Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.426 |
Resumo: | O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Temos como problematização principal analisar quais alguns dos discursos que vêm constituindo o campo de saber da Educação a partir de mestrandos e doutorandos dos referidos programas que atuam como docentes no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos também duas obras de Paulo Freire, autor amplamente citado pelos alunos/professores investigados. O movimento que realizamos no decorrer do trabalho está situado a uma forte preocupação com a contextualização da Educação, suas práticas, seus rituais, fugindo de uma essência necessária ao docente. As discussões que realizamos nesse texto versam sobre a reduplicação do homem como temática de fundo. Com esse movimento de refundação do homem, rastreamos no corpus discursivo ditos como os do par reflexão-ação, das práticas formativas confessionais e da permanente formação continuada. Ali o homem, ao mesmo tempo em que conhece, também compõe um outro lugar: o de objeto a conhecer. O referencial teórico com que operamos está situado especialmente nos estudos de Michel Foucault. Dessa forma, nos movimentamos numa vertente teórica a partir da qual entendemos que essas identidades docentes são fabricadas e produzidas pela contingência da história. Assim, buscamos entender que contingência é essa e quais discursos vêm sendo narrados pelos participantes desse campo de saber. |
id |
RCAP_e81d00f21a0610785a50d96537c52ad0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/426 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no BrasilNúmero 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Temos como problematização principal analisar quais alguns dos discursos que vêm constituindo o campo de saber da Educação a partir de mestrandos e doutorandos dos referidos programas que atuam como docentes no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos também duas obras de Paulo Freire, autor amplamente citado pelos alunos/professores investigados. O movimento que realizamos no decorrer do trabalho está situado a uma forte preocupação com a contextualização da Educação, suas práticas, seus rituais, fugindo de uma essência necessária ao docente. As discussões que realizamos nesse texto versam sobre a reduplicação do homem como temática de fundo. Com esse movimento de refundação do homem, rastreamos no corpus discursivo ditos como os do par reflexão-ação, das práticas formativas confessionais e da permanente formação continuada. Ali o homem, ao mesmo tempo em que conhece, também compõe um outro lugar: o de objeto a conhecer. O referencial teórico com que operamos está situado especialmente nos estudos de Michel Foucault. Dessa forma, nos movimentamos numa vertente teórica a partir da qual entendemos que essas identidades docentes são fabricadas e produzidas pela contingência da história. Assim, buscamos entender que contingência é essa e quais discursos vêm sendo narrados pelos participantes desse campo de saber.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2010-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.426por1646-2335Henning, Paula CorrêaGarré, Bárbara Heesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:38.388838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil |
title |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil |
spellingShingle |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil Henning, Paula Corrêa Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II). |
title_short |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil |
title_full |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil |
title_fullStr |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil |
title_full_unstemmed |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil |
title_sort |
Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil |
author |
Henning, Paula Corrêa |
author_facet |
Henning, Paula Corrêa Garré, Bárbara Hees |
author_role |
author |
author2 |
Garré, Bárbara Hees |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henning, Paula Corrêa Garré, Bárbara Hees |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II). |
topic |
Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II). |
description |
O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Temos como problematização principal analisar quais alguns dos discursos que vêm constituindo o campo de saber da Educação a partir de mestrandos e doutorandos dos referidos programas que atuam como docentes no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos também duas obras de Paulo Freire, autor amplamente citado pelos alunos/professores investigados. O movimento que realizamos no decorrer do trabalho está situado a uma forte preocupação com a contextualização da Educação, suas práticas, seus rituais, fugindo de uma essência necessária ao docente. As discussões que realizamos nesse texto versam sobre a reduplicação do homem como temática de fundo. Com esse movimento de refundação do homem, rastreamos no corpus discursivo ditos como os do par reflexão-ação, das práticas formativas confessionais e da permanente formação continuada. Ali o homem, ao mesmo tempo em que conhece, também compõe um outro lugar: o de objeto a conhecer. O referencial teórico com que operamos está situado especialmente nos estudos de Michel Foucault. Dessa forma, nos movimentamos numa vertente teórica a partir da qual entendemos que essas identidades docentes são fabricadas e produzidas pela contingência da história. Assim, buscamos entender que contingência é essa e quais discursos vêm sendo narrados pelos participantes desse campo de saber. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.426 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130947407314944 |