A comunicação nas perturbações do espectro do autismo : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2495 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. |
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A comunicação nas perturbações do espectro do autismo : um estudo de casoEducação especialNecessidades educativas especiaisPerturbações do Espectro do AutismoComunicaçãoSpecial educationSpecial education needsAutism Spectrum disorderCommunicationTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são uma perturbação global do desenvolvimento que afeta três áreas do desenvolvimento do indivíduo, nomeadamente da comunicação, da socialização e da imaginação, sendo esta característica comumente conhecida como Tríade de Dificuldades. O presente trabalho centrou-se, em particular, na área da comunicação, através do estudo de uma criança diagnosticada com PEA a frequentar uma escola do Ensino Básico pela primeira vez. O trabalho de projeto, de natureza qualitativa, seguiu uma metodologia de Estudo de Caso, através do qual foi realizada uma investigação e intervenção sobre a mesma criança, procurando desenvolver competências comunicativas e modificar comportamentos sociais e funcionais na mesma. Ao longo da investigação, e após uma avaliação inicial por meio de observações não-participante anotadas em Grelhas de Observação e Escala de Envolvimento da Criança, foi aplicado um projeto de intervenção na área da comunicação, sendo realizadas atividades várias que procuraram desenvolver competências comunicativas na criança em estudo, nomeadamente de leitura e facilitassem a motivação daquela. O estudo, que se prolongou ao longo de seis meses, foi apoiado por observações participante, as quais foram descritas em realizadas entrevistas às pessoas que diariamente conviviam e participavam no desenvolvimento da criança, nomeadamente a mãe, professoras e terapeutas, a partir das quais se procurou compreender as suas perspetivas acerca da criança e do meio escolar no qual aquela se encontrava inserida. Após a aplicação do projeto de intervenção foram realizadas novas observações não-participante, sendo os dados anotados em Grelhas de Observação e na Escala de Envolvimento da Criança. Por fim, foi realizada uma análise da intervenção e uma confrontação dos dados obtidos antes e após a aplicação do projeto. Os resultados demonstram que a criança apresentou um ligeiro desenvolvimento na área da comunicação e nas suas competências comunicativas, bem como na sua integração na nova escola, na qual se havia deparado com novos colegas, professores, auxiliares, espaços e rotinas.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a development global disorder which affects three development areas of the human being, such as communication, socialization and imagination, characteristic also known as The Wing Triad. The present work is specifically about the area of communication, through the study of a child diagnosed with ASD, attending at a primary school for the first time. The project, which has a qualitative nature, has followed a Study Case methodology, through which an investigation and an intervention took place, looking for communication skills development and social and functional conduct changing at the child. Through the investigation, and after an evaluation made with observations noted in Observation Charts and in the The Leuven Involvement Scale for Young Children, an intervention project was applied in the communication area, through activities for the child communication skills development, appealing for the child motivation by the use of different strategies. The study, which lasted for six months, was supported by observations, described in detailed field notes. Interviews were also made to the people who daily interact and participate in the child development such as the mother, teachers and therapists, looking for their comprehension about the child and the scholar environment. After the project application, other observations took place, whose data was written down in Observation Charts and in the the Leuven Involvement Scale for Young Children. At last, an intervention analysis was made, as well as the confrontation of the written data of both observations. The results shows us that the child has revealed a development and an improvement in the communication area, in his communication skills, as well as in his integration at the new school, where there were news colleagues, teachers, assistants, rooms and routines.Pereira, Cristina Maria GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAntunes, Joana Filipa2014-09-15T14:36:43Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2495TID:201129094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:18Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:45.619749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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