A influência das atividades físicas educativas na qualidade de vida da pessoa com deficiência física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Rodrigo de Almeida Guilherme Vilar de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5185
Resumo: Considerando a atividade física parte integrante do processo educacional e campo de promoção da saúde, esta pesquisa, que envolveu alunos do CADEF/RN, analisa a influência da atividade educativa física aquática na qualidade de vida de pessoas com deficiência. Este trabalho é composto de quatro momentos: primeiro, aborda-se acerca do mergulho exploratório; segundo, faz-se uma revisão dos referenciais teóricos; terceiro, analisa-se a questão vivencial e observacional; e quarto, são feitas as conclusões sobre o mergulho exploratório. Os resultados deste estudo trazem importantes contribuições no âmbito da educação e da saúde de pessoas com deficiência, confirmando a importância das atividades físicas aquáticas para a autoestima, autoimagem e empoderamento dos sujeitos da pesquisa. Pôde-se notar que, apesar dos avanços, o portador de deficiência ainda enfrenta preconceitos e que ele precisa ser prioridade na agenda política das instituições. Percebe-se, também, a necessidade da introdução dessas atividades aquáticas nas rotinas pedagógicas das instituições. A pesquisa apresenta, ainda, uma expressão clara dos portadores de deficiência de serem acolhidos, ouvidos e entendidos. Compreende-se que não basta avançar no âmbito do direito, da teoria ou de conceitos, mas se faz necessária a aplicação desses fundamentos nas instituições, na prática dos educadores e maior envolvimento das famílias neste processo.
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