Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/97
Resumo: Este trabalho reflecte uma investigação sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento, porque são estes profissionais que julgamos ter um papel de impulsores e assumem responsabilidades acrescidas na determinação do trilho a percorrer pela própria escola na prossecução dos objectivos definidos. Assim, partimos do pressuposto de que a escola é uma organização pertencente a um cosmos em contínuo desenvolvimento, direccionada para expandir o ser humano que nela interage e pressupondo uma dinâmica muito própria, que exige a mobilização de todos. Neste ambiente, destacámos a importância dos coordenadores que por se encontrarem com a rédea de grupos de trabalho, se apresentam numa posição privilegiada para agirem como verdadeiros líderes, numa atmosfera de mudança e instabilidade. Tentámos, através do nosso estudo, analisar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade da organização escolar. Deste modo, partimos do pressuposto que é imprescindível o conhecimento das formas (que objectivos, métodos e práticas) como os professores são formados já que isso determina a qualidade e orientação da escola. This work reflects an investigation about the profile of competencies related to leadership and management as well as scientific and pedagogical quality of the coordinator /supervisor of curricular department, those whom we think play a special role in assuming extra responsibilities in what concerns the road to follow by the school itself in pursuing the defined goals. Thus, our point of departure is that school is an organization belonging to a cosmos in a continuous development, and directed to develop the human being who interacts in a dynamic which demands and engages everybody. Through this atmosphere, we emphasise the importance of the coordinators who lead groups work and therefore embrace a privileged position to act as real leaders, in an environment of change and instability. In this study, we have tried to analyse and understand the fundamental features of leadership and supervision which lead to improvement of quality levels of school organization. Therefore, we consider that it is unquestionable the knowledge of the ways teachers are formed (which objectives, methods, and practices) once this decides the quality and the school route.
id RCAP_e7e7b1358468a81070bf16a2724cf463
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/97
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricularFormação de professoresLiderançaSupervisãoCompetênciasCoordenadorTMEEste trabalho reflecte uma investigação sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento, porque são estes profissionais que julgamos ter um papel de impulsores e assumem responsabilidades acrescidas na determinação do trilho a percorrer pela própria escola na prossecução dos objectivos definidos. Assim, partimos do pressuposto de que a escola é uma organização pertencente a um cosmos em contínuo desenvolvimento, direccionada para expandir o ser humano que nela interage e pressupondo uma dinâmica muito própria, que exige a mobilização de todos. Neste ambiente, destacámos a importância dos coordenadores que por se encontrarem com a rédea de grupos de trabalho, se apresentam numa posição privilegiada para agirem como verdadeiros líderes, numa atmosfera de mudança e instabilidade. Tentámos, através do nosso estudo, analisar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade da organização escolar. Deste modo, partimos do pressuposto que é imprescindível o conhecimento das formas (que objectivos, métodos e práticas) como os professores são formados já que isso determina a qualidade e orientação da escola. This work reflects an investigation about the profile of competencies related to leadership and management as well as scientific and pedagogical quality of the coordinator /supervisor of curricular department, those whom we think play a special role in assuming extra responsibilities in what concerns the road to follow by the school itself in pursuing the defined goals. Thus, our point of departure is that school is an organization belonging to a cosmos in a continuous development, and directed to develop the human being who interacts in a dynamic which demands and engages everybody. Through this atmosphere, we emphasise the importance of the coordinators who lead groups work and therefore embrace a privileged position to act as real leaders, in an environment of change and instability. In this study, we have tried to analyse and understand the fundamental features of leadership and supervision which lead to improvement of quality levels of school organization. Therefore, we consider that it is unquestionable the knowledge of the ways teachers are formed (which objectives, methods, and practices) once this decides the quality and the school route.Orientação: Professora Doutora Isabel Pereira Pinto.2013-08-14T17:59:59Z2012-06-05T14:06:00Z2012-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMarques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97http://hdl.handle.net/11328/97Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97http://hdl.handle.net/11328/97porCota: TME 321Marques, Leonor Maria Teixeira Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:46Zoai:repositorio.upt.pt:11328/97Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:08.177521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
title Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
spellingShingle Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes
Formação de professores
Liderança
Supervisão
Competências
Coordenador
TME
title_short Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
title_full Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
title_fullStr Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
title_sort Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
author Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes
author_facet Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Liderança
Supervisão
Competências
Coordenador
TME
topic Formação de professores
Liderança
Supervisão
Competências
Coordenador
TME
description Este trabalho reflecte uma investigação sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento, porque são estes profissionais que julgamos ter um papel de impulsores e assumem responsabilidades acrescidas na determinação do trilho a percorrer pela própria escola na prossecução dos objectivos definidos. Assim, partimos do pressuposto de que a escola é uma organização pertencente a um cosmos em contínuo desenvolvimento, direccionada para expandir o ser humano que nela interage e pressupondo uma dinâmica muito própria, que exige a mobilização de todos. Neste ambiente, destacámos a importância dos coordenadores que por se encontrarem com a rédea de grupos de trabalho, se apresentam numa posição privilegiada para agirem como verdadeiros líderes, numa atmosfera de mudança e instabilidade. Tentámos, através do nosso estudo, analisar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade da organização escolar. Deste modo, partimos do pressuposto que é imprescindível o conhecimento das formas (que objectivos, métodos e práticas) como os professores são formados já que isso determina a qualidade e orientação da escola. This work reflects an investigation about the profile of competencies related to leadership and management as well as scientific and pedagogical quality of the coordinator /supervisor of curricular department, those whom we think play a special role in assuming extra responsibilities in what concerns the road to follow by the school itself in pursuing the defined goals. Thus, our point of departure is that school is an organization belonging to a cosmos in a continuous development, and directed to develop the human being who interacts in a dynamic which demands and engages everybody. Through this atmosphere, we emphasise the importance of the coordinators who lead groups work and therefore embrace a privileged position to act as real leaders, in an environment of change and instability. In this study, we have tried to analyse and understand the fundamental features of leadership and supervision which lead to improvement of quality levels of school organization. Therefore, we consider that it is unquestionable the knowledge of the ways teachers are formed (which objectives, methods, and practices) once this decides the quality and the school route.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-05T14:06:00Z
2012-06-05
2013-08-14T17:59:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97
http://hdl.handle.net/11328/97
Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97
http://hdl.handle.net/11328/97
identifier_str_mv Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97
url http://hdl.handle.net/11328/97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134974678401024