Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manhiça, Seidy Valdemar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30472
Resumo: Apesar do desenvolvimento da Internet não ser um tema recente, todos os dias surgem novas aplicações que podem ser utilizadas através desta rede, como por exemplo o streaming, que foi responsável pelo revolucionamento da indústria do audiovisual, contribuindo desta forma para uma forte mudança na fruição destes conteúdos, dando ao consumidor maior autonomia e liberdade de escolha. A crescente adesão aos serviços de streaming por parte dos jovens universitários destaca-se como o principal fenómeno a ser analisado, uma vez que este grupo etário é o que mais consome estes serviços, assim como é o que mais está sujeito as possíveis consequências e efeitos causados pelos mesmos. Desta forma, procurou-se realizar um estudo para se perceber até que ponto os possíveis efeitos podem estar relacionados com o aproveitamento académico dos jovens universitários do ISCTE, e como os mesmos poderiam ser minimizados, de maneira a ser melhorado o aproveitamento na academia. Realizou-se um inquérito por questionário online, que contou com a participação de 113 estudantes, mediante o qual se procurou aferir as preferências e os hábitos de consumo que os mesmos têm nas plataformas de streaming, bem como procurou-se entender de modo geral quais são os métodos de estudos que os estudantes utilizam. Os resultados mostram que o consumo não controlado de streaming no ambiente académico contribui para vários efeitos negativos, e que muitos estudantes não estão satisfesfeitos com os métodos de estudos por si utilizados, assim como se destaca a plataforma Youtube, por esta ser utilizada como uma ferramenta de estudos.
id RCAP_e67d59ab5484ea9c44237cb9b324adce
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTEStreamingAproveitamento académicoConsumo -- ConsumptionJovemAcademic performanceYoung peopleApesar do desenvolvimento da Internet não ser um tema recente, todos os dias surgem novas aplicações que podem ser utilizadas através desta rede, como por exemplo o streaming, que foi responsável pelo revolucionamento da indústria do audiovisual, contribuindo desta forma para uma forte mudança na fruição destes conteúdos, dando ao consumidor maior autonomia e liberdade de escolha. A crescente adesão aos serviços de streaming por parte dos jovens universitários destaca-se como o principal fenómeno a ser analisado, uma vez que este grupo etário é o que mais consome estes serviços, assim como é o que mais está sujeito as possíveis consequências e efeitos causados pelos mesmos. Desta forma, procurou-se realizar um estudo para se perceber até que ponto os possíveis efeitos podem estar relacionados com o aproveitamento académico dos jovens universitários do ISCTE, e como os mesmos poderiam ser minimizados, de maneira a ser melhorado o aproveitamento na academia. Realizou-se um inquérito por questionário online, que contou com a participação de 113 estudantes, mediante o qual se procurou aferir as preferências e os hábitos de consumo que os mesmos têm nas plataformas de streaming, bem como procurou-se entender de modo geral quais são os métodos de estudos que os estudantes utilizam. Os resultados mostram que o consumo não controlado de streaming no ambiente académico contribui para vários efeitos negativos, e que muitos estudantes não estão satisfesfeitos com os métodos de estudos por si utilizados, assim como se destaca a plataforma Youtube, por esta ser utilizada como uma ferramenta de estudos.Although the development of the Internet is not a recent topic, new applications emerge every day, and can be used through this network, such as streaming, which was responsible for revolutionizing the audiovisual industry, in production, distribution and consumption, thus contributing to a strong change in the enjoyment of these contents, giving consumers greater autonomy and freedom of choice. The growing adoption of streaming services by young university students stands out as the main phenomenon to be analyzed, since in several countries around the world, this age group is the one that consumes these services the most, as well as they are the main age group that can suffer more of the possible consequences and effects caused by this streaming consumption. In this way, we sought to carry out a study to understand the extent to which the possible effects could be related to the academic achievement of young ISCTE university students, and how they could be minimized, in order to improve academic achievement. An online questionnaire survey was carried out, with the participation of 113 students, which sought to assess their preferences and consumption habits on streaming platforms, as well as we tried to seek and understand in general which study methods that students use. The results show that the uncontrolled consumption of streaming in the academic environment contributes to several negative effects, and that many students are not satisfied with the study methods, and Youtube platform can be used by them as a study tool.2024-01-19T15:11:51Z2023-12-15T00:00:00Z2023-12-152023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30472TID:203452569porManhiça, Seidy Valdemarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:19:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:36.262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
title Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
spellingShingle Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
Manhiça, Seidy Valdemar
Streaming
Aproveitamento académico
Consumo -- Consumption
Jovem
Academic performance
Young people
title_short Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
title_full Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
title_fullStr Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
title_full_unstemmed Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
title_sort Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
author Manhiça, Seidy Valdemar
author_facet Manhiça, Seidy Valdemar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manhiça, Seidy Valdemar
dc.subject.por.fl_str_mv Streaming
Aproveitamento académico
Consumo -- Consumption
Jovem
Academic performance
Young people
topic Streaming
Aproveitamento académico
Consumo -- Consumption
Jovem
Academic performance
Young people
description Apesar do desenvolvimento da Internet não ser um tema recente, todos os dias surgem novas aplicações que podem ser utilizadas através desta rede, como por exemplo o streaming, que foi responsável pelo revolucionamento da indústria do audiovisual, contribuindo desta forma para uma forte mudança na fruição destes conteúdos, dando ao consumidor maior autonomia e liberdade de escolha. A crescente adesão aos serviços de streaming por parte dos jovens universitários destaca-se como o principal fenómeno a ser analisado, uma vez que este grupo etário é o que mais consome estes serviços, assim como é o que mais está sujeito as possíveis consequências e efeitos causados pelos mesmos. Desta forma, procurou-se realizar um estudo para se perceber até que ponto os possíveis efeitos podem estar relacionados com o aproveitamento académico dos jovens universitários do ISCTE, e como os mesmos poderiam ser minimizados, de maneira a ser melhorado o aproveitamento na academia. Realizou-se um inquérito por questionário online, que contou com a participação de 113 estudantes, mediante o qual se procurou aferir as preferências e os hábitos de consumo que os mesmos têm nas plataformas de streaming, bem como procurou-se entender de modo geral quais são os métodos de estudos que os estudantes utilizam. Os resultados mostram que o consumo não controlado de streaming no ambiente académico contribui para vários efeitos negativos, e que muitos estudantes não estão satisfesfeitos com os métodos de estudos por si utilizados, assim como se destaca a plataforma Youtube, por esta ser utilizada como uma ferramenta de estudos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T00:00:00Z
2023-12-15
2023-10
2024-01-19T15:11:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30472
TID:203452569
url http://hdl.handle.net/10071/30472
identifier_str_mv TID:203452569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137016718295040