Quebrando a neutralidade política: o compromisso crítico entre a educação e a democracia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skovsmose, Ole
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Valero, Paola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22748
Resumo:  A relação entre a educação matemática e a democracia pode ter pelo menos três interpretações diferentes. A tese da ressonância intrínseca defende a ideia de que a natureza da matemática e da educação matemática é coerente com os objectivos democráticos, uma vez que ambos estão ligados ao desenvolvimento tecnológico, científico e social. Ao inverso, a tese da dissonância sustenta a ideia de que a matemática e a educação matemática têm uma função negativa na sociedade. O seu poder excedeu a capacidade humana de controlo das suas próprias invenções. Em alternativa, a tese da relação crítica advoga a compreensão dialéctica da relação entre a matemática, a educação matemática e a democracia no contexto social, cultural, económico e político em que tem lugar. A adopção desta tese da relação crítica é a base para a sugestão de uma agenda de investigação alternativa que traz para o centro a preocupação com a democracia na educação matemática.
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