Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesar, Cristiano Barbosa de Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5169
Resumo: A deficiência Física, aparece como consequência dos muitos eventos causadores de vítimas com sequelas motoras irreversíveis. Dentro desse universo, a cadeira de rodas é utilizada como forma de locomoção e uma parte dessas pessoas está inserida em associações para deficientes físicos. O presente estudo teve como objetivo geral investigar o impacto dasatividades de Educação Física, junto ao processo de reabilitação de indivíduos integrantes da Associação Desportista dos Deficientes do Estado do Ceará – ADDECE, questionando a possibilidade de existência de práticas pedagógicas inovadoras nesse processo. Foram 7sujeitos (todos do sexo masculino) do grupo de atividade física em cadeira de rodas, de idadesentre 18 a 44 anos, com diagnósticos de lesão medular (6) e paraparesia espástica (1) e com o tempo de utilização de cadeira de rodas que variou entre 5 a 17 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, onde foram utilizadas técnicas como entrevista semiestruturada, observação participante, grupo focal e o diário de campo. Os dados foram analisados considerando os diálogos, cujos temas foram classificados em quatro categorias específicas: a) aprendizagem motora: a maioria dos entrevistados relatou um maior reconhecimento corporal e mudanças significativas em suas capacidades físicas; b) inclusão: os discursos demonstraram uma grande motivação, associando a atividade física como uma via facilitadora; c) reabilitação: os relatos acerca dessa categoria mostraram novos entendimentos sobre o assunto, apesar de uma minoria relacionar o termo como tratamento; d)interação com o outro: apesar de alguns entrevistados colocarem um distanciamento doprofessor durante as atividades, concordaram que aprenderam consideravelmente com o grupo. Este estudo mostrou que a prática da atividade física em grupo, sob um olhar pedagógico inovador do professor de educação física, pode influenciar diretamente na reabilitação de pessoas com deficiência física, possibilitando uma reconstrução de novos entendimentos sobre si, o outro e a vida.
id RCAP_e5ed159abc5f69fa0b9712d28031c646
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitaçãoInovação pedagógicaEducação físicaAtividade físicaAprendizagem motoraReabilitaçãoInclusãoPedagogical innovationPhysical educationPhysical activityMotor learningRehabilitationInclusionCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA deficiência Física, aparece como consequência dos muitos eventos causadores de vítimas com sequelas motoras irreversíveis. Dentro desse universo, a cadeira de rodas é utilizada como forma de locomoção e uma parte dessas pessoas está inserida em associações para deficientes físicos. O presente estudo teve como objetivo geral investigar o impacto dasatividades de Educação Física, junto ao processo de reabilitação de indivíduos integrantes da Associação Desportista dos Deficientes do Estado do Ceará – ADDECE, questionando a possibilidade de existência de práticas pedagógicas inovadoras nesse processo. Foram 7sujeitos (todos do sexo masculino) do grupo de atividade física em cadeira de rodas, de idadesentre 18 a 44 anos, com diagnósticos de lesão medular (6) e paraparesia espástica (1) e com o tempo de utilização de cadeira de rodas que variou entre 5 a 17 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, onde foram utilizadas técnicas como entrevista semiestruturada, observação participante, grupo focal e o diário de campo. Os dados foram analisados considerando os diálogos, cujos temas foram classificados em quatro categorias específicas: a) aprendizagem motora: a maioria dos entrevistados relatou um maior reconhecimento corporal e mudanças significativas em suas capacidades físicas; b) inclusão: os discursos demonstraram uma grande motivação, associando a atividade física como uma via facilitadora; c) reabilitação: os relatos acerca dessa categoria mostraram novos entendimentos sobre o assunto, apesar de uma minoria relacionar o termo como tratamento; d)interação com o outro: apesar de alguns entrevistados colocarem um distanciamento doprofessor durante as atividades, concordaram que aprenderam consideravelmente com o grupo. Este estudo mostrou que a prática da atividade física em grupo, sob um olhar pedagógico inovador do professor de educação física, pode influenciar diretamente na reabilitação de pessoas com deficiência física, possibilitando uma reconstrução de novos entendimentos sobre si, o outro e a vida.Physical Disability, appears as a result of the many events that cause irreversible victims with motor sequelae. Within this universe, the wheelchair is used as a means of transportation and a part of these people is embedded in associations for disabled people. The present study aimed to investigate the impact of the activities of Physical Education, with the rehabilitation process of individuals members of the Association of Disabled Sportsperson of the State of Ceará - ADDECE, questioning the possibility of innovative teaching practices in this process. There were 7 subjects (all male) group of physical activity in a wheelchair, ages 18 to 44 years with diagnoses of spinal cord injury (6) and spastic paraparesis (1) and the usage time chair wheels ranging from 5 to 17 years. This is a qualitative ethnographic in nature, where techniques were used as semi-structured interviews, participant observation, focus groups and field diary. Data were analyzed considering the dialogues, whose subjects were classified into four specific categories: a) motor learning: the majority of respondents reported a higher bodyrecognition and significant changes in their physical abilities; b) inclusion: the speeches showed great motivation, linking physical activity as a facilitator via; c) rehabilitation: the reports about this category showed new understandings about the subject, and a minority as the term relates treatment; d) interact with each other: although some respondents put a distance teacher during activities, they learned considerably agreed with the group. This studyshowed that physical activity group, under a pedagogical innovative physical education teacher, can directly influence the rehabilitation of people with physical disabilities, enablinga reconstruction of new understandings about themselves, each other and life.Correia, Fernando Luís de SousaFaria, Maria Cilvia QueirozDigitUMaCesar, Cristiano Barbosa de Melo2023-05-16T10:31:11Z2021-09-302021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5169TID:203288572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-21T05:33:06Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:16.383814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
title Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
spellingShingle Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
Cesar, Cristiano Barbosa de Melo
Inovação pedagógica
Educação física
Atividade física
Aprendizagem motora
Reabilitação
Inclusão
Pedagogical innovation
Physical education
Physical activity
Motor learning
Rehabilitation
Inclusion
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
title_full Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
title_fullStr Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
title_full_unstemmed Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
title_sort Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
author Cesar, Cristiano Barbosa de Melo
author_facet Cesar, Cristiano Barbosa de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Fernando Luís de Sousa
Faria, Maria Cilvia Queiroz
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cesar, Cristiano Barbosa de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação pedagógica
Educação física
Atividade física
Aprendizagem motora
Reabilitação
Inclusão
Pedagogical innovation
Physical education
Physical activity
Motor learning
Rehabilitation
Inclusion
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inovação pedagógica
Educação física
Atividade física
Aprendizagem motora
Reabilitação
Inclusão
Pedagogical innovation
Physical education
Physical activity
Motor learning
Rehabilitation
Inclusion
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A deficiência Física, aparece como consequência dos muitos eventos causadores de vítimas com sequelas motoras irreversíveis. Dentro desse universo, a cadeira de rodas é utilizada como forma de locomoção e uma parte dessas pessoas está inserida em associações para deficientes físicos. O presente estudo teve como objetivo geral investigar o impacto dasatividades de Educação Física, junto ao processo de reabilitação de indivíduos integrantes da Associação Desportista dos Deficientes do Estado do Ceará – ADDECE, questionando a possibilidade de existência de práticas pedagógicas inovadoras nesse processo. Foram 7sujeitos (todos do sexo masculino) do grupo de atividade física em cadeira de rodas, de idadesentre 18 a 44 anos, com diagnósticos de lesão medular (6) e paraparesia espástica (1) e com o tempo de utilização de cadeira de rodas que variou entre 5 a 17 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, onde foram utilizadas técnicas como entrevista semiestruturada, observação participante, grupo focal e o diário de campo. Os dados foram analisados considerando os diálogos, cujos temas foram classificados em quatro categorias específicas: a) aprendizagem motora: a maioria dos entrevistados relatou um maior reconhecimento corporal e mudanças significativas em suas capacidades físicas; b) inclusão: os discursos demonstraram uma grande motivação, associando a atividade física como uma via facilitadora; c) reabilitação: os relatos acerca dessa categoria mostraram novos entendimentos sobre o assunto, apesar de uma minoria relacionar o termo como tratamento; d)interação com o outro: apesar de alguns entrevistados colocarem um distanciamento doprofessor durante as atividades, concordaram que aprenderam consideravelmente com o grupo. Este estudo mostrou que a prática da atividade física em grupo, sob um olhar pedagógico inovador do professor de educação física, pode influenciar diretamente na reabilitação de pessoas com deficiência física, possibilitando uma reconstrução de novos entendimentos sobre si, o outro e a vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
2021-09-30T00:00:00Z
2023-05-16T10:31:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5169
TID:203288572
url http://hdl.handle.net/10400.13/5169
identifier_str_mv TID:203288572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131615972032512