A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Pedro Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35369
Resumo: O relatório da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música corresponde ao relatório do estágio realizado no Colégio Moderno de Lisboa com alunos da classe de violino da Professora Inês Saraiva, no ano letivo 2021/2022, estando dividido em duas partes principais. A primeira parte do relatório é relativa à reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, explorando-se a contextualização do Colégio Moderno de Lisboa e das características dos alunos que foram acompanhados no estágio. A segunda parte do presente documento refere-se à exploração da Música Contemporânea como ferramenta pedagógica à iniciação do violino. Deste modo, pretende dar-se a conhecer a importância das técnicas violinísticas do período contemporâneo na prática do violino, refletindo sobre as que devem ser úteis aos alunos de valorizar; - Abstract: Contemporary Music as a pedagogical tool in Violin Initiation - The report on the Supervised Teaching Practice in Vocational Music Teaching corresponds to the report on the internship carried out at Colégio Moderno de Lisboa with students from the violin class of teacher Inês Saraiva, in the academic year 2021/2022, and was divided into two main parts. The first part of the report is related to the reflection of the Practice of Supervised Teaching, exploring the context of Colégio Moderno de Lisboa and the characteristics of the students who were accompanied in the internship. The second part of this document refers to the exploration of Contemporary Music as a pedagogical tool for violin initiation. In this way, I intend to make known the importance of violin techniques of the contemporary period in violin practice, reflecting on how they should be useful to support students.
id RCAP_a361a43cb774c1a23cdf1d28cd099b15
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violinoColégio Moderno de LisboaEnsino do violinoPosturaMúsica ContemporâneaTécnicas ViolinísticasColégio Moderno de LisboaViolin TeachingPostureContemporary MusicViolin TechniquesO relatório da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música corresponde ao relatório do estágio realizado no Colégio Moderno de Lisboa com alunos da classe de violino da Professora Inês Saraiva, no ano letivo 2021/2022, estando dividido em duas partes principais. A primeira parte do relatório é relativa à reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, explorando-se a contextualização do Colégio Moderno de Lisboa e das características dos alunos que foram acompanhados no estágio. A segunda parte do presente documento refere-se à exploração da Música Contemporânea como ferramenta pedagógica à iniciação do violino. Deste modo, pretende dar-se a conhecer a importância das técnicas violinísticas do período contemporâneo na prática do violino, refletindo sobre as que devem ser úteis aos alunos de valorizar; - Abstract: Contemporary Music as a pedagogical tool in Violin Initiation - The report on the Supervised Teaching Practice in Vocational Music Teaching corresponds to the report on the internship carried out at Colégio Moderno de Lisboa with students from the violin class of teacher Inês Saraiva, in the academic year 2021/2022, and was divided into two main parts. The first part of the report is related to the reflection of the Practice of Supervised Teaching, exploring the context of Colégio Moderno de Lisboa and the characteristics of the students who were accompanied in the internship. The second part of this document refers to the exploration of Contemporary Music as a pedagogical tool for violin initiation. In this way, I intend to make known the importance of violin techniques of the contemporary period in violin practice, reflecting on how they should be useful to support students.Universidade de Évora2023-08-01T14:11:28Z2023-08-012023-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35369http://hdl.handle.net/10174/35369TID:203335007porDepartamento de Músicajoaoaraujo1999@gmail.com203Araújo, João Pedro Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:48.805357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino
title A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino
spellingShingle A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino
Araújo, João Pedro Rocha
Colégio Moderno de Lisboa
Ensino do violino
Postura
Música Contemporânea
Técnicas Violinísticas
Colégio Moderno de Lisboa
Violin Teaching
Posture
Contemporary Music
Violin Techniques
title_short A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino
title_full A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino
title_fullStr A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino
title_full_unstemmed A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino
title_sort A música contempoânea como ferramenta pedagógica na iniciação do violino
author Araújo, João Pedro Rocha
author_facet Araújo, João Pedro Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, João Pedro Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Moderno de Lisboa
Ensino do violino
Postura
Música Contemporânea
Técnicas Violinísticas
Colégio Moderno de Lisboa
Violin Teaching
Posture
Contemporary Music
Violin Techniques
topic Colégio Moderno de Lisboa
Ensino do violino
Postura
Música Contemporânea
Técnicas Violinísticas
Colégio Moderno de Lisboa
Violin Teaching
Posture
Contemporary Music
Violin Techniques
description O relatório da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música corresponde ao relatório do estágio realizado no Colégio Moderno de Lisboa com alunos da classe de violino da Professora Inês Saraiva, no ano letivo 2021/2022, estando dividido em duas partes principais. A primeira parte do relatório é relativa à reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, explorando-se a contextualização do Colégio Moderno de Lisboa e das características dos alunos que foram acompanhados no estágio. A segunda parte do presente documento refere-se à exploração da Música Contemporânea como ferramenta pedagógica à iniciação do violino. Deste modo, pretende dar-se a conhecer a importância das técnicas violinísticas do período contemporâneo na prática do violino, refletindo sobre as que devem ser úteis aos alunos de valorizar; - Abstract: Contemporary Music as a pedagogical tool in Violin Initiation - The report on the Supervised Teaching Practice in Vocational Music Teaching corresponds to the report on the internship carried out at Colégio Moderno de Lisboa with students from the violin class of teacher Inês Saraiva, in the academic year 2021/2022, and was divided into two main parts. The first part of the report is related to the reflection of the Practice of Supervised Teaching, exploring the context of Colégio Moderno de Lisboa and the characteristics of the students who were accompanied in the internship. The second part of this document refers to the exploration of Contemporary Music as a pedagogical tool for violin initiation. In this way, I intend to make known the importance of violin techniques of the contemporary period in violin practice, reflecting on how they should be useful to support students.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01T14:11:28Z
2023-08-01
2023-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35369
http://hdl.handle.net/10174/35369
TID:203335007
url http://hdl.handle.net/10174/35369
identifier_str_mv TID:203335007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
joaoaraujo1999@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136720523886592