Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13260 |
Resumo: | Este relatório final engloba a descrição, reflexão e conclusões acerca das experiências de estágio em EPE e em 1.º CEB, assim como de todo o percurso formativo que me trouxe até aqui. As experiências-chave que selecionei estão relacionadas com o estudo investigativo com recurso à Abordagem de Mosaico realizado em EPE, a importância da parceria escola-família e o trabalho de projeto também em EPE, as Unidades de Ensino Estruturado com recurso à metodologia TEACHH e a importância da arte no ensino, ambas relacionadas com o estágio em 1.º CEB, e, por último, uma reflexão acerca da articulação curricular entre EPE e 1.º CEB. A ideia que une todos os pontos deste relatório é um olhar global sobre estes dois níveis de ensino. Ao longo do texto vai sendo referida a importância de ter sempre presente o passado e futuro próximos das crianças, olhando o percurso escolar como uma trajetória contínua e não como um salto entre níveis. O outro eixo condutor deste texto refere-se à pertinência e relevância da reflexão na e sobre a prática docente. É importante refletir para adaptar, aperfeiçoar e evoluir. |
id |
RCAP_0fbe64745eb1ad9695c294470c7864a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13260 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B.Educação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaEste relatório final engloba a descrição, reflexão e conclusões acerca das experiências de estágio em EPE e em 1.º CEB, assim como de todo o percurso formativo que me trouxe até aqui. As experiências-chave que selecionei estão relacionadas com o estudo investigativo com recurso à Abordagem de Mosaico realizado em EPE, a importância da parceria escola-família e o trabalho de projeto também em EPE, as Unidades de Ensino Estruturado com recurso à metodologia TEACHH e a importância da arte no ensino, ambas relacionadas com o estágio em 1.º CEB, e, por último, uma reflexão acerca da articulação curricular entre EPE e 1.º CEB. A ideia que une todos os pontos deste relatório é um olhar global sobre estes dois níveis de ensino. Ao longo do texto vai sendo referida a importância de ter sempre presente o passado e futuro próximos das crianças, olhando o percurso escolar como uma trajetória contínua e não como um salto entre níveis. O outro eixo condutor deste texto refere-se à pertinência e relevância da reflexão na e sobre a prática docente. É importante refletir para adaptar, aperfeiçoar e evoluir.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumFernandes, Diana Raquel Gonçalves2016-04-22T12:35:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13260201334038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:02.777359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B. |
title |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B. |
spellingShingle |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B. Fernandes, Diana Raquel Gonçalves Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B. |
title_full |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B. |
title_fullStr |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B. |
title_full_unstemmed |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B. |
title_sort |
Entre a educação pré-escolar e o ensino do 1º C.E.B. |
author |
Fernandes, Diana Raquel Gonçalves |
author_facet |
Fernandes, Diana Raquel Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Diana Raquel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
Este relatório final engloba a descrição, reflexão e conclusões acerca das experiências de estágio em EPE e em 1.º CEB, assim como de todo o percurso formativo que me trouxe até aqui. As experiências-chave que selecionei estão relacionadas com o estudo investigativo com recurso à Abordagem de Mosaico realizado em EPE, a importância da parceria escola-família e o trabalho de projeto também em EPE, as Unidades de Ensino Estruturado com recurso à metodologia TEACHH e a importância da arte no ensino, ambas relacionadas com o estágio em 1.º CEB, e, por último, uma reflexão acerca da articulação curricular entre EPE e 1.º CEB. A ideia que une todos os pontos deste relatório é um olhar global sobre estes dois níveis de ensino. Ao longo do texto vai sendo referida a importância de ter sempre presente o passado e futuro próximos das crianças, olhando o percurso escolar como uma trajetória contínua e não como um salto entre níveis. O outro eixo condutor deste texto refere-se à pertinência e relevância da reflexão na e sobre a prática docente. É importante refletir para adaptar, aperfeiçoar e evoluir. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-22T12:35:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13260 201334038 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13260 |
identifier_str_mv |
201334038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015713984512 |