Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melão, Dulce
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6202
Resumo: O objetivo principal deste estudo é identificar e caracterizar as práticas de leitura e de escrita de estudantes de Comunicação Social e as suas possíveis repercussões em relação ao seu desenvolvimento profissional. Participaram 26 estudantes do 3.º ano (unidade curricular de Escrita Criativa) e os seus portfólios foram utilizados como instrumento de análise. Privilegiamos uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Inferimos que: i) a maioria dos estudantes prefere ler em suporte impresso; ii) o seu perfil de leitor é multifacetado, destacando-se as categorias “leitor assíduo” e “leitor muito motivado”; iii) as suas práticas de escrita são diversificadas, sobressaindo os “textos pessoais” e as “notícias”; e iv) valorizam o contributo da escrita criativa para a sua futura profissão. Concluímos que tais práticas de leitura e de escrita exigem atenção redobrada em um contexto acadêmico, de modo a promover a sua diversidade, auxiliando os estudantes no seu futuro desempenho profissional.
id RCAP_e6b13ce5f656aba24df2608577025ae8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”LeituraEscritaEnsino superiorLiteracias acadêmicasO objetivo principal deste estudo é identificar e caracterizar as práticas de leitura e de escrita de estudantes de Comunicação Social e as suas possíveis repercussões em relação ao seu desenvolvimento profissional. Participaram 26 estudantes do 3.º ano (unidade curricular de Escrita Criativa) e os seus portfólios foram utilizados como instrumento de análise. Privilegiamos uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Inferimos que: i) a maioria dos estudantes prefere ler em suporte impresso; ii) o seu perfil de leitor é multifacetado, destacando-se as categorias “leitor assíduo” e “leitor muito motivado”; iii) as suas práticas de escrita são diversificadas, sobressaindo os “textos pessoais” e as “notícias”; e iv) valorizam o contributo da escrita criativa para a sua futura profissão. Concluímos que tais práticas de leitura e de escrita exigem atenção redobrada em um contexto acadêmico, de modo a promover a sua diversidade, auxiliando os estudantes no seu futuro desempenho profissional.This study aims to identify and characterize the reading and writing practices of Social Communication students, as well as to investigate the role played by such practices to foster their professional development. Participants were twenty-six students enrolled in a creative writing course (3rd year). Portfolios were chosen as tools for collecting data. This study employed a qualitative single case study research approach. The results suggest that i) most students would prefer to read in print; ii) their reader profile is multifaceted, with emphasis on the categories of “frequent reader” and “highly motivated reader”; iii) their writing practices are diversified, with “personal texts” and “news” standing out; iv) they value creative writing to their future profession. We conclude that such reading and writing practices require increased attention in academic contexts, in order to encourage their diversity, fostering students’ future professional performance.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMelão, Dulce2020-02-12T11:26:58Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6202porMelão, D. (2019). Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as «literacias acadêmicas», Letras de Hoje, 54 (2), 172-180. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.325050101-3335http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32505info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:28Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:10.358609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
title Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
spellingShingle Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
Melão, Dulce
Leitura
Escrita
Ensino superior
Literacias acadêmicas
title_short Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
title_full Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
title_fullStr Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
title_full_unstemmed Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
title_sort Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
author Melão, Dulce
author_facet Melão, Dulce
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Melão, Dulce
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Ensino superior
Literacias acadêmicas
topic Leitura
Escrita
Ensino superior
Literacias acadêmicas
description O objetivo principal deste estudo é identificar e caracterizar as práticas de leitura e de escrita de estudantes de Comunicação Social e as suas possíveis repercussões em relação ao seu desenvolvimento profissional. Participaram 26 estudantes do 3.º ano (unidade curricular de Escrita Criativa) e os seus portfólios foram utilizados como instrumento de análise. Privilegiamos uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Inferimos que: i) a maioria dos estudantes prefere ler em suporte impresso; ii) o seu perfil de leitor é multifacetado, destacando-se as categorias “leitor assíduo” e “leitor muito motivado”; iii) as suas práticas de escrita são diversificadas, sobressaindo os “textos pessoais” e as “notícias”; e iv) valorizam o contributo da escrita criativa para a sua futura profissão. Concluímos que tais práticas de leitura e de escrita exigem atenção redobrada em um contexto acadêmico, de modo a promover a sua diversidade, auxiliando os estudantes no seu futuro desempenho profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-12T11:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6202
url http://hdl.handle.net/10400.19/6202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melão, D. (2019). Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as «literacias acadêmicas», Letras de Hoje, 54 (2), 172-180. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32505
0101-3335
http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32505
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130911649824768