Dupla carreira no Brasil: barreiras e fatores facilitadores dos estudantes-atletas no ensino superior do estado do Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30777 |
Resumo: | A presente pesquisa vem aprofundar o conhecimento sobre a dupla carreira no Mato Grosso do Sul – Brasil. Entende-se por dupla carreira a realização, em simultâneo, da carreira desportiva de alto rendimento e acadêmica. Os objetivos foram conhecer o perfil sociográfico dos estudantes-atletas e identificar as respectivas barreiras e fatores facilitadores. Metodologicamente, esta pesquisa tem caráter exploratório, sendo de natureza quali-quantitativa. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário aos estudantes-atletas e realizadas entrevistas semiestruturadas, com gestores, coordenadores e técnicos com mais de 10 anos experiência no alto rendimento e desporto universitário. Nos resultados, o perfil predominante do/a estudante-atleta foi mulher, entre os 18 e 22 anos, solteira, dedica aproximadamente 19 horas/semana para os treinamentos e 18 horas/semana para os estudos. As principais barreiras foram a falta de apoio financeiro, a ausência de leis específicas e a gestão do tempo. Os fatores facilitadores foram as bolsas de estudo e desportiva e o apoio da família. Concluímos que essas informações poderão contribuir para que as federações, clubes, instituições de ensino superior e Estado possam discutir, elaborar e decidir sobre melhorias para os estudantes-atletas, permitindo que os mesmos possam concretizar ambas carreiras obtendo sucesso; Dual careers in Brazil: Barriers and facilitating factors for university student-athletes, in the State of Mato Grosso do Sul. ABSTRACT: This research aims to deepen knowledge about dual career in Mato Grosso do Sul, in Brazil. A dual career is defined by simultaneously developing a career in high performance sports and in academy. The objectives were know the sociographic profile of student-athletes, and to identify barriers and facilitating factors. Methodologically, this research is exploratory character and a quali-quantitative nature. Data gathering was through a questionnaire to the athlete-students, and semi structured interviews were conducted with managers, coordinators, and technicians with experience in high performance and university sports. In the results of this research, the dominant profile of the student-athlete was female, between the ages of 18 – 22, single, who spends approximately 19 hours/week in training and 18 hours/week in studies. The main barriers were lack of financial support, no specific legislation regarding this matter, and time management. The facilitating factors were scholarships, sports grants and the support by the family.We concluded that these informations will allow sport federations, clubs, Universities and the State to discuss, develop and decide on better conditions for student-athletes, allowing them to develop and establish both careers with success. |
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