As colecções de arte da Rainha D. Carlota Joaquina de Bourbon (1775-1830): da colecção privada aos Museus Públicos. O manuscrito da Biblioteca da Ajuda: Memórias e Silêncios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Mafalda de Magalhães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4459
Resumo: A descoberta de um manuscrito inédito no acervo da Biblioteca da Ajuda, denominado “Tercera Division[…]”, no qual são elencados, entre outros bens, os “Cuadros adjudicados a la Serenissima Señora Infanta de España Dona Carlota Joaquina de Borbon, Reyna Viuda de Portugal, por la Testamanaria de los Señores Reyes Padres, en el año de 1826”, veio permitir esclarecer parte da proveniência da colecção de pintura de D. Carlota Joaquina de Bourbon (1775-1830). No entanto, outras questões se vieram colocar. O impacto da quota hereditária nas colecções de arte da soberana poderia fazer-nos questionar o seu papel nos campos do colecionismo de arte, uma vez que um conjunto significativo de pinturas leiloadas, post mortem, no palácio da Bemposta, são provenientes daquele legado. Mas não a totalidade. É o que quisemos provar, bem como demonstrar o papel que a soberana desempenhou na sociedade portuguesa de final de Antigo Regime, enquanto protectora de pintores e gravadores e colecionadora “amadora” de arte. Através do confronto de diversa documentação compreendemos que um número significativo de pinturas leiloadas, provenientes do Paço do Ramalhão, não são oriundas daquela herança e que outras com aquela origem, se podem relacionar com pinturas actualmente existentes no Palácio Nacional da Ajuda, confirmando a importância dos legados de Antigo regime na formação das colecções museológicas actuais e o papel que nesse campo desempenhou D. Carlota Joaquina de Bourbon.
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