Motivação das crianças e jovens para a escolha do futebol como prática desportiva : diferenças entre género, região e escalão etário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2746 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física. |
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Motivação das crianças e jovens para a escolha do futebol como prática desportiva : diferenças entre género, região e escalão etárioFutebolPrática desportivaMotivaçãoGéneroIdadeFootballSports practiceMotivationGenderAgeDissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.A prática desportiva assume no quotidiano e na formação dos jovens um papel importante, neste contexto, a investigação tentou dar resposta aos motivos subjacentes à escolha do futebol como prática desportiva por parte das crianças e jovens da região de Castelo Branco e Coimbra, fazendo comparação entre as duas regiões, assim como, procurar saber as diferenças consoante a idade e o género. A amostra foi constituída por 220 crianças e jovens de ambos géneros com uma média de idades de 12,82 ± 2,790 das duas regiões. Os instrumentos utilizados na investigação para a recolha de dados foi um questionário de caraterização pessoal e o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD), versão traduzida por Serpa e Frias (1990), do Participation Motivation Questionnaire (PMQ) de Gill, Gross, e Huddleston (1983), sendo este questionário constituído por 30 itens agrupados em 8 categorias/dimensões motivacionais. No tratamento estatístico recorremos ao programa Statistical Package for the Social Sciences, onde utilizámos a estatística descritiva, média aritmética e desvio padrão e a estatística inferencial aplicada pelo Kolmogorov-Smirnov Test, T-Student, One-Way Anova e o Post-Hoc Scheffé. Os resultados obtidos na nossa investigação, indicam-nos que as categorias/dimensões motivacionais, o “desenvolvimento de competências”, a “afiliação específica”, a “forma física”, a “competição” e o “prazer”, foram as mais indicadas por parte das crianças e jovens das duas regiões e a categoria/dimensão motivacional “estatuto” foi a menos indicada pelas crianças e jovens da região de Castelo Branco e Coimbra, quanto à comparação entre os géneros não foram verificadas diferenças, contudo na comparação entre idades, verificámos que existem diferenças estatisticamente significativas e muito significativas. Quanto à comparação entre as duas regiões, encontrámos diferenças estatisticamente significativas em duas categorias/dimensões motivacionais. Assim, concluímos que existem diferenças estatisticamente significativas e muito significativas ao nível das motivações pelas quais os sujeitos da amostra escolhem o futebol como prática desportiva na comparação entre os sujeitos dos distintos escalões etários.The sport takes in everyday life and in training young people an important role, in this context, the research attempted to address the reasons behind the choice of football as sport by children and young people in the region of Castelo Branco and Coimbra, making comparison between the two regions, as well as find out the differences according to age and gender. The sample consisted of 220 children and young people of both genders with a mean age of 12,82 ± 2,790 in both regions. The instruments used in research for data collection was a questionnaire of personal characterization and the Motivation Questionnaire for Sports Activities (QMAD) version translated by Serpa and Frias (1990), the Participation Motivation Questionnaire (PMQ) of Gill, Gross and Huddleston (1983), and this questionnaire consists of 30 items grouped into 8 categories/motivational dimensions. In the statistical analysis we used the Statistical Package for Social Sciences, where we used descriptive statistics, arithmetic mean and standard deviation and inferential statistics applied by the Kolmogorov-Smirnov Test, T-Student, One-Way ANOVA and Post-Hoc Scheffé. The results obtained in our research, indicate to us that the categories/motivational dimensions, the "skills development", the "specific affiliation", the "fitness", the "competition" and the "pleasure", were the most frequent by children and young people of the two regions and the category/motivational dimension "status" was the least suitable for children and youth of the region of Castelo Branco and Coimbra, as to compare gender differences were found, however the comparison between ages, we found that there are statistically significant and very significant differences, as the comparison between the two regions, we found statistically significant differences in two category/motivational dimension. Thus, we conclude that there are statistically significant differences and very significant in terms of the motivations for which the sample subjects choose football as sport in the comparison between subjects of different age groups.Petrica, João Manuel Patrício DuartePaulo, Rui Miguel DuarteRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDâmaso, Nuno Miguel Almeida Campos2015-03-18T15:19:20Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2746TID:201032163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:51Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:59.660690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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