Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henning, Paula Corrêa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Garré, Bárbara Hees
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.426
Resumo: O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Temos como problematização principal analisar quais alguns dos discursos que vêm constituindo o campo de saber da Educação a partir de mestrandos e doutorandos dos referidos programas que atuam como docentes no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos também duas obras de Paulo Freire, autor amplamente citado pelos alunos/professores investigados. O movimento que realizamos no decorrer do trabalho está situado a uma forte preocupação com a contextualização da Educação, suas práticas, seus rituais, fugindo de uma essência necessária ao docente. As discussões que realizamos nesse texto versam sobre a reduplicação do homem como temática de fundo. Com esse movimento de refundação do homem, rastreamos no corpus discursivo ditos como os do par reflexão-ação, das práticas formativas confessionais e da permanente formação continuada. Ali o homem, ao mesmo tempo em que conhece, também compõe um outro lugar: o de objeto a conhecer. O referencial teórico com que operamos está situado especialmente nos estudos de Michel Foucault. Dessa forma, nos movimentamos numa vertente teórica a partir da qual entendemos que essas identidades docentes são fabricadas e produzidas pela contingência da história. Assim, buscamos entender que contingência é essa e quais discursos vêm sendo narrados pelos participantes desse campo de saber.
id RCAP_e81d00f21a0610785a50d96537c52ad0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no BrasilNúmero 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Temos como problematização principal analisar quais alguns dos discursos que vêm constituindo o campo de saber da Educação a partir de mestrandos e doutorandos dos referidos programas que atuam como docentes no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos também duas obras de Paulo Freire, autor amplamente citado pelos alunos/professores investigados. O movimento que realizamos no decorrer do trabalho está situado a uma forte preocupação com a contextualização da Educação, suas práticas, seus rituais, fugindo de uma essência necessária ao docente. As discussões que realizamos nesse texto versam sobre a reduplicação do homem como temática de fundo. Com esse movimento de refundação do homem, rastreamos no corpus discursivo ditos como os do par reflexão-ação, das práticas formativas confessionais e da permanente formação continuada. Ali o homem, ao mesmo tempo em que conhece, também compõe um outro lugar: o de objeto a conhecer. O referencial teórico com que operamos está situado especialmente nos estudos de Michel Foucault. Dessa forma, nos movimentamos numa vertente teórica a partir da qual entendemos que essas identidades docentes são fabricadas e produzidas pela contingência da história. Assim, buscamos entender que contingência é essa e quais discursos vêm sendo narrados pelos participantes desse campo de saber.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2010-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.426por1646-2335Henning, Paula CorrêaGarré, Bárbara Heesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:38.388838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
title Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
spellingShingle Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
Henning, Paula Corrêa
Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).
title_short Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
title_full Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
title_fullStr Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
title_full_unstemmed Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
title_sort Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
author Henning, Paula Corrêa
author_facet Henning, Paula Corrêa
Garré, Bárbara Hees
author_role author
author2 Garré, Bárbara Hees
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henning, Paula Corrêa
Garré, Bárbara Hees
dc.subject.por.fl_str_mv Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).
topic Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).
description O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Temos como problematização principal analisar quais alguns dos discursos que vêm constituindo o campo de saber da Educação a partir de mestrandos e doutorandos dos referidos programas que atuam como docentes no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos também duas obras de Paulo Freire, autor amplamente citado pelos alunos/professores investigados. O movimento que realizamos no decorrer do trabalho está situado a uma forte preocupação com a contextualização da Educação, suas práticas, seus rituais, fugindo de uma essência necessária ao docente. As discussões que realizamos nesse texto versam sobre a reduplicação do homem como temática de fundo. Com esse movimento de refundação do homem, rastreamos no corpus discursivo ditos como os do par reflexão-ação, das práticas formativas confessionais e da permanente formação continuada. Ali o homem, ao mesmo tempo em que conhece, também compõe um outro lugar: o de objeto a conhecer. O referencial teórico com que operamos está situado especialmente nos estudos de Michel Foucault. Dessa forma, nos movimentamos numa vertente teórica a partir da qual entendemos que essas identidades docentes são fabricadas e produzidas pela contingência da história. Assim, buscamos entender que contingência é essa e quais discursos vêm sendo narrados pelos participantes desse campo de saber.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.426
url https://doi.org/10.25755/int.426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130947407314944