As novas tecnologias e o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carlos Alberto Pires
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1442
Resumo: O desenvolvimento crescente de tecnologias emergentes vivenciado no final do século XX e em especial na última década trouxe-nos um potencial sem precedentes na história, para fomentar uma revolução no ensino. Não obstante, a aplicação destas tecnologias por ainda não ter atingido um estado de maturação desejável, não contribuiu como seria de esperar para a modernização das tradicionais aulas expositivas. O objectivo deste estudo é analisar e compreender as potencialidades das novas tecnologias e o seu contributo para o processo de ensino/aprendizagem. As tecnologias emergentes utilizadas nos sistemas de Realidade Virtual e multimédia, concretamente os gráficos interactivos gerados por computador e a estereoscopia, como ferramenta alternativa e de modernização no processo de ensino/aprendizagem da Geometria Descritiva.
id RCAP_e6b5be7f1b08fc226518d5e0cfbe1861
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas tecnologias e o ensinoEstereoscopia, possibilidades e limitações das simulações para uma aprendizagem mais eficaz da geometria descritivaNovas tecnologias - Ensino-aprendizagemEsteroscopia - Ensino-aprendizagem - Geometria descritivaMultimédia - Ensino-aprendizagemRealidade virtual - Ensino-aprendizagemEducação - Novas tecnologiasO desenvolvimento crescente de tecnologias emergentes vivenciado no final do século XX e em especial na última década trouxe-nos um potencial sem precedentes na história, para fomentar uma revolução no ensino. Não obstante, a aplicação destas tecnologias por ainda não ter atingido um estado de maturação desejável, não contribuiu como seria de esperar para a modernização das tradicionais aulas expositivas. O objectivo deste estudo é analisar e compreender as potencialidades das novas tecnologias e o seu contributo para o processo de ensino/aprendizagem. As tecnologias emergentes utilizadas nos sistemas de Realidade Virtual e multimédia, concretamente os gráficos interactivos gerados por computador e a estereoscopia, como ferramenta alternativa e de modernização no processo de ensino/aprendizagem da Geometria Descritiva.The development of emerging technologies at the end of the twentieth century and its application in educational practices has an unprecedented potential in history to promote a revolutionary improvement in the teaching/learning process. Nevertheless, the development of such improvement has not yet reached its maturity. The purpose of this study is to analyze and understand the potential of new technologies and their contribution to the process of teaching/learning. Emerging technologies such as interactive and stereoscopic graphics used in Virtual Reality and Multimedia, are an interesting and powerful tool to modernize and improve the process of teaching/learning Descriptive Geometry.Universidade da Beira InteriorSimó Cachorro, ÁguedauBibliorumRodrigues, Carlos Alberto Pires2013-10-25T13:21:45Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:15.443105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias e o ensino
Estereoscopia, possibilidades e limitações das simulações para uma aprendizagem mais eficaz da geometria descritiva
title As novas tecnologias e o ensino
spellingShingle As novas tecnologias e o ensino
Rodrigues, Carlos Alberto Pires
Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem
Esteroscopia - Ensino-aprendizagem - Geometria descritiva
Multimédia - Ensino-aprendizagem
Realidade virtual - Ensino-aprendizagem
Educação - Novas tecnologias
title_short As novas tecnologias e o ensino
title_full As novas tecnologias e o ensino
title_fullStr As novas tecnologias e o ensino
title_full_unstemmed As novas tecnologias e o ensino
title_sort As novas tecnologias e o ensino
author Rodrigues, Carlos Alberto Pires
author_facet Rodrigues, Carlos Alberto Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simó Cachorro, Águeda
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carlos Alberto Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem
Esteroscopia - Ensino-aprendizagem - Geometria descritiva
Multimédia - Ensino-aprendizagem
Realidade virtual - Ensino-aprendizagem
Educação - Novas tecnologias
topic Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem
Esteroscopia - Ensino-aprendizagem - Geometria descritiva
Multimédia - Ensino-aprendizagem
Realidade virtual - Ensino-aprendizagem
Educação - Novas tecnologias
description O desenvolvimento crescente de tecnologias emergentes vivenciado no final do século XX e em especial na última década trouxe-nos um potencial sem precedentes na história, para fomentar uma revolução no ensino. Não obstante, a aplicação destas tecnologias por ainda não ter atingido um estado de maturação desejável, não contribuiu como seria de esperar para a modernização das tradicionais aulas expositivas. O objectivo deste estudo é analisar e compreender as potencialidades das novas tecnologias e o seu contributo para o processo de ensino/aprendizagem. As tecnologias emergentes utilizadas nos sistemas de Realidade Virtual e multimédia, concretamente os gráficos interactivos gerados por computador e a estereoscopia, como ferramenta alternativa e de modernização no processo de ensino/aprendizagem da Geometria Descritiva.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2013-10-25T13:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1442
url http://hdl.handle.net/10400.6/1442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136332467929088