Educação para a sexualidade: as representações sociais das educadoras de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.417 |
Resumo: | Este artigo reporta-se a um estudo que teve como objectivo investigar quais as representações sociais dos educadores de infância sobre a educação para a sexualidade na educação pré-escolar, especificamente nas seguintes dimensões: fontes de informação, informação, crenças, atitudes e intenções comportamentais. Metodologicamente, tratou-se de um estudo quantitativo e descritivo em que foi aplicado um questionário a uma amostra significativa de 86 educadoras de infância do concelho de Santarém, pertencentes a instituições da rede pública, privada e cooperativa. Como resultados mais significativos regista-se o facto de as inquiridas afirmarem que existe pouca (in)formação sobre esta temática na educação pré‑escolar. A falta de formação percepcionada pelas educadoras leva-as a sentirem‑se inseguras para iniciar actividades e projectos nesta área, uma vez que consideram que os manuais de sustentação teórica dão indicações/informações pouco claras sobre o tema e as oportunidades para os profissionais da educação se especializarem sobre os assuntos relacionados com a educação para a sexualidade são escassas. Afirmam, ainda, que as crianças que frequentam o jardim-de-infância têm por hábito colocar muitas questões sobre sexualidade, contudo, consideram que as respostas nem sempre são dadas adequadamente devido à insegurança inerente à falta de formação das educadoras de infância nesta área específica. Por outro lado, as educadoras inquiridas encaram a educação para a sexualidade tão importante como outras áreas e defendem que esta deve começar a ser abordada desde a educação pré-escolar (3-6 anos). No entanto, verificou-se que este é um dos temas menos frequentes nos projectos curriculares das inquiridas. Constatou-se, ainda, que a família é um elemento essencial na educação para a sexualidade, surgindo como primeira opção dos inquiridos quando questionados sobre a quem compete abordar este tema com as crianças. |
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