Efeitos de um programa de formação em competências comunicacionais, ao nível da pergunta, num grupo de formandos em prática pedagógica supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosa Guilhermina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/42
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para uma melhor resposta dos programas de educação de Professores de matemática, às orientações Curriculares e ao apelo da comunidade educativa para uma educação de professores que promova o pensar dos alunos e o consequente sucesso escolar. Assim o objectivo desta investigação é estudar os efeitos de um módulo de formação em competência comunicacionais, ao nível da pergunta, ministrado a um grupo de três futuros professores de matemática, em situação de estágio pedagógico. A escolha deste tema para a nossa investigação, assim como os intervenientes e o contexto em que decorreu é, sobretudo, fruto do nosso trabalho de vários anos na formação inicial de prfessores de Matemática do Ensino Básico e Secundário. O interesse pelo estudo da interacção verbal na aula de matemática, como vertente da comunicação que aí toma lugar, deve-se ao facto da atenção crescente dada a esta temática por parte dos educadores em Matemática e também pelo facto de acreditarmos no papel fundamental que o professor tem na qualidade da comunicação que ocorre em todo o processo ensino/aprendizagem. Tomando em consideração os objectivos e a conjuntura diponível para este estudo, fomos levados a adoptar um desenho de investigação próximo do designado por"estudo de um único sujeito". Este tipo de desenho aplica-se a um só indivíduo ou a um só grupo, quando se pretende estudar os efeitos no comportamento de um único sujeito ou de um único grupo, submetido a uma intervenção exterior. Os procedimentos que corporizam o estudo empírico deste trabalho, decorrem dos objectivos do estudo e do desenho de investigação seleccionado. Assim, numa primeira fase, e após o estabelecimento da linha de base do estudo, procedeu-se à primeira etapa de recolha de dados. Tal facto traduziu-se num primeiro bloco de entrevistas, feitas separadamente a cada um dos elementos do grupo, com a finalidade de conhecer, à partida, as suas concepções sobre a educação matemática e ainda um bloco de seis sessões de observações da sua prática pedagógica, a fim de conhecer e registar, à partida os seus comportamentos e competências comunicacionais, na sala de aula de Matemática.  Numa segunda fase, decorre a intervenção que, neste estudo, se traduz em ministrar, ao sujeito, um módulo de formação em competências comunicacionais, com especial ênfase na área do questionamento. Uma vez determinada a intervenção, segue-se a segunda etapa de recolha de dados, que decorreu com a mesma finalidade e nos mesmos moldes em que decorreu a primeira fase. Ou seja, envolveu um bloco de entrevistas a cada um dos elementos do grupo participante e um bloco de seis sessões de observação da sua prática lectiva. Os dados obtidos através das análises de conteúdo das entrevistas revelaram alguma alteração nas concepções dos professores do grupo participante nesta investigação, sobre a natureza da matemática, sobre a aprendizagem da Matemática, sobre o ensino da Matemática e sobre a interacção verbal na sala de aula.  Em termos da forma e tambémem termos do nível das perguntas formuladas, o tratamento estatísticos permite-nos concluir que houve transposição da formação recebida pelo grupo para a sua prática pedagógica. Relativamente ao propósito com que as perguntas foram formuladas e ao nível de pensamento atingido nos alunos por aquelas,os testes estatísticos, a que os dados foram submetidos , permite-nos concluir que houve transposição da formação, a que grupo esteve sujeito ,para a prática pedagógica.
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O interesse pelo estudo da interacção verbal na aula de matemática, como vertente da comunicação que aí toma lugar, deve-se ao facto da atenção crescente dada a esta temática por parte dos educadores em Matemática e também pelo facto de acreditarmos no papel fundamental que o professor tem na qualidade da comunicação que ocorre em todo o processo ensino/aprendizagem. Tomando em consideração os objectivos e a conjuntura diponível para este estudo, fomos levados a adoptar um desenho de investigação próximo do designado por"estudo de um único sujeito". Este tipo de desenho aplica-se a um só indivíduo ou a um só grupo, quando se pretende estudar os efeitos no comportamento de um único sujeito ou de um único grupo, submetido a uma intervenção exterior. Os procedimentos que corporizam o estudo empírico deste trabalho, decorrem dos objectivos do estudo e do desenho de investigação seleccionado. Assim, numa primeira fase, e após o estabelecimento da linha de base do estudo, procedeu-se à primeira etapa de recolha de dados. Tal facto traduziu-se num primeiro bloco de entrevistas, feitas separadamente a cada um dos elementos do grupo, com a finalidade de conhecer, à partida, as suas concepções sobre a educação matemática e ainda um bloco de seis sessões de observações da sua prática pedagógica, a fim de conhecer e registar, à partida os seus comportamentos e competências comunicacionais, na sala de aula de Matemática.  Numa segunda fase, decorre a intervenção que, neste estudo, se traduz em ministrar, ao sujeito, um módulo de formação em competências comunicacionais, com especial ênfase na área do questionamento. Uma vez determinada a intervenção, segue-se a segunda etapa de recolha de dados, que decorreu com a mesma finalidade e nos mesmos moldes em que decorreu a primeira fase. Ou seja, envolveu um bloco de entrevistas a cada um dos elementos do grupo participante e um bloco de seis sessões de observação da sua prática lectiva. Os dados obtidos através das análises de conteúdo das entrevistas revelaram alguma alteração nas concepções dos professores do grupo participante nesta investigação, sobre a natureza da matemática, sobre a aprendizagem da Matemática, sobre o ensino da Matemática e sobre a interacção verbal na sala de aula.  Em termos da forma e tambémem termos do nível das perguntas formuladas, o tratamento estatísticos permite-nos concluir que houve transposição da formação recebida pelo grupo para a sua prática pedagógica. Relativamente ao propósito com que as perguntas foram formuladas e ao nível de pensamento atingido nos alunos por aquelas,os testes estatísticos, a que os dados foram submetidos , permite-nos concluir que houve transposição da formação, a que grupo esteve sujeito ,para a prática pedagógica.Orientação: Prof. Doutora Avelina Rainho2013-08-14T17:59:36Z2013-08-142007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, R. G. (2007). Efeitos de um programa de formação em competências comunicacionais, ao nível da pergunta, num grupo de formandos em prática pedagógica supervisionada [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/42http://hdl.handle.net/11328/42Costa, R. G. (2007). Efeitos de um programa de formação em competências comunicacionais, ao nível da pergunta, num grupo de formandos em prática pedagógica supervisionada [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/42http://hdl.handle.net/11328/42porCota: TME 255Costa, Rosa Guilherminainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:00:46Zoai:repositorio.upt.pt:11328/42Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:14.557663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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