As novas tecnologias e o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1442 |
Resumo: | O desenvolvimento crescente de tecnologias emergentes vivenciado no final do século XX e em especial na última década trouxe-nos um potencial sem precedentes na história, para fomentar uma revolução no ensino. Não obstante, a aplicação destas tecnologias por ainda não ter atingido um estado de maturação desejável, não contribuiu como seria de esperar para a modernização das tradicionais aulas expositivas. O objectivo deste estudo é analisar e compreender as potencialidades das novas tecnologias e o seu contributo para o processo de ensino/aprendizagem. As tecnologias emergentes utilizadas nos sistemas de Realidade Virtual e multimédia, concretamente os gráficos interactivos gerados por computador e a estereoscopia, como ferramenta alternativa e de modernização no processo de ensino/aprendizagem da Geometria Descritiva. |
id |
RCAP_e6b5be7f1b08fc226518d5e0cfbe1861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1442 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As novas tecnologias e o ensinoEstereoscopia, possibilidades e limitações das simulações para uma aprendizagem mais eficaz da geometria descritivaNovas tecnologias - Ensino-aprendizagemEsteroscopia - Ensino-aprendizagem - Geometria descritivaMultimédia - Ensino-aprendizagemRealidade virtual - Ensino-aprendizagemEducação - Novas tecnologiasO desenvolvimento crescente de tecnologias emergentes vivenciado no final do século XX e em especial na última década trouxe-nos um potencial sem precedentes na história, para fomentar uma revolução no ensino. Não obstante, a aplicação destas tecnologias por ainda não ter atingido um estado de maturação desejável, não contribuiu como seria de esperar para a modernização das tradicionais aulas expositivas. O objectivo deste estudo é analisar e compreender as potencialidades das novas tecnologias e o seu contributo para o processo de ensino/aprendizagem. As tecnologias emergentes utilizadas nos sistemas de Realidade Virtual e multimédia, concretamente os gráficos interactivos gerados por computador e a estereoscopia, como ferramenta alternativa e de modernização no processo de ensino/aprendizagem da Geometria Descritiva.The development of emerging technologies at the end of the twentieth century and its application in educational practices has an unprecedented potential in history to promote a revolutionary improvement in the teaching/learning process. Nevertheless, the development of such improvement has not yet reached its maturity. The purpose of this study is to analyze and understand the potential of new technologies and their contribution to the process of teaching/learning. Emerging technologies such as interactive and stereoscopic graphics used in Virtual Reality and Multimedia, are an interesting and powerful tool to modernize and improve the process of teaching/learning Descriptive Geometry.Universidade da Beira InteriorSimó Cachorro, ÁguedauBibliorumRodrigues, Carlos Alberto Pires2013-10-25T13:21:45Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:15.443105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas tecnologias e o ensino Estereoscopia, possibilidades e limitações das simulações para uma aprendizagem mais eficaz da geometria descritiva |
title |
As novas tecnologias e o ensino |
spellingShingle |
As novas tecnologias e o ensino Rodrigues, Carlos Alberto Pires Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem Esteroscopia - Ensino-aprendizagem - Geometria descritiva Multimédia - Ensino-aprendizagem Realidade virtual - Ensino-aprendizagem Educação - Novas tecnologias |
title_short |
As novas tecnologias e o ensino |
title_full |
As novas tecnologias e o ensino |
title_fullStr |
As novas tecnologias e o ensino |
title_full_unstemmed |
As novas tecnologias e o ensino |
title_sort |
As novas tecnologias e o ensino |
author |
Rodrigues, Carlos Alberto Pires |
author_facet |
Rodrigues, Carlos Alberto Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simó Cachorro, Águeda uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Carlos Alberto Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem Esteroscopia - Ensino-aprendizagem - Geometria descritiva Multimédia - Ensino-aprendizagem Realidade virtual - Ensino-aprendizagem Educação - Novas tecnologias |
topic |
Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem Esteroscopia - Ensino-aprendizagem - Geometria descritiva Multimédia - Ensino-aprendizagem Realidade virtual - Ensino-aprendizagem Educação - Novas tecnologias |
description |
O desenvolvimento crescente de tecnologias emergentes vivenciado no final do século XX e em especial na última década trouxe-nos um potencial sem precedentes na história, para fomentar uma revolução no ensino. Não obstante, a aplicação destas tecnologias por ainda não ter atingido um estado de maturação desejável, não contribuiu como seria de esperar para a modernização das tradicionais aulas expositivas. O objectivo deste estudo é analisar e compreender as potencialidades das novas tecnologias e o seu contributo para o processo de ensino/aprendizagem. As tecnologias emergentes utilizadas nos sistemas de Realidade Virtual e multimédia, concretamente os gráficos interactivos gerados por computador e a estereoscopia, como ferramenta alternativa e de modernização no processo de ensino/aprendizagem da Geometria Descritiva. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2013-10-25T13:21:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1442 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136332467929088 |