As universidades de terceira idade como forma de participação e inclusão social: um estudo de caso na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Carlos Alberto Mateus Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8629
Resumo: A constituição de Universidades Sénior é um fenómeno social recente e que resulta de profundas transformações sociais e técnicas no que se refere à melhoria de condições de vida a nível básico de sobrevivência mas também de saúde e bem-estar o que tem conduzido ao aumento da esperança de vida e consequente aumento de população envelhecida. As sociedades contemporâneas procuram encontrar propostas ajustadas para proporcionar formas de envelhecimento ativo e de vida ativa, entre as quais projetos educativos e culturais em que se enquadram as Universidades Sénior, como paradigma de educação de adultos a partir dos 50 anos e contraria representações clássicas sobre o envelhecimento. O objetivo deste estudo é conhecer o processo de criação de Universidades Sénior como resposta social e, no caso português, conhecer as motivações dos estudantes para a frequência e o impacto que assume nas suas vidas enquanto projeto de vida de aprendizagem ao longo da vida mas também de preservação de relações sociais, após a saída do mercado de trabalho. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem qualitativa de estudo de caso da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA) com a realização de observação participante em contexto de salas de aula e entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os resultados revelam a importância que a frequência da Universidade assume para os e as estudantes, sobretudo para as mulheres, que procuram estes centros de cultura pela sua necessidade de participação social e para dar vazão à sua curiosidade intelectual, sendo também, por vezes, uma possibilidade de emancipação feminina e de empoderamento, numa população ainda muito marcada pelas desigualdades de género. Constata-se uma maior frequência feminina havendo dificuldades em motivar os homens para a Universidade: normalmente têm outros interesses associativistas ou outros interesses em termos de temáticas. Assim, a USMMA constitui um meio privilegiado de convívio entre as mulheres e uma forma de empoderamento que pode promover a sua emancipação na velhice.
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As sociedades contemporâneas procuram encontrar propostas ajustadas para proporcionar formas de envelhecimento ativo e de vida ativa, entre as quais projetos educativos e culturais em que se enquadram as Universidades Sénior, como paradigma de educação de adultos a partir dos 50 anos e contraria representações clássicas sobre o envelhecimento. O objetivo deste estudo é conhecer o processo de criação de Universidades Sénior como resposta social e, no caso português, conhecer as motivações dos estudantes para a frequência e o impacto que assume nas suas vidas enquanto projeto de vida de aprendizagem ao longo da vida mas também de preservação de relações sociais, após a saída do mercado de trabalho. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem qualitativa de estudo de caso da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA) com a realização de observação participante em contexto de salas de aula e entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os resultados revelam a importância que a frequência da Universidade assume para os e as estudantes, sobretudo para as mulheres, que procuram estes centros de cultura pela sua necessidade de participação social e para dar vazão à sua curiosidade intelectual, sendo também, por vezes, uma possibilidade de emancipação feminina e de empoderamento, numa população ainda muito marcada pelas desigualdades de género. Constata-se uma maior frequência feminina havendo dificuldades em motivar os homens para a Universidade: normalmente têm outros interesses associativistas ou outros interesses em termos de temáticas. Assim, a USMMA constitui um meio privilegiado de convívio entre as mulheres e uma forma de empoderamento que pode promover a sua emancipação na velhice.The constitution of Third Age Universities is a recent social phenomenon and is the result of profound social and technical changes in the improvement of living conditions on what concerns the basic level of survival but also of health and well-being which has led to the increase of life expectancy and consequent increase in the aging population. Contemporary societies search for suitable proposals to provide active forms of life and aging, including educational and cultural projects in which the Third Age Universities take part, as a paradigm of adult education since the age of 50, and opposes to classical representations about aging. The objective of this study is to know the process of creating Third Age Universities as a social response and, in the Portuguese case, to know the motivations of the students for the frequency and the impact they assume in their lives as a lifelong learning life project but also of preserving social relations, after leaving the labour market. In methodological terms, a qualitative approach was used to study the case of the University of Massamá and Monte Abraão (USMMA), with participant observation in classrooms context and deep semi-structured interviews. The results reveal the importance of the university's attendance to students, especially to women, who seek these centres of culture for their need for social participation and to give vent to their intellectual curiosity, being also a possibility of female emancipation and empowerment, in a population which is still very marked by gender disparities. There is a greater female frequency, with difficulties in motivating men to the University: they usually have other associative interests or other interests in terms of themes. Therefore, the USMMA is a privileged means of conviviality among women and a form of empowerment that can promote their emancipation in old age.Magano, OlgaRepositório AbertoMendes, Carlos Alberto Mateus Lopes2019-09-172019-10-222019-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8629TID:202298957porMendes, Carlos Alberto Mateus Lopes - As universidades de terceira idade como forma de participação e inclusão social [Em linha]: um estudo de caso na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão. 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