Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6202 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo é identificar e caracterizar as práticas de leitura e de escrita de estudantes de Comunicação Social e as suas possíveis repercussões em relação ao seu desenvolvimento profissional. Participaram 26 estudantes do 3.º ano (unidade curricular de Escrita Criativa) e os seus portfólios foram utilizados como instrumento de análise. Privilegiamos uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Inferimos que: i) a maioria dos estudantes prefere ler em suporte impresso; ii) o seu perfil de leitor é multifacetado, destacando-se as categorias “leitor assíduo” e “leitor muito motivado”; iii) as suas práticas de escrita são diversificadas, sobressaindo os “textos pessoais” e as “notícias”; e iv) valorizam o contributo da escrita criativa para a sua futura profissão. Concluímos que tais práticas de leitura e de escrita exigem atenção redobrada em um contexto acadêmico, de modo a promover a sua diversidade, auxiliando os estudantes no seu futuro desempenho profissional. |
id |
RCAP_e6b13ce5f656aba24df2608577025ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6202 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”LeituraEscritaEnsino superiorLiteracias acadêmicasO objetivo principal deste estudo é identificar e caracterizar as práticas de leitura e de escrita de estudantes de Comunicação Social e as suas possíveis repercussões em relação ao seu desenvolvimento profissional. Participaram 26 estudantes do 3.º ano (unidade curricular de Escrita Criativa) e os seus portfólios foram utilizados como instrumento de análise. Privilegiamos uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Inferimos que: i) a maioria dos estudantes prefere ler em suporte impresso; ii) o seu perfil de leitor é multifacetado, destacando-se as categorias “leitor assíduo” e “leitor muito motivado”; iii) as suas práticas de escrita são diversificadas, sobressaindo os “textos pessoais” e as “notícias”; e iv) valorizam o contributo da escrita criativa para a sua futura profissão. Concluímos que tais práticas de leitura e de escrita exigem atenção redobrada em um contexto acadêmico, de modo a promover a sua diversidade, auxiliando os estudantes no seu futuro desempenho profissional.This study aims to identify and characterize the reading and writing practices of Social Communication students, as well as to investigate the role played by such practices to foster their professional development. Participants were twenty-six students enrolled in a creative writing course (3rd year). Portfolios were chosen as tools for collecting data. This study employed a qualitative single case study research approach. The results suggest that i) most students would prefer to read in print; ii) their reader profile is multifaceted, with emphasis on the categories of “frequent reader” and “highly motivated reader”; iii) their writing practices are diversified, with “personal texts” and “news” standing out; iv) they value creative writing to their future profession. We conclude that such reading and writing practices require increased attention in academic contexts, in order to encourage their diversity, fostering students’ future professional performance.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMelão, Dulce2020-02-12T11:26:58Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6202porMelão, D. (2019). Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as «literacias acadêmicas», Letras de Hoje, 54 (2), 172-180. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.325050101-3335http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32505info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:28Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:10.358609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas” |
title |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas” |
spellingShingle |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas” Melão, Dulce Leitura Escrita Ensino superior Literacias acadêmicas |
title_short |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas” |
title_full |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas” |
title_fullStr |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas” |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas” |
title_sort |
Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas” |
author |
Melão, Dulce |
author_facet |
Melão, Dulce |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melão, Dulce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Ensino superior Literacias acadêmicas |
topic |
Leitura Escrita Ensino superior Literacias acadêmicas |
description |
O objetivo principal deste estudo é identificar e caracterizar as práticas de leitura e de escrita de estudantes de Comunicação Social e as suas possíveis repercussões em relação ao seu desenvolvimento profissional. Participaram 26 estudantes do 3.º ano (unidade curricular de Escrita Criativa) e os seus portfólios foram utilizados como instrumento de análise. Privilegiamos uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Inferimos que: i) a maioria dos estudantes prefere ler em suporte impresso; ii) o seu perfil de leitor é multifacetado, destacando-se as categorias “leitor assíduo” e “leitor muito motivado”; iii) as suas práticas de escrita são diversificadas, sobressaindo os “textos pessoais” e as “notícias”; e iv) valorizam o contributo da escrita criativa para a sua futura profissão. Concluímos que tais práticas de leitura e de escrita exigem atenção redobrada em um contexto acadêmico, de modo a promover a sua diversidade, auxiliando os estudantes no seu futuro desempenho profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-12T11:26:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6202 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melão, D. (2019). Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as «literacias acadêmicas», Letras de Hoje, 54 (2), 172-180. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32505 0101-3335 http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130911649824768 |