Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30472 |
Resumo: | Apesar do desenvolvimento da Internet não ser um tema recente, todos os dias surgem novas aplicações que podem ser utilizadas através desta rede, como por exemplo o streaming, que foi responsável pelo revolucionamento da indústria do audiovisual, contribuindo desta forma para uma forte mudança na fruição destes conteúdos, dando ao consumidor maior autonomia e liberdade de escolha. A crescente adesão aos serviços de streaming por parte dos jovens universitários destaca-se como o principal fenómeno a ser analisado, uma vez que este grupo etário é o que mais consome estes serviços, assim como é o que mais está sujeito as possíveis consequências e efeitos causados pelos mesmos. Desta forma, procurou-se realizar um estudo para se perceber até que ponto os possíveis efeitos podem estar relacionados com o aproveitamento académico dos jovens universitários do ISCTE, e como os mesmos poderiam ser minimizados, de maneira a ser melhorado o aproveitamento na academia. Realizou-se um inquérito por questionário online, que contou com a participação de 113 estudantes, mediante o qual se procurou aferir as preferências e os hábitos de consumo que os mesmos têm nas plataformas de streaming, bem como procurou-se entender de modo geral quais são os métodos de estudos que os estudantes utilizam. Os resultados mostram que o consumo não controlado de streaming no ambiente académico contribui para vários efeitos negativos, e que muitos estudantes não estão satisfesfeitos com os métodos de estudos por si utilizados, assim como se destaca a plataforma Youtube, por esta ser utilizada como uma ferramenta de estudos. |
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Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTEStreamingAproveitamento académicoConsumo -- ConsumptionJovemAcademic performanceYoung peopleApesar do desenvolvimento da Internet não ser um tema recente, todos os dias surgem novas aplicações que podem ser utilizadas através desta rede, como por exemplo o streaming, que foi responsável pelo revolucionamento da indústria do audiovisual, contribuindo desta forma para uma forte mudança na fruição destes conteúdos, dando ao consumidor maior autonomia e liberdade de escolha. A crescente adesão aos serviços de streaming por parte dos jovens universitários destaca-se como o principal fenómeno a ser analisado, uma vez que este grupo etário é o que mais consome estes serviços, assim como é o que mais está sujeito as possíveis consequências e efeitos causados pelos mesmos. Desta forma, procurou-se realizar um estudo para se perceber até que ponto os possíveis efeitos podem estar relacionados com o aproveitamento académico dos jovens universitários do ISCTE, e como os mesmos poderiam ser minimizados, de maneira a ser melhorado o aproveitamento na academia. Realizou-se um inquérito por questionário online, que contou com a participação de 113 estudantes, mediante o qual se procurou aferir as preferências e os hábitos de consumo que os mesmos têm nas plataformas de streaming, bem como procurou-se entender de modo geral quais são os métodos de estudos que os estudantes utilizam. Os resultados mostram que o consumo não controlado de streaming no ambiente académico contribui para vários efeitos negativos, e que muitos estudantes não estão satisfesfeitos com os métodos de estudos por si utilizados, assim como se destaca a plataforma Youtube, por esta ser utilizada como uma ferramenta de estudos.Although the development of the Internet is not a recent topic, new applications emerge every day, and can be used through this network, such as streaming, which was responsible for revolutionizing the audiovisual industry, in production, distribution and consumption, thus contributing to a strong change in the enjoyment of these contents, giving consumers greater autonomy and freedom of choice. The growing adoption of streaming services by young university students stands out as the main phenomenon to be analyzed, since in several countries around the world, this age group is the one that consumes these services the most, as well as they are the main age group that can suffer more of the possible consequences and effects caused by this streaming consumption. In this way, we sought to carry out a study to understand the extent to which the possible effects could be related to the academic achievement of young ISCTE university students, and how they could be minimized, in order to improve academic achievement. An online questionnaire survey was carried out, with the participation of 113 students, which sought to assess their preferences and consumption habits on streaming platforms, as well as we tried to seek and understand in general which study methods that students use. The results show that the uncontrolled consumption of streaming in the academic environment contributes to several negative effects, and that many students are not satisfied with the study methods, and Youtube platform can be used by them as a study tool.2024-01-19T15:11:51Z2023-12-15T00:00:00Z2023-12-152023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30472TID:203452569porManhiça, Seidy Valdemarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:27:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:27:20Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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