A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negócios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22675 |
Resumo: | O estudo da imagem do destino torna-se cada vez mais um requisito importante para o desenvolvimento turístico. Assumindo um papel importante no sistema turístico, as opiniões formuladas pelos agentes da oferta, podem determinar, negativamente ou positivamente, a imagem de um destino, daí a necessidade de as avaliar para que o turismo possa ser desenvolvido de forma viável e sustentável. Aplicando o estudo da imagem ao turismo de negócios, este segmento assume-se como sendo detentor de grandes benefícios para um destino, na medida em que tem capacidade para cobrir picos de sazonalidade, gera lucro para a economia local, usufrui de equipamentos de lazer como complemento da experiência e muitas vezes o viajante regressa ao destino com a sua família. A presente dissertação pretende transportar esta temática para a cidade de Coimbra, para assim analisar não apenas as imagens holísticas afetiva e cognitiva, e a component única do destino, mas também perceber as suas opiniões relativamente às potencialidades da cidade enquanto futuro destino de turismo de negócios. A metodologia aplicada para a recolha dos dados primários visou a administração de 8 entrevistas – 5 stakeholders, 2 docentes da área do turismo e 1 organismo público – e a informação compilada foi analisada através da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os entrevistados, apesar de possuírem uma imagem afetiva positiva, e uma imagem cognitiva e uma componente única do destino consensuais, acreditam que a cidade necessita de melhorar a sua estratégia de divulgação, de requalificar alguns espaços e de criar um convention & visitors bureau para a captação de eventos e congressos. |
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A imagem da cidade de Coimbra e as suas potencialidades no segmento do turismo de negóciosNegócios - TurismoDestinos turísticosTurismo - Coimbra (Portugal)O estudo da imagem do destino torna-se cada vez mais um requisito importante para o desenvolvimento turístico. Assumindo um papel importante no sistema turístico, as opiniões formuladas pelos agentes da oferta, podem determinar, negativamente ou positivamente, a imagem de um destino, daí a necessidade de as avaliar para que o turismo possa ser desenvolvido de forma viável e sustentável. Aplicando o estudo da imagem ao turismo de negócios, este segmento assume-se como sendo detentor de grandes benefícios para um destino, na medida em que tem capacidade para cobrir picos de sazonalidade, gera lucro para a economia local, usufrui de equipamentos de lazer como complemento da experiência e muitas vezes o viajante regressa ao destino com a sua família. A presente dissertação pretende transportar esta temática para a cidade de Coimbra, para assim analisar não apenas as imagens holísticas afetiva e cognitiva, e a component única do destino, mas também perceber as suas opiniões relativamente às potencialidades da cidade enquanto futuro destino de turismo de negócios. A metodologia aplicada para a recolha dos dados primários visou a administração de 8 entrevistas – 5 stakeholders, 2 docentes da área do turismo e 1 organismo público – e a informação compilada foi analisada através da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os entrevistados, apesar de possuírem uma imagem afetiva positiva, e uma imagem cognitiva e uma componente única do destino consensuais, acreditam que a cidade necessita de melhorar a sua estratégia de divulgação, de requalificar alguns espaços e de criar um convention & visitors bureau para a captação de eventos e congressos.The study of destination image is becoming an increasingly important requisite for tourism development. Assuming an important role in the tourism system, the views expressed by supply agents may determine, negatively or positively, the image of a destination, hence the need to evaluate them so that tourism can be developed in a viable and sustainable way. Applying the study of the image to the business tourism, this segment is assumed to be a holder of great benefits to a destination, to the extent that has the capacity to cover seasonal peaks, generates income for the local economy, makes use of leisure facilities as a complement of the experience and often the traveler returns to the destination with his family. This dissertation intends to carry this issue to the city of Coimbra, thus to analyze not only the holistic affective and cognitive images, and the unique component of the destination, but also to understand the opinions concerning the potential of the city as a future business tourism destination. The methodology applied for the collection of primary data resulted in the administration of 8 interviews – 5 stakeholders, 2 tourism teachers and 1 public organization – and the information collected was analyzed by content analysis. The results showed that the respondents, despite having positive holistic affective image, and a consensual holistic cognitive image and a unique component of the destination, they believe that the city still needs to improve its marketing strategy, to requalify some areas and to create a convention & visitors bureau in order to attract events and conferences.Universidade de Aveiro2018-03-16T13:45:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22675TID:201578956porNunes, Joana Maria Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:26Zoai:ria.ua.pt:10773/22675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:46.321791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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