A Parideira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, José Miguel Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10379
Resumo: Este trabalho pretende fundamentar a opção do uso de uma planificação analítica na realização da curta metragem A Parideira, ao mesmo tempo que constitui uma reflexão comparativa entre dois métodos de planificação, contrapondo o cinema analítico ao sintético, num trabalho enquadrado no contexto do projecto de mestrado em Produção e Realização Audiovisual. A opção pelo analítico é justificada, não pelo pretenso argumento dos que defendem ser este método análogo à forma como o ser humano observa a realidade (que depois reagrupa pela montagem no ecrã), mas por razões sobretudo estéticas. Digamos que, paradoxalmente, defendemos a planificação analítica para A Parideira, mas pelas razões daqueles que a atacam, quando defendem a sintética (André Bazin, por exemplo). E fizemo-lo porque nos interessava isolar o signo figurativo, provando que ele tem valor polissémico suficiente para conduzir à abstracção, aspecto fundamental quando se pretende realizar uma obra de expressão artística. Ou seja, pretendeu-se mostrar que o signo figurativo, ao ser isolado pela planificação analítica, é muito mais do que a representação quase fidedigna do objecto real que ele substitui no ecrã. Fizemo-lo igualmente, porque a partir do estudo do ícone (segundo a tricotomia de signos de Charles S. Peirce), quisemos identificar o símbolo como elemento nobre da ligação entre os mitos e o homem. Como A Parideira é mitológica na sua essência, para a narrar foi necessário fazê-lo através da linguagem figurativa e mediadora do símbolo. Concluindo, sem a planificação analítica a fragmentar a imagem, dificilmente se conseguiria sacralizá-la através do símbolo.
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