Olhares Diferentes, Histórias Iguais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Raquel Ribeiro Seabra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94472
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_e69d028ead5e9c59616ded334727b903
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhares Diferentes, Histórias IguaisDifferent Looks, Same StoriesPerturbação do Espetro do AutismoNecessidades EspeciaisEducação EspecialAutism Spectrum DisorderSpecial NeedsSpecial EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA realização deste documento pretende relatar todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular na Escola Básica e Secundária de Anadia, desde 16 de setembro de 2019 a 13 de março de 2020 em regime presencial e até 30 de maio de 2020 em regime de teletrabalho em colaboração com a orientadora da Escola Básica e Secundária de Anadia, devido à pandemia de Covid-19, no âmbito da unidade curricular de estágio do 2.º ano de Mestrado de Continuidade em Ciências da Educação, lecionado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra.O principal objetivo da intervenção realizada é contribuir para o desenvolvimento e inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, através da concretização de atividades que visam a estimulação cognitiva, motora e sensorial dos alunos da Escola Básica e Secundária de Anadia. Considerando como referência e contexto privilegiado deste trabalho os alunos com necessidades educativas especiais, ao longo do documento são apresentadas temáticas sobre a perturbação do espetro do autismo, necessidades educativas especiais, o Centro de Apoio à Aprendizagem como resposta educativa e a Educação Especial. Em torno de todas as temáticas apresentadas anteriormente, é também descrito a concretização geral do estágio, assim como as atividades realizadas de resposta à instituição. Apresenta-se também o projeto final realizado, etapa a etapa, caracterizando todas as fases deste, desde a fase de análise de necessidades até à última etapa, a concretização do livro final.The realization of this document intends to report all the work developed during the curricular internship at the Basic and Secondary School of Anadia, from September 16, 2019 to March 13, 2020 in person and until May 30, 2020 in teleworking in collaboration with the advisor of the Basic and Secondary School of Anadia, due to the Covid-19 pandemic, within the scope of the internship of the 2nd year of the Master of Continuity in Educational Sciences, taught at the Faculty of Psychology and Educational Sciences, of Coimbra University. The main objective of the intervention carried out is to contribute to the development and inclusion of students with special educational needs, throught the implementation of activities aimed at the cognitive, motor and sensory stimulation of students at the Basic and Secondary School of Anadia. Considering as a reference and priviliged context of this work students with special educational needs, throughout the documento of the spectrum of autism, special educational needs, the Learning Support Center as an educational response and Special Education. Around all the themes presented above, the general completion of the internship is also described, as well as the activities carried out in response to the institution. It also presents the final project carried out, step by step, characterizing all the phases of the project, from the needs analysis phase to the last step, the completion of the final book.Key-words: Autism Spectrum Disorder, Special Needs, Special Education.2020-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94472http://hdl.handle.net/10316/94472TID:202710750porCaldas, Raquel Ribeiro Seabrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-04T11:17:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:09.360221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhares Diferentes, Histórias Iguais
Different Looks, Same Stories
title Olhares Diferentes, Histórias Iguais
spellingShingle Olhares Diferentes, Histórias Iguais
Caldas, Raquel Ribeiro Seabra
Perturbação do Espetro do Autismo
Necessidades Especiais
Educação Especial
Autism Spectrum Disorder
Special Needs
Special Education
title_short Olhares Diferentes, Histórias Iguais
title_full Olhares Diferentes, Histórias Iguais
title_fullStr Olhares Diferentes, Histórias Iguais
title_full_unstemmed Olhares Diferentes, Histórias Iguais
title_sort Olhares Diferentes, Histórias Iguais
author Caldas, Raquel Ribeiro Seabra
author_facet Caldas, Raquel Ribeiro Seabra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Raquel Ribeiro Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do Espetro do Autismo
Necessidades Especiais
Educação Especial
Autism Spectrum Disorder
Special Needs
Special Education
topic Perturbação do Espetro do Autismo
Necessidades Especiais
Educação Especial
Autism Spectrum Disorder
Special Needs
Special Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94472
http://hdl.handle.net/10316/94472
TID:202710750
url http://hdl.handle.net/10316/94472
identifier_str_mv TID:202710750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134027205050368