Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serôdio, Antónia Lucinda Teles de Matos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10901
Resumo: O acesso generalizado da mulher ao mercado de trabalho remunerado alterou, progressiva e sistematicamente, as relações sociais, de trabalho e familiares. Em consequência dessas alterações emergiram nas últimas décadas uma diversidade de medidas legislativas com especial reforço na proteção à parentalidade. Num contexto social cada vez mais complexo e plural, este trabalho propõe-se caracterizar, numa perspetiva de género e no nosso país, o conhecimento que os progenitores (homens e mulheres a viver em conjugalidade, em situação de duplo emprego e com pelo menos um filho até aos 12 anos de idade) detêm sobre os seus direitos na parentalidade, como os utilizam, bem como as representações sociais e práticas quotidianas envolvidas. Metodologicamente desenvolvemos uma investigação de tipo quantitativo, com recurso à técnica de inquérito por questionário aplicado eletronicamente. Os dados recolhidos foram analisados através de análise uni-variada e multivariada para teste de hipóteses. Este trabalho permitiu-nos concluir que o género e a escolarização dos indivíduos são as variáveis determinantes no acesso ao conhecimento e à utilização dos direitos na parentalidade, e que na partilha das responsabilidades parentais a mudança se vai operando com resistências e progressos, numa coexistência entre novas e velhas práticas conjugais; #### Abstract: Parental rights: literacy, roles and practices - a gender approach. The incease in women’s labour force participation rates has progressively and systematically altered familial, work and social relationships. As a consequence of these changes, in the last few decades a range of legislative measures emerged that especially reinforce parental protection. In an increasingly complex and plural social context, the purpose of this paper is to characterise, through a gender perspective and focused on Portugal, the degree of awareness parents (cohabiting men and women, both employed and with at least one child younger than 12) possess regarding their parental rights, use of these rights as well as the everyday roles and practices involved. From a methodological point of view, ours is a quantitative analysis based on online surveys and through use of both univariate and multivariate hypothesis testing. We conclude that gender and education are the variables with the highest degree of explanatory power in determining awareness and use of parental rights, and that the sharing of parental responsibilities evolves alongside extant barriers as old and new conjugal practices co-exist.
id RCAP_e64268dc4407f0b2f989e44a0e824a43
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de géneroParentalidadeFamíliaGéneroParentingFamilyGender diferencesO acesso generalizado da mulher ao mercado de trabalho remunerado alterou, progressiva e sistematicamente, as relações sociais, de trabalho e familiares. Em consequência dessas alterações emergiram nas últimas décadas uma diversidade de medidas legislativas com especial reforço na proteção à parentalidade. Num contexto social cada vez mais complexo e plural, este trabalho propõe-se caracterizar, numa perspetiva de género e no nosso país, o conhecimento que os progenitores (homens e mulheres a viver em conjugalidade, em situação de duplo emprego e com pelo menos um filho até aos 12 anos de idade) detêm sobre os seus direitos na parentalidade, como os utilizam, bem como as representações sociais e práticas quotidianas envolvidas. Metodologicamente desenvolvemos uma investigação de tipo quantitativo, com recurso à técnica de inquérito por questionário aplicado eletronicamente. Os dados recolhidos foram analisados através de análise uni-variada e multivariada para teste de hipóteses. Este trabalho permitiu-nos concluir que o género e a escolarização dos indivíduos são as variáveis determinantes no acesso ao conhecimento e à utilização dos direitos na parentalidade, e que na partilha das responsabilidades parentais a mudança se vai operando com resistências e progressos, numa coexistência entre novas e velhas práticas conjugais; #### Abstract: Parental rights: literacy, roles and practices - a gender approach. The incease in women’s labour force participation rates has progressively and systematically altered familial, work and social relationships. As a consequence of these changes, in the last few decades a range of legislative measures emerged that especially reinforce parental protection. In an increasingly complex and plural social context, the purpose of this paper is to characterise, through a gender perspective and focused on Portugal, the degree of awareness parents (cohabiting men and women, both employed and with at least one child younger than 12) possess regarding their parental rights, use of these rights as well as the everyday roles and practices involved. From a methodological point of view, ours is a quantitative analysis based on online surveys and through use of both univariate and multivariate hypothesis testing. We conclude that gender and education are the variables with the highest degree of explanatory power in determining awareness and use of parental rights, and that the sharing of parental responsibilities evolves alongside extant barriers as old and new conjugal practices co-exist.Universidade de Évora2014-04-10T15:27:21Z2014-04-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10901http://hdl.handle.net/10174/10901TID:201184745porantonia.serodio@gmail.com687Serôdio, Antónia Lucinda Teles de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:46.104577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género
title Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género
spellingShingle Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género
Serôdio, Antónia Lucinda Teles de Matos
Parentalidade
Família
Género
Parenting
Family
Gender diferences
title_short Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género
title_full Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género
title_fullStr Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género
title_full_unstemmed Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género
title_sort Direitos na parentabilidade: literacia, representações e práticas, numa perspetiva de género
author Serôdio, Antónia Lucinda Teles de Matos
author_facet Serôdio, Antónia Lucinda Teles de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serôdio, Antónia Lucinda Teles de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade
Família
Género
Parenting
Family
Gender diferences
topic Parentalidade
Família
Género
Parenting
Family
Gender diferences
description O acesso generalizado da mulher ao mercado de trabalho remunerado alterou, progressiva e sistematicamente, as relações sociais, de trabalho e familiares. Em consequência dessas alterações emergiram nas últimas décadas uma diversidade de medidas legislativas com especial reforço na proteção à parentalidade. Num contexto social cada vez mais complexo e plural, este trabalho propõe-se caracterizar, numa perspetiva de género e no nosso país, o conhecimento que os progenitores (homens e mulheres a viver em conjugalidade, em situação de duplo emprego e com pelo menos um filho até aos 12 anos de idade) detêm sobre os seus direitos na parentalidade, como os utilizam, bem como as representações sociais e práticas quotidianas envolvidas. Metodologicamente desenvolvemos uma investigação de tipo quantitativo, com recurso à técnica de inquérito por questionário aplicado eletronicamente. Os dados recolhidos foram analisados através de análise uni-variada e multivariada para teste de hipóteses. Este trabalho permitiu-nos concluir que o género e a escolarização dos indivíduos são as variáveis determinantes no acesso ao conhecimento e à utilização dos direitos na parentalidade, e que na partilha das responsabilidades parentais a mudança se vai operando com resistências e progressos, numa coexistência entre novas e velhas práticas conjugais; #### Abstract: Parental rights: literacy, roles and practices - a gender approach. The incease in women’s labour force participation rates has progressively and systematically altered familial, work and social relationships. As a consequence of these changes, in the last few decades a range of legislative measures emerged that especially reinforce parental protection. In an increasingly complex and plural social context, the purpose of this paper is to characterise, through a gender perspective and focused on Portugal, the degree of awareness parents (cohabiting men and women, both employed and with at least one child younger than 12) possess regarding their parental rights, use of these rights as well as the everyday roles and practices involved. From a methodological point of view, ours is a quantitative analysis based on online surveys and through use of both univariate and multivariate hypothesis testing. We conclude that gender and education are the variables with the highest degree of explanatory power in determining awareness and use of parental rights, and that the sharing of parental responsibilities evolves alongside extant barriers as old and new conjugal practices co-exist.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-04-10T15:27:21Z
2014-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10901
http://hdl.handle.net/10174/10901
TID:201184745
url http://hdl.handle.net/10174/10901
identifier_str_mv TID:201184745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv antonia.serodio@gmail.com
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136532646330368