Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, António José da Costa Correia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14371
Resumo: Este estudo que apresentamos pretende dar um contributo para uma melhor compreensão do insucesso e abandono escolar. Compreender de que forma os cursos C.E.F., contribuíram para a conclusão da escolaridade obrigatória dos jovens, os resultados na sua vida profissional e social, bem como o impacto que estes cursos os têm na vida das escolas. Para a concretização desde estudo optamos pelo estudo de caso num agrupamento de escolas da rede pública. Neste estudo participaram alunos, docentes, diretores de turma e diretora do agrupamento no ano de 2012/2013. Deste documento resultaram algumas conclusões que devido à natureza do estudo de caso não permite fazer generalizações. Consideramos que o documento poderá servir de base a futuras reflexões a todos os que se preocupam com esta temática do insucesso e abandono escolar, das alternativas e do funcionamento dos cursos de educação e formação.
id RCAP_e647e503e1042d91c48a24323ec9755e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?Administração do ensinoPolítica educativaAbandono escolarInsucesso escolarEscolaridade obrigatóriaCursos de formaçãoEste estudo que apresentamos pretende dar um contributo para uma melhor compreensão do insucesso e abandono escolar. Compreender de que forma os cursos C.E.F., contribuíram para a conclusão da escolaridade obrigatória dos jovens, os resultados na sua vida profissional e social, bem como o impacto que estes cursos os têm na vida das escolas. Para a concretização desde estudo optamos pelo estudo de caso num agrupamento de escolas da rede pública. Neste estudo participaram alunos, docentes, diretores de turma e diretora do agrupamento no ano de 2012/2013. Deste documento resultaram algumas conclusões que devido à natureza do estudo de caso não permite fazer generalizações. Consideramos que o documento poderá servir de base a futuras reflexões a todos os que se preocupam com esta temática do insucesso e abandono escolar, das alternativas e do funcionamento dos cursos de educação e formação.The present study aims to contribute for a better understanding of failure and dropout from school. Understanding how the C.E.F. courses , contributed to the completion of compulsory education of young people , results in their professional and social life , as well as on the impact that these courses have on life at schools To achieve these results, we chose the case study of a group of public schools. This study involved students, teachers, directors and a class director group in the year of 2012/2013. Thanks to this document, some conclusions resulted due to the nature of the case study doesn´t allow generalizations. We consider that the document could be the basis for further reflections to those who care about this issue of failure and school dropout, and process of alternatives to education courses and training.Universidade de Aveiro2015-07-09T09:12:13Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14371TID:201566915porLima, António José da Costa Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:16Zoai:ria.ua.pt:10773/14371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:57.605719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
title Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
spellingShingle Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
Lima, António José da Costa Correia
Administração do ensino
Política educativa
Abandono escolar
Insucesso escolar
Escolaridade obrigatória
Cursos de formação
title_short Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
title_full Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
title_fullStr Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
title_full_unstemmed Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
title_sort Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
author Lima, António José da Costa Correia
author_facet Lima, António José da Costa Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, António José da Costa Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Administração do ensino
Política educativa
Abandono escolar
Insucesso escolar
Escolaridade obrigatória
Cursos de formação
topic Administração do ensino
Política educativa
Abandono escolar
Insucesso escolar
Escolaridade obrigatória
Cursos de formação
description Este estudo que apresentamos pretende dar um contributo para uma melhor compreensão do insucesso e abandono escolar. Compreender de que forma os cursos C.E.F., contribuíram para a conclusão da escolaridade obrigatória dos jovens, os resultados na sua vida profissional e social, bem como o impacto que estes cursos os têm na vida das escolas. Para a concretização desde estudo optamos pelo estudo de caso num agrupamento de escolas da rede pública. Neste estudo participaram alunos, docentes, diretores de turma e diretora do agrupamento no ano de 2012/2013. Deste documento resultaram algumas conclusões que devido à natureza do estudo de caso não permite fazer generalizações. Consideramos que o documento poderá servir de base a futuras reflexões a todos os que se preocupam com esta temática do insucesso e abandono escolar, das alternativas e do funcionamento dos cursos de educação e formação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-07-09T09:12:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14371
TID:201566915
url http://hdl.handle.net/10773/14371
identifier_str_mv TID:201566915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137550186577920