O modelo da Perfeita Religiosa e o Monaquismo cisterciense feminino no contexto pós-tridentino em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Antónia Fialho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8621
Resumo: O período sucedâneo ao Concílio Ecuménico de Trento caracterizou-se, também em Portugal, por um acentuar das vocações religiosas femininas, valorizando-se a espiritualidade baseada na oração e no silêncio, na ascese e na libertação da alma. A pureza feminina propiciada nos mosteiros significava, em termos de religiosidade, o voto de castidade e a clausura perpétua, que o completava, secundando os votos de pobreza e obediência. São diversas as abordagens na tratadística da época em relação a esta temática, pretendendo-se contextualizar o tema e identificar os seus reflexos tanto no contexto cisterciense feminino nacional, como na sua dimensão mais regional e local, ligando-o ao mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora. Abstract: The period that succeeded the Ecumenical Council of Trent was characterized, in Portugal, by the accentuating the female religious vocations, what meant spirituality based on prayer and silence, asceticism and liberation of the soul. The female purity that the monasteries meant, in terms of religiosity, the vow of perpetual chastity and enclosure, which completed, supporting the vows of poverty and obedience. There are several approaches in several Treatises of the time in relation to this subject, intending to contextualize the issue and identify its impact both within Cistercian female domestic, as in their most regional and local level, linking it to the monastery of S. Bento Castris in Évora.
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