Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14371 |
Resumo: | Este estudo que apresentamos pretende dar um contributo para uma melhor compreensão do insucesso e abandono escolar. Compreender de que forma os cursos C.E.F., contribuíram para a conclusão da escolaridade obrigatória dos jovens, os resultados na sua vida profissional e social, bem como o impacto que estes cursos os têm na vida das escolas. Para a concretização desde estudo optamos pelo estudo de caso num agrupamento de escolas da rede pública. Neste estudo participaram alunos, docentes, diretores de turma e diretora do agrupamento no ano de 2012/2013. Deste documento resultaram algumas conclusões que devido à natureza do estudo de caso não permite fazer generalizações. Consideramos que o documento poderá servir de base a futuras reflexões a todos os que se preocupam com esta temática do insucesso e abandono escolar, das alternativas e do funcionamento dos cursos de educação e formação. |
id |
RCAP_e647e503e1042d91c48a24323ec9755e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14371 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola?Administração do ensinoPolítica educativaAbandono escolarInsucesso escolarEscolaridade obrigatóriaCursos de formaçãoEste estudo que apresentamos pretende dar um contributo para uma melhor compreensão do insucesso e abandono escolar. Compreender de que forma os cursos C.E.F., contribuíram para a conclusão da escolaridade obrigatória dos jovens, os resultados na sua vida profissional e social, bem como o impacto que estes cursos os têm na vida das escolas. Para a concretização desde estudo optamos pelo estudo de caso num agrupamento de escolas da rede pública. Neste estudo participaram alunos, docentes, diretores de turma e diretora do agrupamento no ano de 2012/2013. Deste documento resultaram algumas conclusões que devido à natureza do estudo de caso não permite fazer generalizações. Consideramos que o documento poderá servir de base a futuras reflexões a todos os que se preocupam com esta temática do insucesso e abandono escolar, das alternativas e do funcionamento dos cursos de educação e formação.The present study aims to contribute for a better understanding of failure and dropout from school. Understanding how the C.E.F. courses , contributed to the completion of compulsory education of young people , results in their professional and social life , as well as on the impact that these courses have on life at schools To achieve these results, we chose the case study of a group of public schools. This study involved students, teachers, directors and a class director group in the year of 2012/2013. Thanks to this document, some conclusions resulted due to the nature of the case study doesn´t allow generalizations. We consider that the document could be the basis for further reflections to those who care about this issue of failure and school dropout, and process of alternatives to education courses and training.Universidade de Aveiro2015-07-09T09:12:13Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14371TID:201566915porLima, António José da Costa Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:16Zoai:ria.ua.pt:10773/14371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:57.605719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola? |
title |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola? |
spellingShingle |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola? Lima, António José da Costa Correia Administração do ensino Política educativa Abandono escolar Insucesso escolar Escolaridade obrigatória Cursos de formação |
title_short |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola? |
title_full |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola? |
title_fullStr |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola? |
title_full_unstemmed |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola? |
title_sort |
Curso de educação e formação que alternativa para os alunos e para a escola? |
author |
Lima, António José da Costa Correia |
author_facet |
Lima, António José da Costa Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, António José da Costa Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração do ensino Política educativa Abandono escolar Insucesso escolar Escolaridade obrigatória Cursos de formação |
topic |
Administração do ensino Política educativa Abandono escolar Insucesso escolar Escolaridade obrigatória Cursos de formação |
description |
Este estudo que apresentamos pretende dar um contributo para uma melhor compreensão do insucesso e abandono escolar. Compreender de que forma os cursos C.E.F., contribuíram para a conclusão da escolaridade obrigatória dos jovens, os resultados na sua vida profissional e social, bem como o impacto que estes cursos os têm na vida das escolas. Para a concretização desde estudo optamos pelo estudo de caso num agrupamento de escolas da rede pública. Neste estudo participaram alunos, docentes, diretores de turma e diretora do agrupamento no ano de 2012/2013. Deste documento resultaram algumas conclusões que devido à natureza do estudo de caso não permite fazer generalizações. Consideramos que o documento poderá servir de base a futuras reflexões a todos os que se preocupam com esta temática do insucesso e abandono escolar, das alternativas e do funcionamento dos cursos de educação e formação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-07-09T09:12:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14371 TID:201566915 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14371 |
identifier_str_mv |
TID:201566915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137550186577920 |