanto veículo de divulgação da música e dos seus melhores músicos e compositores parece ser merecedora de uma atenção especial por parte das entidades oficiais. Muitos países mantêm presentemente uma orquestra nacional que se dedica exclusivamente a esta divulgação. De igual modo muitos conservatórios e universidades orgulham-se das suas orquestras de jazz como meio de promoção da instituição. É frequente que workshops promovam trabalho em orquestra e que esta orquestra seja o elemento principal no concerto final. É este último aspecto, em conjunto com os problemas específicos no ensino do jazz em orquestra, que o presente trabalho visa abordar. Vamos inicialmente procurar identificar quais são estes problemas e propor de seguida uma solução para os mesmos. Será isso que constituirá precisamente o teor desta tese: a criação de arranjos adaptáveis às condições frequentemente encontradas em workshops e escolas de jazz. Iremos discutir o actual estado do ensino formal, após o que abordaremos a questão de uma perspectiva histórica. Veremos também quais as vantagens da orquestra e algumas problemáticas específicas: língua a usar, leitura, articulações, cifra e improvisação. Por fim apresentaremos os temas juntamente com algumas considerações gerais, às quais se seguirão as conclusões da tese.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaArens, LarsMoreira, PedroRCIPLNymark, Claus2017-11-27T16:59:14Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7595TID:201461072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:30.172549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jazz para todos
title Jazz para todos
spellingShingle Jazz para todos
Nymark, Claus
Jazz
Orquestra
Aprendizagem
Ensino
title_short Jazz para todos
title_full Jazz para todos
title_fullStr Jazz para todos
title_full_unstemmed Jazz para todos
title_sort Jazz para todos
author Nymark, Claus
author_facet Nymark, Claus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arens, Lars
Moreira, Pedro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nymark, Claus
dc.subject.por.fl_str_mv Jazz
Orquestra
Aprendizagem
Ensino
topic Jazz
Orquestra
Aprendizagem
Ensino
description Mestrado em música.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2011-12-01T00:00:00Z
2017-11-27T16:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7595
TID:201461072
url http://hdl.handle.net/10400.21/7595
identifier_str_mv TID:201461072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133425069719552