O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Beatriz Serrano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15711
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e661012bbe74d4be5266b05679c55e16
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º anoEducação financeiraResolução de problemasTrabalho de projetoFinancial educationProblem solvingProject workRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este emerge perante duas intervenções pedagógicas realizadas em turmas distintas, nomeadamente, uma turma de 4.º ano do 1.º CEB e duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. A investigação que se apresenta subordinada ao tema “O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano” teve como objetivo estudar a relação entre a aprendizagem matemática e a educação financeira dos alunos. Em conformidade, o estudo procurara responder às seguintes questões: i) Quais os contributos do trabalho de projeto em matemática para a educação financeira?, ii) Como podem os contextos associados à educação financeira contribuir para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas?. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a análise documental, nomeadamente, as produções dos alunos. Como instrumentos de recolha utilizei o diário de bordo e as gravações de áudio. Após uma diagnose, foram selecionados três alunos com características e desempenhos distintos e com uma boa capacidade de comunicação para a recolha e análise de dados. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que os contextos associados à educação financeira, são benéficos para a resolução de problemas a nível da interpretação e do sentido crítico, bem como a metodologia de trabalho de projeto constitui um contributo para a educação financeira a nível do planeamento e gestão financeira.ABSTRACT The present report was developed within the scope of the practice of supervised teaching II curricular unit of the 1st cycle of basic education (CBE) and 2nd CBE mathematics and science. The present report emerges before two pedagogical interventions conducted on different classes, namely one class from the 4th grade of the 1st CBE and two classes from the 5th grade of the 2nd CBE. The investigation that is subordinated to the theme “The contribution of financial education to learning mathematics in the 4th grade” has had as an objective to study the relationship between learning mathematic and the student’s financial education. In accordance, the study seeks to answer the following questions: i) What are the contributions of the work regarding the mathematic project regarding financial education? ii) How can the contexts associated with financial education contribute to the development of the student’s problem solving ability. The methodology used was of a qualitative nature, using direct and participant observation and document analysis namely student productions, as data collection techniques. As collection instruments I used the logbook and the audio recordings. After a diagnosis, three students with different characteristics and performance but all with good communication skills were selected for data collection and analysis. According with the results obtained, it is concluded that the contexts associated with financial education are beneficial for problem solving at the level of interpretation and critical sense, as well with group project work methodology constitutes a contribution for financial education at the level of planning and financial management.Brunheira, LinaRCIPLLopes, Beatriz Serrano2023-02-27T11:50:28Z2022-12-192022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15711TID:203194845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:33ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano
title O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano
spellingShingle O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano
Lopes, Beatriz Serrano
Educação financeira
Resolução de problemas
Trabalho de projeto
Financial education
Problem solving
Project work
title_short O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano
title_full O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano
title_fullStr O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano
title_full_unstemmed O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano
title_sort O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano
author Lopes, Beatriz Serrano
author_facet Lopes, Beatriz Serrano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunheira, Lina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Beatriz Serrano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Resolução de problemas
Trabalho de projeto
Financial education
Problem solving
Project work
topic Educação financeira
Resolução de problemas
Trabalho de projeto
Financial education
Problem solving
Project work
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2022-12-19T00:00:00Z
2023-02-27T11:50:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15711
TID:203194845
url http://hdl.handle.net/10400.21/15711
identifier_str_mv TID:203194845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304552624619520