Satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2053 |
Resumo: | Introdução - Para dar resposta a uma população cada vez mais exigente, é fundamental que seja a voz dos utilizadores a ser ouvida e que a qualidade dos cuidados de enfermagem seja avaliada a partir da experiência, opinião e extensão da satisfação dos mesmos. Definimos como objetivos: conhecer o grau de satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem e determinar os seus preditivos. Métodos - Realizou-se um estudo quantitativo, não experimental e transversal, seguindo uma via descritivo-correlacional, numa amostra não probabilística constituída por 70 utentes internados no Serviço de Pneumologia da ULS da Guarda, sendo 61,4% do sexo masculino e com uma média de idades de 66,74 anos. Dados obtidos através de formulário: questões de caraterização Sociodemográfica, Clínica, índice de Graffar, escala de Apgar Familiar e Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (Dias e Rodrigues, 2003). Resultados - 97,1% dos inquiridos apresentam elevados níveis de satisfação. Os aspetos com os quais os utentes se sentem menos satisfeitos prendem-se com competências comunicacionais e relacionais inerentes ao cuidar de enfermagem. Constata-se que os inquiridos sem internamentos anteriores se encontram mais satisfeitos, na dimensão opinião (t=2.314; p= 0.024) e na satisfação total (t=2.169; p=0.034). Os utentes internados pela primeira vez no Serviço de Pneumologia apresentavam maiores níveis de satisfação na dimensão opinião (t=2.332; p=0.023) e satisfação total (t=2.182; p=0.033). Conclusões – Os elevados níveis de satisfação obtidos, não invalidam a existência de aspetos a melhorar, com o intuito de aumentar a qualidade dos cuidados de enfermagem. PALAVRAS CHAVE Satisfação; Clientes; Cuidados de Enfermagem; Qualidade. |
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Satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagemCuidados de enfermagemQualidade de cuidados de saúdeSatisfação do doenteNursing carePatient satisfactionQuality of health careIntrodução - Para dar resposta a uma população cada vez mais exigente, é fundamental que seja a voz dos utilizadores a ser ouvida e que a qualidade dos cuidados de enfermagem seja avaliada a partir da experiência, opinião e extensão da satisfação dos mesmos. Definimos como objetivos: conhecer o grau de satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem e determinar os seus preditivos. Métodos - Realizou-se um estudo quantitativo, não experimental e transversal, seguindo uma via descritivo-correlacional, numa amostra não probabilística constituída por 70 utentes internados no Serviço de Pneumologia da ULS da Guarda, sendo 61,4% do sexo masculino e com uma média de idades de 66,74 anos. Dados obtidos através de formulário: questões de caraterização Sociodemográfica, Clínica, índice de Graffar, escala de Apgar Familiar e Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (Dias e Rodrigues, 2003). Resultados - 97,1% dos inquiridos apresentam elevados níveis de satisfação. Os aspetos com os quais os utentes se sentem menos satisfeitos prendem-se com competências comunicacionais e relacionais inerentes ao cuidar de enfermagem. Constata-se que os inquiridos sem internamentos anteriores se encontram mais satisfeitos, na dimensão opinião (t=2.314; p= 0.024) e na satisfação total (t=2.169; p=0.034). Os utentes internados pela primeira vez no Serviço de Pneumologia apresentavam maiores níveis de satisfação na dimensão opinião (t=2.332; p=0.023) e satisfação total (t=2.182; p=0.033). Conclusões – Os elevados níveis de satisfação obtidos, não invalidam a existência de aspetos a melhorar, com o intuito de aumentar a qualidade dos cuidados de enfermagem. PALAVRAS CHAVE Satisfação; Clientes; Cuidados de Enfermagem; Qualidade.ABSTRACT Introduction – in order to provide an answer to a more demanding population, it is crucial not only to listen to the users, but also to evaluate the quality of the nursing cares through their experience, opinion and satisfaction. We defined as objectives: to know the degree of satisfaction of the patients according to the nursing cares and to determine its predictives. Methods – A quantitative, non experimental and transversal study was carried out, following a descriptive correlacional way, in a non probabilistic sample with 70 patients hospitalized in the Pulmonology Service of the USL of Guarda, in which 61, 4% were males with an average age of 66, 74 years old. Data collected through form: Sociodemographic characterization, Clinic, Graffar index, Apgar Familiar Scale and the Citizen satisfaction according to the nursing cares (Dias e Rodrigues, 2003). Results: 97,1% of the respondents present a high level of satisfaction. The aspects with which they show low level of satisfaction have to do with communicational and relational competences inherent to the nursing cares. It is important to say that the respondents without previous hospitalizations are more satisfied, according to the opinion dimension (t=2.314; p= 0.024) and the total satisfaction (t=2.169; p=0.034). The patients hospitalized for the first time in the Pulmonology Service presented higher levels of satisfaction according to the opinion dimension (t=2.332; p=0.023) and the total satisfaction (t=2.182; p=0.033). Conclusions – Despite the high levels of satisfaction, there are certain aspects that need some improvements, in order to increase the quality of the nursing cares. KEY WORDS: satisfaction; clients; nursing cares; quality.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de ViseuAlbuquerque, Carlos Manuel SousaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDinis, Susana Raquel Bogas2014-04-01T07:26:55Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2053TID:201203782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:21Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:19.068744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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