Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5169 |
Resumo: | A deficiência Física, aparece como consequência dos muitos eventos causadores de vítimas com sequelas motoras irreversíveis. Dentro desse universo, a cadeira de rodas é utilizada como forma de locomoção e uma parte dessas pessoas está inserida em associações para deficientes físicos. O presente estudo teve como objetivo geral investigar o impacto dasatividades de Educação Física, junto ao processo de reabilitação de indivíduos integrantes da Associação Desportista dos Deficientes do Estado do Ceará – ADDECE, questionando a possibilidade de existência de práticas pedagógicas inovadoras nesse processo. Foram 7sujeitos (todos do sexo masculino) do grupo de atividade física em cadeira de rodas, de idadesentre 18 a 44 anos, com diagnósticos de lesão medular (6) e paraparesia espástica (1) e com o tempo de utilização de cadeira de rodas que variou entre 5 a 17 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, onde foram utilizadas técnicas como entrevista semiestruturada, observação participante, grupo focal e o diário de campo. Os dados foram analisados considerando os diálogos, cujos temas foram classificados em quatro categorias específicas: a) aprendizagem motora: a maioria dos entrevistados relatou um maior reconhecimento corporal e mudanças significativas em suas capacidades físicas; b) inclusão: os discursos demonstraram uma grande motivação, associando a atividade física como uma via facilitadora; c) reabilitação: os relatos acerca dessa categoria mostraram novos entendimentos sobre o assunto, apesar de uma minoria relacionar o termo como tratamento; d)interação com o outro: apesar de alguns entrevistados colocarem um distanciamento doprofessor durante as atividades, concordaram que aprenderam consideravelmente com o grupo. Este estudo mostrou que a prática da atividade física em grupo, sob um olhar pedagógico inovador do professor de educação física, pode influenciar diretamente na reabilitação de pessoas com deficiência física, possibilitando uma reconstrução de novos entendimentos sobre si, o outro e a vida. |
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Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitaçãoInovação pedagógicaEducação físicaAtividade físicaAprendizagem motoraReabilitaçãoInclusãoPedagogical innovationPhysical educationPhysical activityMotor learningRehabilitationInclusionCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA deficiência Física, aparece como consequência dos muitos eventos causadores de vítimas com sequelas motoras irreversíveis. Dentro desse universo, a cadeira de rodas é utilizada como forma de locomoção e uma parte dessas pessoas está inserida em associações para deficientes físicos. O presente estudo teve como objetivo geral investigar o impacto dasatividades de Educação Física, junto ao processo de reabilitação de indivíduos integrantes da Associação Desportista dos Deficientes do Estado do Ceará – ADDECE, questionando a possibilidade de existência de práticas pedagógicas inovadoras nesse processo. Foram 7sujeitos (todos do sexo masculino) do grupo de atividade física em cadeira de rodas, de idadesentre 18 a 44 anos, com diagnósticos de lesão medular (6) e paraparesia espástica (1) e com o tempo de utilização de cadeira de rodas que variou entre 5 a 17 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, onde foram utilizadas técnicas como entrevista semiestruturada, observação participante, grupo focal e o diário de campo. Os dados foram analisados considerando os diálogos, cujos temas foram classificados em quatro categorias específicas: a) aprendizagem motora: a maioria dos entrevistados relatou um maior reconhecimento corporal e mudanças significativas em suas capacidades físicas; b) inclusão: os discursos demonstraram uma grande motivação, associando a atividade física como uma via facilitadora; c) reabilitação: os relatos acerca dessa categoria mostraram novos entendimentos sobre o assunto, apesar de uma minoria relacionar o termo como tratamento; d)interação com o outro: apesar de alguns entrevistados colocarem um distanciamento doprofessor durante as atividades, concordaram que aprenderam consideravelmente com o grupo. Este estudo mostrou que a prática da atividade física em grupo, sob um olhar pedagógico inovador do professor de educação física, pode influenciar diretamente na reabilitação de pessoas com deficiência física, possibilitando uma reconstrução de novos entendimentos sobre si, o outro e a vida.Physical Disability, appears as a result of the many events that cause irreversible victims with motor sequelae. Within this universe, the wheelchair is used as a means of transportation and a part of these people is embedded in associations for disabled people. The present study aimed to investigate the impact of the activities of Physical Education, with the rehabilitation process of individuals members of the Association of Disabled Sportsperson of the State of Ceará - ADDECE, questioning the possibility of innovative teaching practices in this process. There were 7 subjects (all male) group of physical activity in a wheelchair, ages 18 to 44 years with diagnoses of spinal cord injury (6) and spastic paraparesis (1) and the usage time chair wheels ranging from 5 to 17 years. This is a qualitative ethnographic in nature, where techniques were used as semi-structured interviews, participant observation, focus groups and field diary. Data were analyzed considering the dialogues, whose subjects were classified into four specific categories: a) motor learning: the majority of respondents reported a higher bodyrecognition and significant changes in their physical abilities; b) inclusion: the speeches showed great motivation, linking physical activity as a facilitator via; c) rehabilitation: the reports about this category showed new understandings about the subject, and a minority as the term relates treatment; d) interact with each other: although some respondents put a distance teacher during activities, they learned considerably agreed with the group. This studyshowed that physical activity group, under a pedagogical innovative physical education teacher, can directly influence the rehabilitation of people with physical disabilities, enablinga reconstruction of new understandings about themselves, each other and life.Correia, Fernando Luís de SousaFaria, Maria Cilvia QueirozDigitUMaCesar, Cristiano Barbosa de Melo2023-05-16T10:31:11Z2021-09-302021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5169TID:203288572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-21T05:33:06Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:16.383814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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