Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/97 |
Resumo: | Este trabalho reflecte uma investigação sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento, porque são estes profissionais que julgamos ter um papel de impulsores e assumem responsabilidades acrescidas na determinação do trilho a percorrer pela própria escola na prossecução dos objectivos definidos. Assim, partimos do pressuposto de que a escola é uma organização pertencente a um cosmos em contínuo desenvolvimento, direccionada para expandir o ser humano que nela interage e pressupondo uma dinâmica muito própria, que exige a mobilização de todos. Neste ambiente, destacámos a importância dos coordenadores que por se encontrarem com a rédea de grupos de trabalho, se apresentam numa posição privilegiada para agirem como verdadeiros líderes, numa atmosfera de mudança e instabilidade. Tentámos, através do nosso estudo, analisar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade da organização escolar. Deste modo, partimos do pressuposto que é imprescindível o conhecimento das formas (que objectivos, métodos e práticas) como os professores são formados já que isso determina a qualidade e orientação da escola. This work reflects an investigation about the profile of competencies related to leadership and management as well as scientific and pedagogical quality of the coordinator /supervisor of curricular department, those whom we think play a special role in assuming extra responsibilities in what concerns the road to follow by the school itself in pursuing the defined goals. Thus, our point of departure is that school is an organization belonging to a cosmos in a continuous development, and directed to develop the human being who interacts in a dynamic which demands and engages everybody. Through this atmosphere, we emphasise the importance of the coordinators who lead groups work and therefore embrace a privileged position to act as real leaders, in an environment of change and instability. In this study, we have tried to analyse and understand the fundamental features of leadership and supervision which lead to improvement of quality levels of school organization. Therefore, we consider that it is unquestionable the knowledge of the ways teachers are formed (which objectives, methods, and practices) once this decides the quality and the school route. |
id |
RCAP_e7e7b1358468a81070bf16a2724cf463 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/97 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricularFormação de professoresLiderançaSupervisãoCompetênciasCoordenadorTMEEste trabalho reflecte uma investigação sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento, porque são estes profissionais que julgamos ter um papel de impulsores e assumem responsabilidades acrescidas na determinação do trilho a percorrer pela própria escola na prossecução dos objectivos definidos. Assim, partimos do pressuposto de que a escola é uma organização pertencente a um cosmos em contínuo desenvolvimento, direccionada para expandir o ser humano que nela interage e pressupondo uma dinâmica muito própria, que exige a mobilização de todos. Neste ambiente, destacámos a importância dos coordenadores que por se encontrarem com a rédea de grupos de trabalho, se apresentam numa posição privilegiada para agirem como verdadeiros líderes, numa atmosfera de mudança e instabilidade. Tentámos, através do nosso estudo, analisar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade da organização escolar. Deste modo, partimos do pressuposto que é imprescindível o conhecimento das formas (que objectivos, métodos e práticas) como os professores são formados já que isso determina a qualidade e orientação da escola. This work reflects an investigation about the profile of competencies related to leadership and management as well as scientific and pedagogical quality of the coordinator /supervisor of curricular department, those whom we think play a special role in assuming extra responsibilities in what concerns the road to follow by the school itself in pursuing the defined goals. Thus, our point of departure is that school is an organization belonging to a cosmos in a continuous development, and directed to develop the human being who interacts in a dynamic which demands and engages everybody. Through this atmosphere, we emphasise the importance of the coordinators who lead groups work and therefore embrace a privileged position to act as real leaders, in an environment of change and instability. In this study, we have tried to analyse and understand the fundamental features of leadership and supervision which lead to improvement of quality levels of school organization. Therefore, we consider that it is unquestionable the knowledge of the ways teachers are formed (which objectives, methods, and practices) once this decides the quality and the school route.Orientação: Professora Doutora Isabel Pereira Pinto.2013-08-14T17:59:59Z2012-06-05T14:06:00Z2012-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMarques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97http://hdl.handle.net/11328/97Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97http://hdl.handle.net/11328/97porCota: TME 321Marques, Leonor Maria Teixeira Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:11:46Zoai:repositorio.upt.pt:11328/97Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:08.177521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular |
title |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes Formação de professores Liderança Supervisão Competências Coordenador TME |
title_short |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular |
title_full |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular |
title_sort |
Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular |
author |
Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes |
author_facet |
Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Leonor Maria Teixeira Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Liderança Supervisão Competências Coordenador TME |
topic |
Formação de professores Liderança Supervisão Competências Coordenador TME |
description |
Este trabalho reflecte uma investigação sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento, porque são estes profissionais que julgamos ter um papel de impulsores e assumem responsabilidades acrescidas na determinação do trilho a percorrer pela própria escola na prossecução dos objectivos definidos. Assim, partimos do pressuposto de que a escola é uma organização pertencente a um cosmos em contínuo desenvolvimento, direccionada para expandir o ser humano que nela interage e pressupondo uma dinâmica muito própria, que exige a mobilização de todos. Neste ambiente, destacámos a importância dos coordenadores que por se encontrarem com a rédea de grupos de trabalho, se apresentam numa posição privilegiada para agirem como verdadeiros líderes, numa atmosfera de mudança e instabilidade. Tentámos, através do nosso estudo, analisar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade da organização escolar. Deste modo, partimos do pressuposto que é imprescindível o conhecimento das formas (que objectivos, métodos e práticas) como os professores são formados já que isso determina a qualidade e orientação da escola. This work reflects an investigation about the profile of competencies related to leadership and management as well as scientific and pedagogical quality of the coordinator /supervisor of curricular department, those whom we think play a special role in assuming extra responsibilities in what concerns the road to follow by the school itself in pursuing the defined goals. Thus, our point of departure is that school is an organization belonging to a cosmos in a continuous development, and directed to develop the human being who interacts in a dynamic which demands and engages everybody. Through this atmosphere, we emphasise the importance of the coordinators who lead groups work and therefore embrace a privileged position to act as real leaders, in an environment of change and instability. In this study, we have tried to analyse and understand the fundamental features of leadership and supervision which lead to improvement of quality levels of school organization. Therefore, we consider that it is unquestionable the knowledge of the ways teachers are formed (which objectives, methods, and practices) once this decides the quality and the school route. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-05T14:06:00Z 2012-06-05 2013-08-14T17:59:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97 http://hdl.handle.net/11328/97 Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97 http://hdl.handle.net/11328/97 |
identifier_str_mv |
Marques, L. M. T. G. (2008). Supervisão pedagógica: um estudo de caso sobre o perfil de competências referentes à liderança e qualidade científica e pedagógica dos coordenadores de departamento curricular [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/97 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/97 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134974678401024 |