Mudanças concetuais com recurso ao ensino experimental no 1º ciclo do ensino básico: o solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Natália Garcia da Costa Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23696
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente)
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spelling Mudanças concetuais com recurso ao ensino experimental no 1º ciclo do ensino básico: o solo502:372.85372.85:502Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente)A consciencialização do ensino experimental é essencial ao desenvolvimento da cultura científica das crianças desde muito cedo, para que possa trazer uma mudança de postura face ao ambiente. Devemos inserir de forma permanente, na rotina de sala de aula, a responsabilidade que cada um tem na preservação do meio ambiente de modo a tornarem-se aptos a exercer a cidadania. Os problemas ambientais causados pela má gestão dos recursos naturais impõem a necessidade de se procurarem formas de desenvolvimento adequadas ao ambiente. As graves consequências ecológicas têm prejudicado a harmonia entre o Homem e a Natureza. Um dos principais problemas dos tempos modernos, que necessita de ser enfrentado pela sociedade é ameaça progressiva do solo pelas várias atividades humanas que o sujeitam a um processo de degradação. Por esta razão, o estudo do solo na Educação Ambiental deve transpor o nível da informação sobre as caraterísticas do mesmo, dando lugar à reflexão sobre a sua importância para todos os seres vivos e para o equilíbrio dos ecossistemas. Assim é atribuída à escola um enorme papel na aquisição dos conhecimentos, das competências, das atitudes e dos valores para uma cidadania consciente e responsável, por isso, é necessário inovar as práticas pedagógicas de forma a proporcionar aprendizagens mais significativas. Este estudo, sustentado pela prática da investigação ação, que pretende verificar em que medida as atividades experimentais e de campo influencia a aquisição de competências, conhecimento básico sobre o tema solo. Utilizouse uma amostragem disponível aleatória que envolveu uma turma do 4º ano de escolaridade. As atividades foram abordadas segundo uma sequência de conteúdos e realizadas em grupos, como forma de socialização e do conhecimento e, em diversos ambientes, contexto sala de aula e contexto ambiental natural, recreio da escola. Foi aplicado o pré teste e o pós teste de modo a verificar e comparar as mudanças concetuais, atitudinais e de valores ocorridas após a intervenção pedagógica. Os instrumentos de recolha de dados selecionados para este estudo foram o Pré teste e Pós teste, os Diários de Aula e os Guias de Campo. Dos resultados obtidos no antes e após a Intervenção Pedagógica podemos concluir que as atividades experimentais desenvolvidas pelos alunos contribuíram para uma mudança concetual significativa, no que diz respeito a atitudes, conceitos e princípios de respeito pelo Solo, confirmando a importância deste método de ensino.In order to promote change in the way children perceive the environment, it is essential to develop their scientific culture through experimental teaching. We must embed awareness of the children's' role in preserving of the environment in classroom routine. Mismanagement of natural resources has lead to serious environmental issues that drive us to look for environmentally sound developmental models. At present, however, the severe ecological consequences of our mismanagement have taken their toll on the balance between Man and Nature. In modern times, one major issue that needs to be tackled by society as a whole is the threat to soil health by the multiple facets of human activity that result in its progressive degradation. In this context, the study of soil as part of Environmental Education must go beyond informing about the soil's characteristics, and engage with its importance to all living creatures and the balance of ecosystems. As so, school takes on a significant role in knowledge acquisition competencies, attitudes and values for socially responsible and conscious behaviour. To that end, it is necessary to modernise pedagogic practice in a way that promotes learning. This study relies on action research theory to assess to what extent experimental and field activities had an effect on competency acquisition and basic knowledge about soil. Random sampling was used that included a fourth grade class. All activities were approached according to a well defined content sequence and carried out in groups, as a vehicle for socialisation and knowledge sharing; they took place in multiple environments, both in a classroom context and a natural environment context. The children were subjected to a pre-test and a post-test to assess and compare conceptual change, as well as shifts in attitudes and values after the pedagogic exercise. From the results in before and after the intervention Pedagogical we conclude that the experimental activities developed by students contributed to significant conceptual change, with regard to attitudes, concepts and principles of respect for the soil, confirming the importance of this teaching method.Lima, NelsonUniversidade do MinhoGomes, Maria Natália Garcia da Costa Ferreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:11.488245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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