Educação e inclusão social: projeto de autonomia, capacitação e empregabilidade de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Anabela da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2564
Resumo: O presente relatório reporta-se ao projeto de estágio desenvolvido no Centro Social de Lourosa, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, com a finalidade de obtenção do grau de Mestre. O projeto foi desenvolvido com os beneficiários de Rendimento Social de Inserção, com os objetivos primordiais de promover o desenvolvimento de competências (pessoais, sociais e profissionais) indutoras de uma mudança de comportamento e de atitudes em prol de uma progressiva autonomização. Em termos metodológicos, recorremos à investigação-ação entendida como um processo reflexivo na ação, com a ação e a partir da ação, facultando ao investigador a possibilidade de ser, ao mesmo tempo, um criador de conhecimento científico e um agente de mudança social. A amostra incidiu em doze utentes (n=12) beneficiários da medida Rendimento Social de Inserção. A observação direta, a análise documental e as conversas informais foram as principais técnicas utilizadas para a recolha de dados para a elaboração deste relatório. Para o tratamento dos dados qualitativos, resultantes da análise documental e dos diários de bordo, recorremos à análise de conteúdo. Os dados dos inquéritos por questionário foram tratados no Excel 2013, tendo por base a estatística descritiva. Durante o estágio, foram dinamizadas atividades de formação para facilitar ao públicoalvo o desenvolvimento de soft skills, atitudes empreendedoras e competências de comunicação e relacionamento interpessoais. Através do desenvolvimento de competências, apoiado em dinâmicas de relacionamento interpessoal, mediação de conflitos, dinâmicas lúdicas, foram trabalhadas com os sujeitos participantes competências pessoais, sociais e profissionais.
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