Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, José Manuel Martins
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/672
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_e6aae7c080d98c16e75f1119548d651f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de casoEducaçãoOrganização escolarRelações intergruposRelações interpessoaisLiderançaScholl/organizationLeadershipIndividual and organizational communicationInterpersonal relationsGroup behaviourAttitudeDiscrimination/prejudiceImpressionsDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaResumo - Este estudo enquadrou-se no paradigma qualitativo, tendo sido utilizado o estudo de caso como estratégia metodológica. Partiu-se para este estudo motivados pela curiosidade em saber algo mais sobre o problema associado às interacções que se desenvolvem entre os professores. A partir da pergunta “Qual a relação entre o estilo de liderança e os padrões de interacção social, no quadro da organização escolar?”, pretendeu-se atingir os seguintes objectivos: identificar o estilo de liderança predominante, as interacções sociais e levantar hipóteses sobre a relação entre o estilo de liderança e o sistema das interacções. O quadro teórico de referência aborda a comunicação organizacional, o processo de tomada de decisão, a liderança e as relações de natureza interpessoal e intergrupal. O quadro metodológico envolve o contexto da acção e os procedimentos metodológicos. Foi utilizada a técnica de amostragem de conveniência não probabilística e a técnica de amostragem de casos típicos (amostra intencional). Para a recolha e análise de elementos, foram utilizadas as técnicas de observação-participante, entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. Foi construído um modelo de investigação, que envolveu as componentes teóricas do quadro de referência, permitindo-nos, assim, identificar o estilo de liderança predominante e as interacções sociais associadas. Concluiu-se que o estilo de liderança que os vários líderes ao longo dos anos foram adoptando resultou de uma influência biunívoca entre o líder e as relações interpessoais e intergrupais dos professores. O estilo de liderança predominante na escola investigada é o autocrático com algumas variantes, porque facilitou interacções que permitiram a formação de grupos de interesse, que sempre dominaram o poderRésumé - Cette étude a été encadrée en plein dans le paradigme qualitatif, se préconisant l’étude pratique du cas utilisée comme une stratégie méthodologique. On est partis dans cette étude motivés par la volonté d’en savoir un peu plus sur le problème lié aux interactions qui se développent entre les professeurs. A partir de la question «quel est le rapport entre le style de leadership et les paradigmes d’interaction sociale, dans le cadre de l’organisation scolaire?», on a prétendu atteindre les objectifs suivants: identifier le style de leadership prédominant et les interactions sociales et soulever des hypothèses sur la relation entre le style de leadership et le system des interactions. Le cadre théorique de référence aborde la communication organisationnelle, le processus de prise de décision, le leadership et les relations de nature interpersonnelle et intergroupale. Le cadre méthodologique implique le contexte de l’action et les procédés méthodologiques. On a utilisé la technique d’échantillonnage de convenance non probabiliste et la technique d’échantillonnage de cas typiques (échantillon intentionnel). Pour le prélèvement et l’analyse d’éléments, on a utilisé les techniques d’observation participante, entrevue demi-structurée et l’analyse de contenu. Un modèle d’investigation a été construit, qui a engagé les composantes théoriques du cadre de référence, ce qui nous permet, ainsi, d’identifier le style de leadership prédominant et les interactions sociales associées. On a conclu que le style de leadership adopté au long des années par plusieurs leaders est le fruit d’une influence biunivoque entre le leader et les relations interpersonnelles et les rapports interpersonnels des professeurs. Le style de leadership prédominant dans cette école, c’est l’autocratique avec quelques variantes, parce qu’il a facilité des interactions qui ont permi la formation de groupes d’intérêt ayant toujours dominé le pouvoirAbstract - This study fitted in the qualitative paradigm and a case study was used as a methodological strategy. This study was motivated by the curiosity to know more about the problem connected with the interactions developing among teachers. Starting from the question ‘Which is the connection between the style of leadership and the patterns of social interaction in the context of scholastic organization? ‘we intended to achieve the following aims: to identify the dominant style of leadership and the social interactions and to put forward the hypothesis concerning the relation between the style of leadership and the interaction system. The theoretical frame of reference deals with the organizational communication, the process of taking decisions, the leadership and the interpersonal relations. The methodological frame involves the context of the action and the methodological procedures. The sampling technique of non probabilistic convenience was used as well as the sampling technique of typical cases (intentional sample). Participant techniques, semi structured interview and content analysis were utilized to gather and analyse elements. An investigation model was built, involving the theoretical components of the reference frame, which allowed us to identify the dominant style of leadership and the associated social interactions. In conclusion we should say that the style of leadership adopted by the several leaders year after year was the result of a biunivocal influence between the leader and the teachers’ interpersonal relations. The autocratic style of leadership with some variants is dominant in this school, because it eased the interactions which allowed the formation of groups of interest that always dominated the powerCarmo, HermanoRepositório AbertoCaetano, José Manuel Martins2009-01-26T16:31:32Z200520052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1088719 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/672porCaetano, José Manuel Martins - Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2005. 248 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:46:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:02.514500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
title Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
spellingShingle Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
Caetano, José Manuel Martins
Educação
Organização escolar
Relações intergrupos
Relações interpessoais
Liderança
Scholl/organization
Leadership
Individual and organizational communication
Interpersonal relations
Group behaviour
Attitude
Discrimination/prejudice
Impressions
title_short Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
title_full Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
title_fullStr Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
title_full_unstemmed Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
title_sort Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar: estudo de caso
author Caetano, José Manuel Martins
author_facet Caetano, José Manuel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmo, Hermano
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, José Manuel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Organização escolar
Relações intergrupos
Relações interpessoais
Liderança
Scholl/organization
Leadership
Individual and organizational communication
Interpersonal relations
Group behaviour
Attitude
Discrimination/prejudice
Impressions
topic Educação
Organização escolar
Relações intergrupos
Relações interpessoais
Liderança
Scholl/organization
Leadership
Individual and organizational communication
Interpersonal relations
Group behaviour
Attitude
Discrimination/prejudice
Impressions
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2005-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/672
url http://hdl.handle.net/10400.2/672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caetano, José Manuel Martins - Estilo de liderança e relações interpessoais e intergrupais em contexto escolar [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2005. 248 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1088719 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134996464664576