O Ensino de Medicina de Catástrofe para Estudantes de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, João Miguel Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12845
Resumo: Introdução: Os eventos de catástrofe são sérios problemas de saúde pública que podem resultar em perdas humanas significativas. A medicina de catástrofe apresenta-se como uma resposta ao grande número de vítimas, à pressão do tempo e ao número reduzido de recursos disponíveis, que caracteriza estes fenómenos, de forma a evitar uma sobrecarga dos serviços de saúde. O que exige profissionais experientes e capacitados para atuar de forma eficaz, e por isso, várias instituições têm reforçado o alerta para a inclusão, no currículo das escolas médicas, de programas centrados nesta área. Objetivo: Rever a literatura publicada sobre o ensino de medicina de catástrofe a estudantes de medicina, incluindo os métodos pedagógicos utilizados, análise da eficácia das metodologias de ensino no conhecimento e atitudes dos alunos e da respetiva avaliação dos programas. Métodos: Esta revisão foi realizada com base nas guidelines e recomendações para revisões sistemáticas do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta- Analyses). A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados PubMed de artigos em inglês, português ou espanhol, datados entre janeiro de 2010 e setembro de 2021. Utilizaram-se as seguintes palavras-chave: “disaster medicine” AND “medical students” AND “medical education” AND “medical school”. Foram selecionados artigos que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: avaliar a importância do ensino de medicina de catástrofe a estudantes de medicina e a implementação de métodos pedagógicos. O principal outcome analisado foi o nível de conhecimento. Outros outcomes analisados foram as atitudes e a satisfação com a intervenção. Resultados: De acordo com os artigos revistos são vários os métodos apresentados para prestar a formação em medicina de catástrofe, entre métodos mais passivos, como exposição de aulas teóricas, e métodos mais ativos, como simulações. A evolução do nível de conhecimento e as atitudes dos estudantes relativamente a esta temática é positiva, independentemente do método pedagógico utilizado. No entanto, não está comprovada a retenção das competências adquiridas e não é avaliado o impacto desta formação na gestão e atuação em catástrofes. Conclusão: A medicina de catástrofe é assumida como uma área da medicina essencial para responder a eventos de catástrofe, e tem potencial para se tornar numa matéria constante a ser ensinada nas escolas médicas, sendo que vários métodos pedagógicos são apresentados. Tendo em conta os resultados desta revisão concluímos que os métodos de aprendizagem avaliados aumentam o nível de conhecimento dos estudantes e contribuem para a confiança dos alunos nas suas capacidades práticas. No entanto, são necessários mais estudos e harmonização dos métodos de ensino, com vista à integração desta temática na educação de estudantes de medicina.
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spelling O Ensino de Medicina de Catástrofe para Estudantes de MedicinaEducação MédicaEscolas MédicasEstudantes de MedicinaMedicina de CatástrofeDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: Os eventos de catástrofe são sérios problemas de saúde pública que podem resultar em perdas humanas significativas. A medicina de catástrofe apresenta-se como uma resposta ao grande número de vítimas, à pressão do tempo e ao número reduzido de recursos disponíveis, que caracteriza estes fenómenos, de forma a evitar uma sobrecarga dos serviços de saúde. O que exige profissionais experientes e capacitados para atuar de forma eficaz, e por isso, várias instituições têm reforçado o alerta para a inclusão, no currículo das escolas médicas, de programas centrados nesta área. Objetivo: Rever a literatura publicada sobre o ensino de medicina de catástrofe a estudantes de medicina, incluindo os métodos pedagógicos utilizados, análise da eficácia das metodologias de ensino no conhecimento e atitudes dos alunos e da respetiva avaliação dos programas. Métodos: Esta revisão foi realizada com base nas guidelines e recomendações para revisões sistemáticas do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta- Analyses). A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados PubMed de artigos em inglês, português ou espanhol, datados entre janeiro de 2010 e setembro de 2021. Utilizaram-se as seguintes palavras-chave: “disaster medicine” AND “medical students” AND “medical education” AND “medical school”. Foram selecionados artigos que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: avaliar a importância do ensino de medicina de catástrofe a estudantes de medicina e a implementação de métodos pedagógicos. O principal outcome analisado foi o nível de conhecimento. Outros outcomes analisados foram as atitudes e a satisfação com a intervenção. Resultados: De acordo com os artigos revistos são vários os métodos apresentados para prestar a formação em medicina de catástrofe, entre métodos mais passivos, como exposição de aulas teóricas, e métodos mais ativos, como simulações. A evolução do nível de conhecimento e as atitudes dos estudantes relativamente a esta temática é positiva, independentemente do método pedagógico utilizado. No entanto, não está comprovada a retenção das competências adquiridas e não é avaliado o impacto desta formação na gestão e atuação em catástrofes. Conclusão: A medicina de catástrofe é assumida como uma área da medicina essencial para responder a eventos de catástrofe, e tem potencial para se tornar numa matéria constante a ser ensinada nas escolas médicas, sendo que vários métodos pedagógicos são apresentados. Tendo em conta os resultados desta revisão concluímos que os métodos de aprendizagem avaliados aumentam o nível de conhecimento dos estudantes e contribuem para a confiança dos alunos nas suas capacidades práticas. No entanto, são necessários mais estudos e harmonização dos métodos de ensino, com vista à integração desta temática na educação de estudantes de medicina.Introduction: Disasters are serious public health problems that can result in significant human loss. Disaster medicine is a response to the large number of wounded, the pressure of time and the reduced number of available resources, which caracterizes these phenomena, in order to avoid an overload of health services. This requires experienced and skilled professionals to act effectively, and for this reason, several institutions have reinforced the alert for the inclusion, in the curriculum of medical schools, of programs focused on this area. Objective: Review the published literature on teaching catastrophe medicine to medical students, the pedagogical methods used, analysis of the effectiveness of the teaching methodologies on students’ knowledge and attitudes, and their evaluation of the programs. Methodology: This review was carried out on the basis of guidelines and recommendations for systematic reviews of PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). The bibliographic research was carried out in the Pubmed database of articles in english, portuguese or spanish, dated between January 2010 and September 2021. The following keywords were used: “disaster medicine” AND “medical students” AND “medical education” AND “medical school”. The selected articles studied the importance of teaching disaster medicine or presented methods directed to medical students. The main outcome analyzed was the level of knowledge. Other outcomes were attitudes and satisfaction with the intervention. Results: According to the reviewed articles, there are several methods presented to provide training in disaster medicine, from more passive methods, such as lectures, to more active methods, such as simulations. The evolution of students' level of knowledge and attitudes towards this subject is positive, regardless of the pedagogical method used. However, the retention of the acquired skills is not proven and the impact of this training on the management and performance in disasters is not assessed. Conclusion: Disaster medicine is admitted to be an essential area of medicine for responding to catastrophic events, and it has the potential to become a constant subject to be taught in medical schools, and various pedagogical methods are presented. Given that the results of this review, we conclude that the learning methods evaluated increase students' level of knowledge and contribute to students' confidence in their practical skills. However, further studies and harmonization of teaching methods are needed in order to integrate this topic into the education of medical students.Sá, Juliana Marilia Pereira deNorte, Gustavo PratasuBibliorumReis, João Miguel Costa2023-02-10T16:36:49Z2022-06-142022-05-042022-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12845TID:203182901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:11Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:21.559769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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