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Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28895 |
Resumo: | Este projeto foi realizado na especialização de Design de Som e tem como principal foco o campo da composição e performance musical utilizando o computador como ferramenta central em ambos os campos. Para esse efeito o computador assume a função de instrumento, sendo o editor de som e o DAW1 as principais ferramentas de composição e performance com auxílio a técnicas como síntese granular e gravação de campo. O projeto consiste na composição de um álbum, de uma performance ao vivo com elementos de improvisação baseada na composição inicial e com recurso a visuais e ainda a criação de uma editora, juntamente com o meu colega Tiago Tobias, para promover e editar o projeto comercialmente. Neste relatório proponho-me a desconstruir o mais fielmente possível o meu processo de elaboração do trabalho ao discutir técnicas utilizadas na gravação, composição, processamento, mistura e por fim apresentar como fiz a transição entre a composição e a elaboração de uma performance ao vivo. Debruço-me também sobre todo o processo de pré e pós-produção inerentes a um trabalho nesta área e ainda sobre a edição comercial. Em termos estilísticos a peça tem como principal influência a música Ambiente e Minimalista, onde prima a ênfase em elementos como o timbre em vez de ritmo ou melodia. Ao mesmo tempo apresenta influências de outros estilos como complementos estilísticos na composição, sendo o objetivo uma peça que oscile entre a presença e alternância de ritmo. Como forma de integração no tema Anomalias Urbanas, o projeto propõe uma discussão sobre o impacto que o excesso de informação presente na sociedade moderna pode ter sobre o processo criativo. Esta composição apresenta-se então como uma resposta a essa realidade ao aplicar técnicas minimalistas para a eliminação de elementos considerados não necessários na composição e mistura e dessa forma fomentar a capacidade criativa. |
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