Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Alves da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Corbo, Dayo de Araújo Silva, Corbo, Priscila de Assunção Barreto, Cardoso, Tatyana Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449
Resumo: O presente artigo explora as possibilidades de atuação do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem fundamentada na teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Descreve iniciativas realizadas na Biblioteca da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, instituição de ensino tradicional do Brasil, voltadas para uma aprendizagem baseada na interação comunicativa entre professores, alunos, bibliotecários e público externo. A Biblioteca de Pós-Graduação do Colégio Pedro II promove atividades extracurriculares com fins de aumentar a participação da comunidade em temas pertinentes ao ensino e a qualidade da produção acadêmica e técnico-científica da Instituição. Conclui que a biblioteca caracteriza-se como uma esfera propícia à interação e comunicação entre os atores da comunidade de usuários e um espaço potencial de produção cultural e de conhecimento. Sendo assim, o bibliotecário deve atuar como um mediador do aprendizado dialógico e discursivo.
id RCAP_e6054827e7aeb579f8a1e2d90e9db383
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecárioBibliotecáriosAtuação dos bibliotecáriosProcesso de aprendizagemAgir comunicativo.O presente artigo explora as possibilidades de atuação do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem fundamentada na teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Descreve iniciativas realizadas na Biblioteca da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, instituição de ensino tradicional do Brasil, voltadas para uma aprendizagem baseada na interação comunicativa entre professores, alunos, bibliotecários e público externo. A Biblioteca de Pós-Graduação do Colégio Pedro II promove atividades extracurriculares com fins de aumentar a participação da comunidade em temas pertinentes ao ensino e a qualidade da produção acadêmica e técnico-científica da Instituição. Conclui que a biblioteca caracteriza-se como uma esfera propícia à interação e comunicação entre os atores da comunidade de usuários e um espaço potencial de produção cultural e de conhecimento. Sendo assim, o bibliotecário deve atuar como um mediador do aprendizado dialógico e discursivo.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449/pdf_64Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Simone Alves daCorbo, Dayo de Araújo SilvaCorbo, Priscila de Assunção BarretoCardoso, Tatyana Marques2023-01-16T13:58:26Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:05.914119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
title Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
spellingShingle Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
Silva, Simone Alves da
Bibliotecários
Atuação dos bibliotecários
Processo de aprendizagem
Agir comunicativo.
title_short Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
title_full Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
title_fullStr Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
title_full_unstemmed Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
title_sort Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
author Silva, Simone Alves da
author_facet Silva, Simone Alves da
Corbo, Dayo de Araújo Silva
Corbo, Priscila de Assunção Barreto
Cardoso, Tatyana Marques
author_role author
author2 Corbo, Dayo de Araújo Silva
Corbo, Priscila de Assunção Barreto
Cardoso, Tatyana Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Alves da
Corbo, Dayo de Araújo Silva
Corbo, Priscila de Assunção Barreto
Cardoso, Tatyana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecários
Atuação dos bibliotecários
Processo de aprendizagem
Agir comunicativo.
topic Bibliotecários
Atuação dos bibliotecários
Processo de aprendizagem
Agir comunicativo.
description O presente artigo explora as possibilidades de atuação do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem fundamentada na teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Descreve iniciativas realizadas na Biblioteca da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, instituição de ensino tradicional do Brasil, voltadas para uma aprendizagem baseada na interação comunicativa entre professores, alunos, bibliotecários e público externo. A Biblioteca de Pós-Graduação do Colégio Pedro II promove atividades extracurriculares com fins de aumentar a participação da comunidade em temas pertinentes ao ensino e a qualidade da produção acadêmica e técnico-científica da Instituição. Conclui que a biblioteca caracteriza-se como uma esfera propícia à interação e comunicação entre os atores da comunidade de usuários e um espaço potencial de produção cultural e de conhecimento. Sendo assim, o bibliotecário deve atuar como um mediador do aprendizado dialógico e discursivo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449/pdf_64
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130855237484544