A influência das atividades físicas educativas na qualidade de vida da pessoa com deficiência física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5185 |
Resumo: | Considerando a atividade física parte integrante do processo educacional e campo de promoção da saúde, esta pesquisa, que envolveu alunos do CADEF/RN, analisa a influência da atividade educativa física aquática na qualidade de vida de pessoas com deficiência. Este trabalho é composto de quatro momentos: primeiro, aborda-se acerca do mergulho exploratório; segundo, faz-se uma revisão dos referenciais teóricos; terceiro, analisa-se a questão vivencial e observacional; e quarto, são feitas as conclusões sobre o mergulho exploratório. Os resultados deste estudo trazem importantes contribuições no âmbito da educação e da saúde de pessoas com deficiência, confirmando a importância das atividades físicas aquáticas para a autoestima, autoimagem e empoderamento dos sujeitos da pesquisa. Pôde-se notar que, apesar dos avanços, o portador de deficiência ainda enfrenta preconceitos e que ele precisa ser prioridade na agenda política das instituições. Percebe-se, também, a necessidade da introdução dessas atividades aquáticas nas rotinas pedagógicas das instituições. A pesquisa apresenta, ainda, uma expressão clara dos portadores de deficiência de serem acolhidos, ouvidos e entendidos. Compreende-se que não basta avançar no âmbito do direito, da teoria ou de conceitos, mas se faz necessária a aplicação desses fundamentos nas instituições, na prática dos educadores e maior envolvimento das famílias neste processo. |
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A influência das atividades físicas educativas na qualidade de vida da pessoa com deficiência físicaEDUCAÇÃOATIVIDADE FÍSICAQUALIDADE DE VIDADEFICIÊNCIA FÍSICADESPORTOS AQUÁTICOSMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONPHYSICAL ACTIVITYQUALITY OF LIFEPHYSICAL DISABILITYWATER SPORTSConsiderando a atividade física parte integrante do processo educacional e campo de promoção da saúde, esta pesquisa, que envolveu alunos do CADEF/RN, analisa a influência da atividade educativa física aquática na qualidade de vida de pessoas com deficiência. Este trabalho é composto de quatro momentos: primeiro, aborda-se acerca do mergulho exploratório; segundo, faz-se uma revisão dos referenciais teóricos; terceiro, analisa-se a questão vivencial e observacional; e quarto, são feitas as conclusões sobre o mergulho exploratório. Os resultados deste estudo trazem importantes contribuições no âmbito da educação e da saúde de pessoas com deficiência, confirmando a importância das atividades físicas aquáticas para a autoestima, autoimagem e empoderamento dos sujeitos da pesquisa. Pôde-se notar que, apesar dos avanços, o portador de deficiência ainda enfrenta preconceitos e que ele precisa ser prioridade na agenda política das instituições. Percebe-se, também, a necessidade da introdução dessas atividades aquáticas nas rotinas pedagógicas das instituições. A pesquisa apresenta, ainda, uma expressão clara dos portadores de deficiência de serem acolhidos, ouvidos e entendidos. Compreende-se que não basta avançar no âmbito do direito, da teoria ou de conceitos, mas se faz necessária a aplicação desses fundamentos nas instituições, na prática dos educadores e maior envolvimento das famílias neste processo.Considering physical activity an integral part of the educational process and health promotion field, this research, which involved students enrolled at CADEF/RN, analyzes the influence of aquatic physical education activity on life quality of disabled people. This work is composed of four moments: first, deals about the exploratory dive; second, review the theoretical references; third, examine the observational and experiential question; and fourth, the conclusions are made about the exploratory swim. The study results provide important contributions for education and health of disabled people, confirming the importance of aquatic physical activities for the self-esteem, self-image and empowerment of the research subjects. It might be noted that despite advances disabled people still faces prejudice, but they need to be a priority on political agenda of the institutions. There’s, also, the necessity of introduction of these aquatic activities in educational institutions routines. The research presents a clear expression of disabled people to be welcomed, listened and understood. It is understood that it is not enough to proceed under the law, theory or concepts, but is necessary the application of those grounds in the institutions, in the educators practice and greater involvement of the families in this process.2014-07-08T13:15:11Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5185TID:201252937porQueiroz, Rodrigo de Almeida Guilherme Vilar deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:22.022280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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