Metodologia para o mapeamento de fenómenos de biodeterioração por manchas negras na pintura mural do séculos XV e XVI com o apoio de processos fotogramétricos e sistemas de registo vetorial : o caso de estudo da Igreja Paroquial de Santa Marinha, Vila Marim (Vila Real)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Paulo Sandes Dias dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34513
Resumo: Esta dissertação está focada no levantamento arquitetónico conjugado com a fotogrametria, esperando-se que a conjugação destas metodologias se torne mais eficaz para o levantamento e documentação do edifício, o que possibilitará aumentar a quantidade de informações detalhadas para o estudo do fenómeno de alteração com provável origem biológica, denominado por manchas negras, que ocorre em algumas igrejas dos séculos XV e XVI do norte de Portugal. A sua aplicação está focada a um caso de estudo, em particular, da igreja de Santa Marinha, Paroquial de Vila Marim, em Vila Real. A fotogrametria e o levantamento arquitetónico por si não são novidade. Contudo, a sua conjugação para dar suporte a uma leitura integrada do problema das manchas negras, pretende ser um contributo no sentido de possibilitar a ampliação da abordagem ao problema da biodeterioração da pintura mural por manchas negras e a necessidade da sua compreensão através da integração de variáveis como a morfologia do edifício, sua tipologia construtiva, os materiais empregues na sua construção, a ação de agentes meteorológicos, a localização das pinturas no edifício e as manchas negras nas pinturas, e a possibilidade de estabelecer ou não uma corelação entre as mesmas. Através deste estudo almeja-se compreender melhor o processo de formação das manchas negras e possivelmente sustentar as variáveis plausíveis da origem deste problema, considerando as técnicas e materiais utilizados durante sua construção e/ou reformas posteriores, que possam ter sido a causa ou a agravante ao normal funcionamento do esquema construtivo. De igual modo, visa-se ainda fornecer uma ferramenta que possa vir a ser usada na gestão de conservação para este fenómeno. Nesta dissertação apresenta-se o levantamento arquitetónico com o mapeamento das anomalias, trabalhando-o por fotogrametria e registo vetorial no edifício da Igreja de Santa Marinha da freguesia de Vila Marim em Vila Real. A base teórico-metodológica para realização desta dissertação consiste na compilação de diversos trabalhos como a consulta de um artigo relativo à História da Construção e os Construtores do Mosteiro de Alcobaça e, em particular, no trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado de Alexandra Marco, dedicados ao tema da biodeterioração em pintura mural a Norte de Portugal. Através do levantamento arquitetónico do interior e exterior, atualizaram-se os dados acerca do estado de conservação do edifício, criaram-se diversos mapas de danos observáveis no edifício e nas pinturas murais, para então caracterizar o estado de conservação geral do imóvel, e compreender quais as necessidades emergentes da conservação dos espaços.
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spelling Metodologia para o mapeamento de fenómenos de biodeterioração por manchas negras na pintura mural do séculos XV e XVI com o apoio de processos fotogramétricos e sistemas de registo vetorial : o caso de estudo da Igreja Paroquial de Santa Marinha, Vila Marim (Vila Real)FotogrametriaLevantamento arquitetónicoRegisto vetorialPintura muralBiodeterioraçãoManchas negrasPhotogrammetryArchitectural surveyingVector recordMural paintingBlack stainsBiodeteriorationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação está focada no levantamento arquitetónico conjugado com a fotogrametria, esperando-se que a conjugação destas metodologias se torne mais eficaz para o levantamento e documentação do edifício, o que possibilitará aumentar a quantidade de informações detalhadas para o estudo do fenómeno de alteração com provável origem biológica, denominado por manchas negras, que ocorre em algumas igrejas dos séculos XV e XVI do norte de Portugal. A sua aplicação está focada a um caso de estudo, em particular, da igreja de Santa Marinha, Paroquial de Vila Marim, em Vila Real. A fotogrametria e o levantamento arquitetónico por si não são novidade. Contudo, a sua conjugação para dar suporte a uma leitura integrada do problema das manchas negras, pretende ser um contributo no sentido de possibilitar a ampliação da abordagem ao problema da biodeterioração da pintura mural por manchas negras e a necessidade da sua compreensão através da integração de variáveis como a morfologia do edifício, sua tipologia construtiva, os materiais empregues na sua construção, a ação de agentes meteorológicos, a localização das pinturas no edifício e as manchas negras nas pinturas, e a possibilidade de estabelecer ou não uma corelação entre as mesmas. Através deste estudo almeja-se compreender melhor o processo de formação das manchas negras e possivelmente sustentar as variáveis plausíveis da origem deste problema, considerando as técnicas e materiais utilizados durante sua construção e/ou reformas posteriores, que possam ter sido a causa ou a agravante ao normal funcionamento do esquema construtivo. De igual modo, visa-se ainda fornecer uma ferramenta que possa vir a ser usada na gestão de conservação para este fenómeno. Nesta dissertação apresenta-se o levantamento arquitetónico com o mapeamento das anomalias, trabalhando-o por fotogrametria e registo vetorial no edifício da Igreja de Santa Marinha da freguesia de Vila Marim em Vila Real. A base teórico-metodológica para realização desta dissertação consiste na compilação de diversos trabalhos como a consulta de um artigo relativo à História da Construção e os Construtores do Mosteiro de Alcobaça e, em particular, no trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado de Alexandra Marco, dedicados ao tema da biodeterioração em pintura mural a Norte de Portugal. Através do levantamento arquitetónico do interior e exterior, atualizaram-se os dados acerca do estado de conservação do edifício, criaram-se diversos mapas de danos observáveis no edifício e nas pinturas murais, para então caracterizar o estado de conservação geral do imóvel, e compreender quais as necessidades emergentes da conservação dos espaços.This dissertation focuses on the architectural surveying combined with photogrammetry of the Vila Marim parish church, located in Vila Real district, in the Northern part of Portugal, whose mural paintings dating from the 15th 16th present an alteration process of black stains, of possible biological origin. This study aims to obtain a more effective tool towards the understanding of the black stains phenomena, which occurs in other mural paintings of the region. The technique of photogrammetry and the architectural survey aren’t new applied to cultural heritage study. Although, combined intend to support an integrated reading of the black stains problem and being a contribution, to a new approach to the comprehension of the biodeterioration on mural painting by black stains through the integration of multiple variables. Thus, we aim to gather different issues that can be or cannot be related with the black stains occurrence, such as materials used in the building construction, building typology, the action of the atmospheric agents, previous reforms and restorations that could have been contributed to change the hygrothermal inertia of the building. Besides we hope to obtain a conservation management tool to the future. This dissertation presents an initial part of architectural survey and the anomaly mappings, using photogrammetry and vectorial register of the church of Santa Marinha located in Vila Marim, in Vila Real district. The theoretical and methodological basis used in this dissertation consists of the compilation of several previous studies such as an article on the history of Building and Builders of the Alcobaça Monastery (Melo&Ribeiro: 2011) and the data gathered in Alexandra Marco's masters dissertation (2016), dedicated to the theme of biodeterioration in mural painting in northern Portugal. Through the architectural survey of the interior and exterior of the building, the state of conservation data was updated, and several maps of the damages were created both for the building and for the murals, to help with the characterization of the state of conservation and to use as a tool to plan the emerging needs for local conservation.Henriques, Frederico José RodriguesCosta, Patrícia Raquel Fernandes de Melo Moreira daVieira, Eduarda Maria Martins Moreira da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, João Paulo Sandes Dias dos2021-08-10T16:53:13Z2021-04-292021-022021-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34513TID:202731839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:58.314794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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