A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Joana Maria Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22675
Resumo: O estudo da imagem do destino torna-se cada vez mais um requisito importante para o desenvolvimento turístico. Assumindo um papel importante no sistema turístico, as opiniões formuladas pelos agentes da oferta, podem determinar, negativamente ou positivamente, a imagem de um destino, daí a necessidade de as avaliar para que o turismo possa ser desenvolvido de forma viável e sustentável. Aplicando o estudo da imagem ao turismo de negócios, este segmento assume-se como sendo detentor de grandes benefícios para um destino, na medida em que tem capacidade para cobrir picos de sazonalidade, gera lucro para a economia local, usufrui de equipamentos de lazer como complemento da experiência e muitas vezes o viajante regressa ao destino com a sua família. A presente dissertação pretende transportar esta temática para a cidade de Coimbra, para assim analisar não apenas as imagens holísticas afetiva e cognitiva, e a component única do destino, mas também perceber as suas opiniões relativamente às potencialidades da cidade enquanto futuro destino de turismo de negócios. A metodologia aplicada para a recolha dos dados primários visou a administração de 8 entrevistas – 5 stakeholders, 2 docentes da área do turismo e 1 organismo público – e a informação compilada foi analisada através da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os entrevistados, apesar de possuírem uma imagem afetiva positiva, e uma imagem cognitiva e uma componente única do destino consensuais, acreditam que a cidade necessita de melhorar a sua estratégia de divulgação, de requalificar alguns espaços e de criar um convention & visitors bureau para a captação de eventos e congressos.
id RCAP_7215339388a0f9454c9f6f0cba760586
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negóciosNegócios - TurismoDestinos turísticosTurismo - Coimbra (Portugal)O estudo da imagem do destino torna-se cada vez mais um requisito importante para o desenvolvimento turístico. Assumindo um papel importante no sistema turístico, as opiniões formuladas pelos agentes da oferta, podem determinar, negativamente ou positivamente, a imagem de um destino, daí a necessidade de as avaliar para que o turismo possa ser desenvolvido de forma viável e sustentável. Aplicando o estudo da imagem ao turismo de negócios, este segmento assume-se como sendo detentor de grandes benefícios para um destino, na medida em que tem capacidade para cobrir picos de sazonalidade, gera lucro para a economia local, usufrui de equipamentos de lazer como complemento da experiência e muitas vezes o viajante regressa ao destino com a sua família. A presente dissertação pretende transportar esta temática para a cidade de Coimbra, para assim analisar não apenas as imagens holísticas afetiva e cognitiva, e a component única do destino, mas também perceber as suas opiniões relativamente às potencialidades da cidade enquanto futuro destino de turismo de negócios. A metodologia aplicada para a recolha dos dados primários visou a administração de 8 entrevistas – 5 stakeholders, 2 docentes da área do turismo e 1 organismo público – e a informação compilada foi analisada através da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os entrevistados, apesar de possuírem uma imagem afetiva positiva, e uma imagem cognitiva e uma componente única do destino consensuais, acreditam que a cidade necessita de melhorar a sua estratégia de divulgação, de requalificar alguns espaços e de criar um convention & visitors bureau para a captação de eventos e congressos.The study of destination image is becoming an increasingly important requisite for tourism development. Assuming an important role in the tourism system, the views expressed by supply agents may determine, negatively or positively, the image of a destination, hence the need to evaluate them so that tourism can be developed in a viable and sustainable way. Applying the study of the image to the business tourism, this segment is assumed to be a holder of great benefits to a destination, to the extent that has the capacity to cover seasonal peaks, generates income for the local economy, makes use of leisure facilities as a complement of the experience and often the traveler returns to the destination with his family. This dissertation intends to carry this issue to the city of Coimbra, thus to analyze not only the holistic affective and cognitive images, and the unique component of the destination, but also to understand the opinions concerning the potential of the city as a future business tourism destination. The methodology applied for the collection of primary data resulted in the administration of 8 interviews – 5 stakeholders, 2 tourism teachers and 1 public organization – and the information collected was analyzed by content analysis. The results showed that the respondents, despite having positive holistic affective image, and a consensual holistic cognitive image and a unique component of the destination, they believe that the city still needs to improve its marketing strategy, to requalify some areas and to create a convention & visitors bureau in order to attract events and conferences.Universidade de Aveiro2018-03-16T13:45:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22675TID:201578956porNunes, Joana Maria Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:26Zoai:ria.ua.pt:10773/22675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:46.321791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
title A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
spellingShingle A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
Nunes, Joana Maria Santos
Negócios - Turismo
Destinos turísticos
Turismo - Coimbra (Portugal)
title_short A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
title_full A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
title_fullStr A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
title_full_unstemmed A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
title_sort A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
author Nunes, Joana Maria Santos
author_facet Nunes, Joana Maria Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Joana Maria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Negócios - Turismo
Destinos turísticos
Turismo - Coimbra (Portugal)
topic Negócios - Turismo
Destinos turísticos
Turismo - Coimbra (Portugal)
description O estudo da imagem do destino torna-se cada vez mais um requisito importante para o desenvolvimento turístico. Assumindo um papel importante no sistema turístico, as opiniões formuladas pelos agentes da oferta, podem determinar, negativamente ou positivamente, a imagem de um destino, daí a necessidade de as avaliar para que o turismo possa ser desenvolvido de forma viável e sustentável. Aplicando o estudo da imagem ao turismo de negócios, este segmento assume-se como sendo detentor de grandes benefícios para um destino, na medida em que tem capacidade para cobrir picos de sazonalidade, gera lucro para a economia local, usufrui de equipamentos de lazer como complemento da experiência e muitas vezes o viajante regressa ao destino com a sua família. A presente dissertação pretende transportar esta temática para a cidade de Coimbra, para assim analisar não apenas as imagens holísticas afetiva e cognitiva, e a component única do destino, mas também perceber as suas opiniões relativamente às potencialidades da cidade enquanto futuro destino de turismo de negócios. A metodologia aplicada para a recolha dos dados primários visou a administração de 8 entrevistas – 5 stakeholders, 2 docentes da área do turismo e 1 organismo público – e a informação compilada foi analisada através da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os entrevistados, apesar de possuírem uma imagem afetiva positiva, e uma imagem cognitiva e uma componente única do destino consensuais, acreditam que a cidade necessita de melhorar a sua estratégia de divulgação, de requalificar alguns espaços e de criar um convention & visitors bureau para a captação de eventos e congressos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-03-16T13:45:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22675
TID:201578956
url http://hdl.handle.net/10773/22675
identifier_str_mv TID:201578956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137621523300352