Amor líquido: online dating e a instântanea fragilidade dos relacionamentos amorosos do século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34964 |
Resumo: | Nas últimas décadas a evolução tecnológica tem provocado uma constante e revolucionária mudança a nível da comunicação, propagação de informação e códigos que regem a construção de relacionamentos interpessoais. Uma mudança que suscita e suscitou a alteração de todo um paradigma social e que culminou na realidade a que Zygmunt Bauman, sociólogo Polaco, apelidou de Modernidade Liquida. Dentro da teoria da modernidade liquida e sua consequente agitação social, é inegável a transformação das estruturas familiares e a forma como os sujeitos se relacionam entre si. Relações essas mediadas por tecnologia e suas plataformas digitais onde a rapidez, fluidez e descartabilidade dos vínculos se assemelham à compra, venda ou troca de mercadorias. Ora, com a evolução tecnológica assente na premissa da modernidade liquida, ocorreu a emergência do fenómeno online dating que designa as práticas de procura e construção de relacionamentos amorosos através de uma aplicação digital instalada num smartphone. O smartphone é, em pleno século XXI, o melhor amigo do homem, onde a mobilidade, proximidade, imediatez, autenticidade e predominância visual liquidifica o amor e laços afectivos, assim como, permite a normalização de comportamentos tóxicos blindados, por sua vez, pela impunidade do ambiente digital. Considerando a importância de sensibilizar para um tema cada vez mais discutido - a toxicidade no online dating e a saúde mental - e porque o amor na modernidade continua a ser uma necessidade humana. Esta investigação teve como principal objectivo interpretar e correlacionar as obras de Bauman, especial incidência em ‘Amor Liquido’, com outros autores, a fim de permitir uma adequada discussão do tema junto da esfera social e académica, lançando possíveis soluções para a resolução da problemática com a colaboração do sexólogo doutor Fernando Mesquita. As evidencias desta investigação sugerem que a utilização do online dating digitais e o comportamento humano possuem um elo de mutualidade. No qual, o design das aplicações de namoro pode conduzir à adição e proliferação de procedimentos tóxicos. Enquanto, ao mesmo tempo, o comportamento individual fornece à industria do namoro online as informações necessárias sobre as necessidades humanas para tornar as aplicações digitais de namoro mais apelativas e viciantes, confinando para aqueles que têm estilos de vinculação insegura, a necessidade de amor numa busca incessante pela combinação perfeita. |
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Ora, com a evolução tecnológica assente na premissa da modernidade liquida, ocorreu a emergência do fenómeno online dating que designa as práticas de procura e construção de relacionamentos amorosos através de uma aplicação digital instalada num smartphone. O smartphone é, em pleno século XXI, o melhor amigo do homem, onde a mobilidade, proximidade, imediatez, autenticidade e predominância visual liquidifica o amor e laços afectivos, assim como, permite a normalização de comportamentos tóxicos blindados, por sua vez, pela impunidade do ambiente digital. Considerando a importância de sensibilizar para um tema cada vez mais discutido - a toxicidade no online dating e a saúde mental - e porque o amor na modernidade continua a ser uma necessidade humana. Esta investigação teve como principal objectivo interpretar e correlacionar as obras de Bauman, especial incidência em ‘Amor Liquido’, com outros autores, a fim de permitir uma adequada discussão do tema junto da esfera social e académica, lançando possíveis soluções para a resolução da problemática com a colaboração do sexólogo doutor Fernando Mesquita. As evidencias desta investigação sugerem que a utilização do online dating digitais e o comportamento humano possuem um elo de mutualidade. No qual, o design das aplicações de namoro pode conduzir à adição e proliferação de procedimentos tóxicos. Enquanto, ao mesmo tempo, o comportamento individual fornece à industria do namoro online as informações necessárias sobre as necessidades humanas para tornar as aplicações digitais de namoro mais apelativas e viciantes, confinando para aqueles que têm estilos de vinculação insegura, a necessidade de amor numa busca incessante pela combinação perfeita.In the last decades, technological evolution has provoked constant and revolutionary changes in communication, information propagation, and codes that govern the construction of interpersonal relationships. A change that raises and induces the alteration of an entire social paradigm culminated in what Zygmunt Bauman, a Polish sociologist, called liquid modernity. Within the theory of liquid modernity and its consequential turmoil, the transformation of family structures or the way individuals relate is undeniable. Relationships mediated by technology and its digital platforms. Where speed, fluidity, and disposability of links resemble the purchase, sale, or goods exchange. Therefore, with technological evolution based on liquid modernity premise, the online dating phenomenon emerged, designating practices of seeking and building romantic relationships through a digital smartphone application. The smartphone is the 21stcentury man's best friend. Where mobility, proximity, immediacy, authenticity, and visual predominancy liquefy love and affectional bonds. As well as allow the normalization of toxic behavior shielded in turn by the digital environment impunity. Considering the importance of raising awareness towards an increasingly discussed topic - toxicity in online dating and mental health - and because love in modernity is still a human need. This research aimed to interpret and correlate Bauman's work, focusing on Liquid Love, with other authors. To allow an adequate discussion of this theme in the social and academic sphere, launching possible solutions to resolve the "epidemic" problem with the sexologist Fernando Mesquita collaboration. The evidence from this research suggests that online dating and human behavior possess a mutuality link. In which the design of dating apps can lead to addiction and proliferation of toxic procedures. While, at the same time, individual behavior provides the online dating industry the necessary information about human needs to make the digital dating apps more appellative and addictive, confining for those who have insecure attachment styles, the need for love in an unstoppable search for the perfect match.2022-10-24T14:15:50Z2022-05-11T00:00:00Z2022-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34964porMartinho, Alexandra Maria Josué Moreira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:26Zoai:ria.ua.pt:10773/34964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:08.689689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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