O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13144 |
Resumo: | A educação apresenta-se como uma área fulcral no desenvolvimento de uma sociedade. A sua ação inicia-se desde o primeiro dia de vida do indivíduo, transformando-o ao longo da vida. Torna-se assim clara a importância da educação básica, uma vez que desenvolve competências cruciais na criança, constituindo-se um conjunto alicerces fundamentais para o seu futuro. A educação básica, no que concerne ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, deverá assentar em pedagogias participativas, proporcionando à criança a construção do seu conhecimento, através de experiências de aprendizagem ativa. A partir deste processo de aprendizagem, o educador/professor deverá apoiar a construção de saber e não apenas dirigir as mesmas, admitindo assim alguns princípios do construtivismo. Sendo a teoria construtivista uma das conceções mais viáveis e aceites no campo da educação, é ela que inspira e norteia as “orientações educativas nos vários níveis de ensino.” (Bidarra e Festas, 2005, p.178). Com efeito, deverá existir assim uma preocupação acrescida em formar profissionais competentes neste âmbito. O presente Relatório Final intitulado “O conhecimento como retorno da ação: Experiências e reflexões no âmbito da Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB” foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e reporta-se a um conjunto de experiências desenvolvidas no Pré-escolar e 1.º CEB, as quais foram exploradas e analisadas em função da prática pedagógica distinta dos dois contextos, procurando, ao mesmo tempo, apresentar as reflexões e as sugestões de um futuro profissional de educação básica. |
id |
RCAP_e668001df815b7e7b1ce271336a80e2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13144 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloA educação apresenta-se como uma área fulcral no desenvolvimento de uma sociedade. A sua ação inicia-se desde o primeiro dia de vida do indivíduo, transformando-o ao longo da vida. Torna-se assim clara a importância da educação básica, uma vez que desenvolve competências cruciais na criança, constituindo-se um conjunto alicerces fundamentais para o seu futuro. A educação básica, no que concerne ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, deverá assentar em pedagogias participativas, proporcionando à criança a construção do seu conhecimento, através de experiências de aprendizagem ativa. A partir deste processo de aprendizagem, o educador/professor deverá apoiar a construção de saber e não apenas dirigir as mesmas, admitindo assim alguns princípios do construtivismo. Sendo a teoria construtivista uma das conceções mais viáveis e aceites no campo da educação, é ela que inspira e norteia as “orientações educativas nos vários níveis de ensino.” (Bidarra e Festas, 2005, p.178). Com efeito, deverá existir assim uma preocupação acrescida em formar profissionais competentes neste âmbito. O presente Relatório Final intitulado “O conhecimento como retorno da ação: Experiências e reflexões no âmbito da Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB” foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e reporta-se a um conjunto de experiências desenvolvidas no Pré-escolar e 1.º CEB, as quais foram exploradas e analisadas em função da prática pedagógica distinta dos dois contextos, procurando, ao mesmo tempo, apresentar as reflexões e as sugestões de um futuro profissional de educação básica.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumRodrigues, Marisa Andreia dos Santos2016-04-13T14:42:46Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13144201335034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.677938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final |
title |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final |
spellingShingle |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final Rodrigues, Marisa Andreia dos Santos Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final |
title_full |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final |
title_fullStr |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final |
title_full_unstemmed |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final |
title_sort |
O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final |
author |
Rodrigues, Marisa Andreia dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Marisa Andreia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marisa Andreia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
A educação apresenta-se como uma área fulcral no desenvolvimento de uma sociedade. A sua ação inicia-se desde o primeiro dia de vida do indivíduo, transformando-o ao longo da vida. Torna-se assim clara a importância da educação básica, uma vez que desenvolve competências cruciais na criança, constituindo-se um conjunto alicerces fundamentais para o seu futuro. A educação básica, no que concerne ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, deverá assentar em pedagogias participativas, proporcionando à criança a construção do seu conhecimento, através de experiências de aprendizagem ativa. A partir deste processo de aprendizagem, o educador/professor deverá apoiar a construção de saber e não apenas dirigir as mesmas, admitindo assim alguns princípios do construtivismo. Sendo a teoria construtivista uma das conceções mais viáveis e aceites no campo da educação, é ela que inspira e norteia as “orientações educativas nos vários níveis de ensino.” (Bidarra e Festas, 2005, p.178). Com efeito, deverá existir assim uma preocupação acrescida em formar profissionais competentes neste âmbito. O presente Relatório Final intitulado “O conhecimento como retorno da ação: Experiências e reflexões no âmbito da Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB” foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e reporta-se a um conjunto de experiências desenvolvidas no Pré-escolar e 1.º CEB, as quais foram exploradas e analisadas em função da prática pedagógica distinta dos dois contextos, procurando, ao mesmo tempo, apresentar as reflexões e as sugestões de um futuro profissional de educação básica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-13T14:42:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13144 201335034 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13144 |
identifier_str_mv |
201335034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015082741760 |