Plano de negócios para a criação de uma empresa : consultório de audiologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2292 |
Resumo: | O crescimento do fluxo de empreendedorismo em Ponte de Lima deve-se, em grande parte, à contínua aposta no turismo, em que este concelho é pioneiro e apresenta condições notáveis, motivadas pelas boas condições dos novos parques industriais. Consequentemente o número de visitantes da vila aumentou substancialmente, devido aos inúmeros postos de trabalho criados, que atraem pessoas de outras cidades, como Braga, Guimarães, Porto e até da Galiza. Por esta afluência da população e por todas as mazelas provocadas por um emprego com exposição ao ruído e a ambientes tóxicos, interferindo sobretudo no sistema auditivo e vestibular, surgiu a necessidade de criar um consultório de Audiologia. Esta ideia de negócio visa colmatar quaisquer dificuldades auditivas ou vestibulares, assim como, proporcionar uma maior facilidade de acesso a estes serviços. O objetivo deste trabalho consiste em realizar um Plano de Negócios que contemple: (i) um estudo de mercado na região, para auscultar da necessidade desta ideia de negócio; (ii) um plano de marketing, definindo claramente as opções estratégicas a seguir; (iii) e um estudo económico-financeiro, que permita avaliar e tomar decisões da valia da criação de uma empresa de prestação de serviços e cuidados audiológicos. Para tal, apresentamos conceitos relativos à audição, equilíbrio e empreendedorismo e elaboramos um plano de negócios e um estudo de viabilidade económico-financeiro, tendo em vista a criação de um consultório de Audiologia. A investigação foi realizada através de três questionários: um questionário de análise de mercado, colocado à população-alvo questões, relativas às vantagens inerentes à localização e criação de um consultório de Audiologia; outro, junto das organizações já existentes, com questões direcionadas para um possível interesse no serviço de Audiologia, de forma a criar possíveis parcerias; e outro sobre a análise à concorrência, tentando perceber quais os elementos da oferta que o utente considera mais relevantes. Com base no estudo de mercado desenvolvido, foi possível compreender que estaríamos perante um negócio viável do ponto de vista económico-financeiro. Mais ainda, foi possível constatar que a população está disposta a recorrer a um serviço privado ao invés de aguardar pelo serviço público, mesmo tendo de realizar um esforço financeiro maior. |
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Esta ideia de negócio visa colmatar quaisquer dificuldades auditivas ou vestibulares, assim como, proporcionar uma maior facilidade de acesso a estes serviços. O objetivo deste trabalho consiste em realizar um Plano de Negócios que contemple: (i) um estudo de mercado na região, para auscultar da necessidade desta ideia de negócio; (ii) um plano de marketing, definindo claramente as opções estratégicas a seguir; (iii) e um estudo económico-financeiro, que permita avaliar e tomar decisões da valia da criação de uma empresa de prestação de serviços e cuidados audiológicos. Para tal, apresentamos conceitos relativos à audição, equilíbrio e empreendedorismo e elaboramos um plano de negócios e um estudo de viabilidade económico-financeiro, tendo em vista a criação de um consultório de Audiologia. A investigação foi realizada através de três questionários: um questionário de análise de mercado, colocado à população-alvo questões, relativas às vantagens inerentes à localização e criação de um consultório de Audiologia; outro, junto das organizações já existentes, com questões direcionadas para um possível interesse no serviço de Audiologia, de forma a criar possíveis parcerias; e outro sobre a análise à concorrência, tentando perceber quais os elementos da oferta que o utente considera mais relevantes. Com base no estudo de mercado desenvolvido, foi possível compreender que estaríamos perante um negócio viável do ponto de vista económico-financeiro. Mais ainda, foi possível constatar que a população está disposta a recorrer a um serviço privado ao invés de aguardar pelo serviço público, mesmo tendo de realizar um esforço financeiro maior.The growth of the flow of entrepreneurship in Ponte de Lima is due in large part to the continuous bet on tourism, in which this county is a pioneer and presents remarkable conditions, motivated by the good conditions of the new industrial parks. Consequently, the number of visitors to the village increased substantially, due to the numerous jobs created, which attract people from other cities, such as Braga, Guimarães, Porto and even Galicia. Due to this affluence of the population and all the ills caused by a job with exposure to noise and toxic environments, interfering mainly in the auditory and vestibular system, the need arose to create an Audiology office. This business idea aims to fill any auditory or vestibular difficulties, as well as, provide greater ease of access to these services. The objective of this work is to carry out a Business Plan that contemplates: (i) a market study in the region to listen to the need for this business idea; (ii) a marketing plan, clearly defining the strategic options to be followed; (iii) and an economic-financial study to assess and make value judgments about the creation of a company providing audiological services and care. To do this, we present concepts related to hearing, balance and entrepreneurship and we elaborate a business plan and an economic-financial feasibility study, in view of the creation of an Audiology practice. The research was carried out through three questionnaires: a questionnaire of market analysis, put to the target population issues, relating to the advantages inherent to the location and creation of an Audiology clinic; other, with existing organizations, with questions directed to a possible interest in the Audiology service, in order to create possible partnerships; and another on the analysis to the competition, trying to perceive which elements of the offer that the user considers more relevant. Based on the developed market study, it was possible to understand that we would be facing a viable business from the economic-financial point of view. Moreover, it was possible to see that the population is willing to resort to a private service instead of waiting for the public service even though it has to make a greater financial effort.El crecimiento del flujo de emprendimiento en Ponte de Lima se debe en gran parte a la continua apuesta por el turismo, en el que este condado es pionero y presenta condiciones notables, motivadas por las buenas condiciones de los nuevos parques industriales. En consecuencia, el número de visitantes al pueblo aumentó considerablemente, debido a los numerosos empleos creados, que atraen a personas de otras ciudades, como Braga, Guimarães, Oporto e incluso Galicia. Debido a esta afluencia de la población y todos los males causados por un trabajo con exposición al ruido y ambientes tóxicos, que interfieren principalmente en el sistema auditivo y vestibular, surgió la necesidad de crear una oficina de audiología. Esta idea de negocio tiene como objetivo llenar cualquier dificultad auditiva o vestibular, así como, proporcionar una mayor facilidad de acceso a estos servicios. El objetivo de este trabajo es llevar a cabo un plan de negocios que contempla: (i) un estudio de mercado en la región para escuchar la necesidad de esta idea de negocios; (ii) un plan de marketing, definiendo claramente las opciones estratégicas a seguir; (iii) y un estudio económico-financiero para evaluar y hacer juicios de valor sobre la creación de una empresa que brinda servicios y atención audiológica. Para ello, presentamos conceptos relacionados con la audición, el equilibrio y el espíritu empresarial, y elaboramos un plan de negocios y un estudio de viabilidad económico-financiera, en vista de la creación de una práctica de audiología. La investigación se llevó a cabo a través de tres cuestionarios: un cuestionario de análisis de mercado, dirigido a los problemas de la población objetivo, relacionados con las ventajas inherentes a la ubicación y la creación de una clínica de audiología; otro, con las organizaciones existentes, con preguntas dirigidas a un posible interés en el servicio de audiología, con el fin de crear posibles asociaciones; y otro sobre el análisis a la competencia, tratando de percibir qué elementos de la oferta que el usuario considera más relevantes. Sobre la base del estudio de mercado desarrollado, era posible comprender que estaríamos enfrentando un negocio viable desde el punto de vista económico-financiero. Además, se pudo ver que la población está dispuesta a recurrir a un servicio privado en lugar de esperar al servicio público, a pesar de que tiene que hacer un mayor esfuerzo financiero.2020-01-21T17:07:27Z2020-01-14T00:00:00Z2020-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2292TID:202375617porTrigueiro, Natália Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:34Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:01.347689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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