Impacto do consumo de plataformas de vídeo streaming no aproveitamento académico dos jovens do ensino superior. Caso de estudo: ISCTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manhiça, Seidy Valdemar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30472
Resumo: Apesar do desenvolvimento da Internet não ser um tema recente, todos os dias surgem novas aplicações que podem ser utilizadas através desta rede, como por exemplo o streaming, que foi responsável pelo revolucionamento da indústria do audiovisual, contribuindo desta forma para uma forte mudança na fruição destes conteúdos, dando ao consumidor maior autonomia e liberdade de escolha. A crescente adesão aos serviços de streaming por parte dos jovens universitários destaca-se como o principal fenómeno a ser analisado, uma vez que este grupo etário é o que mais consome estes serviços, assim como é o que mais está sujeito as possíveis consequências e efeitos causados pelos mesmos. Desta forma, procurou-se realizar um estudo para se perceber até que ponto os possíveis efeitos podem estar relacionados com o aproveitamento académico dos jovens universitários do ISCTE, e como os mesmos poderiam ser minimizados, de maneira a ser melhorado o aproveitamento na academia. Realizou-se um inquérito por questionário online, que contou com a participação de 113 estudantes, mediante o qual se procurou aferir as preferências e os hábitos de consumo que os mesmos têm nas plataformas de streaming, bem como procurou-se entender de modo geral quais são os métodos de estudos que os estudantes utilizam. Os resultados mostram que o consumo não controlado de streaming no ambiente académico contribui para vários efeitos negativos, e que muitos estudantes não estão satisfesfeitos com os métodos de estudos por si utilizados, assim como se destaca a plataforma Youtube, por esta ser utilizada como uma ferramenta de estudos.
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