Destreza Manual e Destreza Pedal em Crianças com Transtornos do Desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caixeiro, Carla Sofia Menezes dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2418
Resumo: O presente estudo pretendeu avaliar e comparar a destreza manual e a destreza pedal em função do sexo, idade e etiologia, assim como analisar possíveis assimetrias entre os lados dominante e não dominante. Métodos: a amostra foi constituída por 7 elementos do sexo feminino e 9 elementos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, que realizaram dois testes de destreza manual de Minnesota (teste de colocação, cujo objetivo é verificar a rapidez com que o participante consegue colocar os discos nos orifícios do tabuleiro usando apenas uma mão; teste de volta, em que o objetivo é verificar a rapidez com que o participante consegue pegar nos discos com uma mão, virá-los com a outra e voltar a colocá-los nos orifícios do tabuleiro) e um teste de destreza pedal – tapping pedal (que tem o objetivo de registar quantas vezes o participante consegue tocar em ambos os autocolantes durante 10 segundos, primeiro com o pé dominante e depois com o pé não dominante). Resultados: foram observados altos níveis de assimetria na destreza para ambas as mãos e pés, para todas as crianças, e independentemente da sua etiologia. Além disso, fortes e até muito fortes correlações foram obtidas entre o lado dominante e não dominante. Não foram observadas diferenças entre os grupos (sexo, idade e etiologia). Conclusões: os transtornos do desenvolvimento em crianças são um grande problema para a sociedade atual, criando dificuldades extremas aos pais, enquanto cuidadores dos seus filhos. Os resultados do presente estudo, ajudam a caracterizar os níveis de destreza em crianças com etiologia diferente. Assim, podem fornecer insights significativos para desenvolver estratégias de trabalho com o objetivo de aumentar a coordenação motora dessas crianças.
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