A orientação escolar e profissional numa dimensão europeia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/689 |
Resumo: | O progresso técnico e científico, a mundialização da economia e a sociedade da informação, são fenómenos que operam rápidas e profundas mudanças na sociedade actual. A pressão crescente em termos de competitividade dentro da União Europeia e a nível internacional requer, por parte dos sistemas económicos Europeus, qualidade, inovação e capacidade de antecipar mudanças. Não estar preparado para enfrentar as permanentes mudanças contextuais da sociedade actual significa pagar um preço muito elevado: o desemprego e a exclusão social. O combate a estes dois flagelos pressupõe adequação entre oferta e procura no mercado de emprego, o que implica que os indivíduos sejam dotados de qualificações e competências que lhes permitam acompanhar o ritmo das transformações do mercado de emprego e da sociedade em geral. À Orientação Escolar e Profissional cabe o papel de garantir uma adaptação equilibrada entre formação e inserção na vida activa, contribuindo para a requalificação da mão de obra desempregada e complementando o trabalho desenvolvido pelos sistemas de ensino no sentido de proporcionar as qualificações adequadas aos jovens que se encontram nesses sistemas. Deste modo, a actuação dos sistemas de Orientação Escolar e Profissional deve ser repensada e adaptada, de forma a que estes sistemas possam de facto contribuir para uma plena integração social dos cidadãos. |
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