Natural e artificial : integração do artefacto na natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7768 |
Resumo: | A presente dissertação surge na resposta à necessidade de intervir na Quinta da Conceição, para a dotar de uma nova obra, uma Escola de Dança. A área de intervenção encontra-se atualmente marcada pelo meio natural que a envolve, o que circunscreve a sua análise no âmbito da relação natural/art if icial existente entre obra e natureza. Num contexto temporal que se estende desde a ant iga Mesopotâmia aos dias de hoje, pretende-se esclarecer e ident if icar soluções já estudadas por outros autores. O principal objet ivo passa por de def inir os princípios a aplicar à proposta, e a sua consequente realização, desenvolve-se uma seleção e uma análise dos edif ícios que integram o lugar na qual o projeto da Quinta da Conceição de Fernando Távora e os equipamentos presentes na sua área são também objeto de estudo. Apresenta-se assim uma síntese das distintas característ icas do lugar em que se pretende desenvolver o edif ício da escola de dança, assim como, o programa que responde à sua evolução projetual. Como resultado final, será exemplificada de que forma os princípios dos diversos estudos realizados se integram na proposta desenvolvida. |
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Natural e artificial : integração do artefacto na naturezaMESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURAPROJETOS ARQUITETÓNICOSARQUITETURANATUREZAARCHITECTURE PROJECTSARCHITECTURENATUREA presente dissertação surge na resposta à necessidade de intervir na Quinta da Conceição, para a dotar de uma nova obra, uma Escola de Dança. A área de intervenção encontra-se atualmente marcada pelo meio natural que a envolve, o que circunscreve a sua análise no âmbito da relação natural/art if icial existente entre obra e natureza. Num contexto temporal que se estende desde a ant iga Mesopotâmia aos dias de hoje, pretende-se esclarecer e ident if icar soluções já estudadas por outros autores. O principal objet ivo passa por de def inir os princípios a aplicar à proposta, e a sua consequente realização, desenvolve-se uma seleção e uma análise dos edif ícios que integram o lugar na qual o projeto da Quinta da Conceição de Fernando Távora e os equipamentos presentes na sua área são também objeto de estudo. Apresenta-se assim uma síntese das distintas característ icas do lugar em que se pretende desenvolver o edif ício da escola de dança, assim como, o programa que responde à sua evolução projetual. Como resultado final, será exemplificada de que forma os princípios dos diversos estudos realizados se integram na proposta desenvolvida.The present dissertation arises as a response to the necessity of intervention in Quinta da Conceição, to adopt a new work, a Dancing School. Nature is an important element of the studied area, limiting the analysis made to the relation between the construction and this feature. From the ancient Mesopotamia until today, this work aims to clarify and identify solutions found in literature. With the goal of establishing the principles to apply to the proposal and its consequent realization, a selection and analysis of the existent buildings was made. The project Quinta da Conceição of Fernando Távora and its equipment were also studied. A synthesis of the place’s different features is presented, with the aim of developing a school dance as well as a program in response to the project evolution. Finally, it will be demonstrated the way as the principles of different studies are a part of the developed project.2017-03-17T16:38:56Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7768TID:201550440porMota, João Rui dos Santos Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:22.559571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação surge na resposta à necessidade de intervir na Quinta da Conceição, para a dotar de uma nova obra, uma Escola de Dança. A área de intervenção encontra-se atualmente marcada pelo meio natural que a envolve, o que circunscreve a sua análise no âmbito da relação natural/art if icial existente entre obra e natureza. Num contexto temporal que se estende desde a ant iga Mesopotâmia aos dias de hoje, pretende-se esclarecer e ident if icar soluções já estudadas por outros autores. O principal objet ivo passa por de def inir os princípios a aplicar à proposta, e a sua consequente realização, desenvolve-se uma seleção e uma análise dos edif ícios que integram o lugar na qual o projeto da Quinta da Conceição de Fernando Távora e os equipamentos presentes na sua área são também objeto de estudo. Apresenta-se assim uma síntese das distintas característ icas do lugar em que se pretende desenvolver o edif ício da escola de dança, assim como, o programa que responde à sua evolução projetual. Como resultado final, será exemplificada de que forma os princípios dos diversos estudos realizados se integram na proposta desenvolvida. |
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