O conhecimento como retorno da ação: reflexões no âmbito da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marisa Andreia dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13144
Resumo: A educação apresenta-se como uma área fulcral no desenvolvimento de uma sociedade. A sua ação inicia-se desde o primeiro dia de vida do indivíduo, transformando-o ao longo da vida. Torna-se assim clara a importância da educação básica, uma vez que desenvolve competências cruciais na criança, constituindo-se um conjunto alicerces fundamentais para o seu futuro. A educação básica, no que concerne ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, deverá assentar em pedagogias participativas, proporcionando à criança a construção do seu conhecimento, através de experiências de aprendizagem ativa. A partir deste processo de aprendizagem, o educador/professor deverá apoiar a construção de saber e não apenas dirigir as mesmas, admitindo assim alguns princípios do construtivismo. Sendo a teoria construtivista uma das conceções mais viáveis e aceites no campo da educação, é ela que inspira e norteia as “orientações educativas nos vários níveis de ensino.” (Bidarra e Festas, 2005, p.178). Com efeito, deverá existir assim uma preocupação acrescida em formar profissionais competentes neste âmbito. O presente Relatório Final intitulado “O conhecimento como retorno da ação: Experiências e reflexões no âmbito da Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB” foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e reporta-se a um conjunto de experiências desenvolvidas no Pré-escolar e 1.º CEB, as quais foram exploradas e analisadas em função da prática pedagógica distinta dos dois contextos, procurando, ao mesmo tempo, apresentar as reflexões e as sugestões de um futuro profissional de educação básica.
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