Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Diana Raquel Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13260
Resumo: Este relatório final engloba a descrição, reflexão e conclusões acerca das experiências de estágio em EPE e em 1.º CEB, assim como de todo o percurso formativo que me trouxe até aqui. As experiências-chave que selecionei estão relacionadas com o estudo investigativo com recurso à Abordagem de Mosaico realizado em EPE, a importância da parceria escola-família e o trabalho de projeto também em EPE, as Unidades de Ensino Estruturado com recurso à metodologia TEACHH e a importância da arte no ensino, ambas relacionadas com o estágio em 1.º CEB, e, por último, uma reflexão acerca da articulação curricular entre EPE e 1.º CEB. A ideia que une todos os pontos deste relatório é um olhar global sobre estes dois níveis de ensino. Ao longo do texto vai sendo referida a importância de ter sempre presente o passado e futuro próximos das crianças, olhando o percurso escolar como uma trajetória contínua e não como um salto entre níveis. O outro eixo condutor deste texto refere-se à pertinência e relevância da reflexão na e sobre a prática docente. É importante refletir para adaptar, aperfeiçoar e evoluir.
id RCAP_0fbe64745eb1ad9695c294470c7864a7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.Educação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaEste relatório final engloba a descrição, reflexão e conclusões acerca das experiências de estágio em EPE e em 1.º CEB, assim como de todo o percurso formativo que me trouxe até aqui. As experiências-chave que selecionei estão relacionadas com o estudo investigativo com recurso à Abordagem de Mosaico realizado em EPE, a importância da parceria escola-família e o trabalho de projeto também em EPE, as Unidades de Ensino Estruturado com recurso à metodologia TEACHH e a importância da arte no ensino, ambas relacionadas com o estágio em 1.º CEB, e, por último, uma reflexão acerca da articulação curricular entre EPE e 1.º CEB. A ideia que une todos os pontos deste relatório é um olhar global sobre estes dois níveis de ensino. Ao longo do texto vai sendo referida a importância de ter sempre presente o passado e futuro próximos das crianças, olhando o percurso escolar como uma trajetória contínua e não como um salto entre níveis. O outro eixo condutor deste texto refere-se à pertinência e relevância da reflexão na e sobre a prática docente. É importante refletir para adaptar, aperfeiçoar e evoluir.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumFernandes, Diana Raquel Gonçalves2016-04-22T12:35:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13260201334038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:02.777359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
title Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
spellingShingle Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
Fernandes, Diana Raquel Gonçalves
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
title_full Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
title_fullStr Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
title_full_unstemmed Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
title_sort Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
author Fernandes, Diana Raquel Gonçalves
author_facet Fernandes, Diana Raquel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Diana Raquel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description Este relatório final engloba a descrição, reflexão e conclusões acerca das experiências de estágio em EPE e em 1.º CEB, assim como de todo o percurso formativo que me trouxe até aqui. As experiências-chave que selecionei estão relacionadas com o estudo investigativo com recurso à Abordagem de Mosaico realizado em EPE, a importância da parceria escola-família e o trabalho de projeto também em EPE, as Unidades de Ensino Estruturado com recurso à metodologia TEACHH e a importância da arte no ensino, ambas relacionadas com o estágio em 1.º CEB, e, por último, uma reflexão acerca da articulação curricular entre EPE e 1.º CEB. A ideia que une todos os pontos deste relatório é um olhar global sobre estes dois níveis de ensino. Ao longo do texto vai sendo referida a importância de ter sempre presente o passado e futuro próximos das crianças, olhando o percurso escolar como uma trajetória contínua e não como um salto entre níveis. O outro eixo condutor deste texto refere-se à pertinência e relevância da reflexão na e sobre a prática docente. É importante refletir para adaptar, aperfeiçoar e evoluir.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-22T12:35:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13260
201334038
url http://hdl.handle.net/10400.26/13260
identifier_str_mv 201334038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015713984512