Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449 |
Resumo: | O presente artigo explora as possibilidades de atuação do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem fundamentada na teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Descreve iniciativas realizadas na Biblioteca da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, instituição de ensino tradicional do Brasil, voltadas para uma aprendizagem baseada na interação comunicativa entre professores, alunos, bibliotecários e público externo. A Biblioteca de Pós-Graduação do Colégio Pedro II promove atividades extracurriculares com fins de aumentar a participação da comunidade em temas pertinentes ao ensino e a qualidade da produção acadêmica e técnico-científica da Instituição. Conclui que a biblioteca caracteriza-se como uma esfera propícia à interação e comunicação entre os atores da comunidade de usuários e um espaço potencial de produção cultural e de conhecimento. Sendo assim, o bibliotecário deve atuar como um mediador do aprendizado dialógico e discursivo. |
id |
RCAP_e6054827e7aeb579f8a1e2d90e9db383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1449 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecárioBibliotecáriosAtuação dos bibliotecáriosProcesso de aprendizagemAgir comunicativo.O presente artigo explora as possibilidades de atuação do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem fundamentada na teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Descreve iniciativas realizadas na Biblioteca da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, instituição de ensino tradicional do Brasil, voltadas para uma aprendizagem baseada na interação comunicativa entre professores, alunos, bibliotecários e público externo. A Biblioteca de Pós-Graduação do Colégio Pedro II promove atividades extracurriculares com fins de aumentar a participação da comunidade em temas pertinentes ao ensino e a qualidade da produção acadêmica e técnico-científica da Instituição. Conclui que a biblioteca caracteriza-se como uma esfera propícia à interação e comunicação entre os atores da comunidade de usuários e um espaço potencial de produção cultural e de conhecimento. Sendo assim, o bibliotecário deve atuar como um mediador do aprendizado dialógico e discursivo.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449/pdf_64Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Simone Alves daCorbo, Dayo de Araújo SilvaCorbo, Priscila de Assunção BarretoCardoso, Tatyana Marques2023-01-16T13:58:26Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:05.914119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário |
title |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário |
spellingShingle |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário Silva, Simone Alves da Bibliotecários Atuação dos bibliotecários Processo de aprendizagem Agir comunicativo. |
title_short |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário |
title_full |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário |
title_fullStr |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário |
title_full_unstemmed |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário |
title_sort |
Agir comunicativo, informação e aprendizagem: novos rumos para a prática do bibliotecário |
author |
Silva, Simone Alves da |
author_facet |
Silva, Simone Alves da Corbo, Dayo de Araújo Silva Corbo, Priscila de Assunção Barreto Cardoso, Tatyana Marques |
author_role |
author |
author2 |
Corbo, Dayo de Araújo Silva Corbo, Priscila de Assunção Barreto Cardoso, Tatyana Marques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Simone Alves da Corbo, Dayo de Araújo Silva Corbo, Priscila de Assunção Barreto Cardoso, Tatyana Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecários Atuação dos bibliotecários Processo de aprendizagem Agir comunicativo. |
topic |
Bibliotecários Atuação dos bibliotecários Processo de aprendizagem Agir comunicativo. |
description |
O presente artigo explora as possibilidades de atuação do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem fundamentada na teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Descreve iniciativas realizadas na Biblioteca da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, instituição de ensino tradicional do Brasil, voltadas para uma aprendizagem baseada na interação comunicativa entre professores, alunos, bibliotecários e público externo. A Biblioteca de Pós-Graduação do Colégio Pedro II promove atividades extracurriculares com fins de aumentar a participação da comunidade em temas pertinentes ao ensino e a qualidade da produção acadêmica e técnico-científica da Instituição. Conclui que a biblioteca caracteriza-se como uma esfera propícia à interação e comunicação entre os atores da comunidade de usuários e um espaço potencial de produção cultural e de conhecimento. Sendo assim, o bibliotecário deve atuar como um mediador do aprendizado dialógico e discursivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1449/pdf_64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130855237484544 |