Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Vera
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1794
Resumo: Um autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle. ------ ABSTRACT ------ A positive self-concept is essential for children’s academic success. One way of promoting self-concept is by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children’s age. The results show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and tutees, and on tutors’ self-esteem. Children’s outcomes obtained in the experimental group were statistically higher than those of students in the control group.
id RCAP_e7301b02e19381da349da01eccfc69e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1794
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a parAutoconceitoAuto-estimaLeituraTutoradoSelf-conceptSelf-esteemReadingTutoringUm autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle. ------ ABSTRACT ------ A positive self-concept is essential for children’s academic success. One way of promoting self-concept is by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children’s age. The results show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and tutees, and on tutors’ self-esteem. Children’s outcomes obtained in the experimental group were statistically higher than those of students in the control group.Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do SulRepositório do ISPAMonteiro, Vera2012-10-26T19:41:26Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1794porPsicologia: Reflexão e Crítica, 25 (1), 147-1550102-7972info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:48Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:51.158267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
title Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
spellingShingle Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
Monteiro, Vera
Autoconceito
Auto-estima
Leitura
Tutorado
Self-concept
Self-esteem
Reading
Tutoring
title_short Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
title_full Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
title_fullStr Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
title_full_unstemmed Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
title_sort Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
author Monteiro, Vera
author_facet Monteiro, Vera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Auto-estima
Leitura
Tutorado
Self-concept
Self-esteem
Reading
Tutoring
topic Autoconceito
Auto-estima
Leitura
Tutorado
Self-concept
Self-esteem
Reading
Tutoring
description Um autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle. ------ ABSTRACT ------ A positive self-concept is essential for children’s academic success. One way of promoting self-concept is by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children’s age. The results show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and tutees, and on tutors’ self-esteem. Children’s outcomes obtained in the experimental group were statistically higher than those of students in the control group.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T19:41:26Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/1794
url http://hdl.handle.net/10400.12/1794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (1), 147-155
0102-7972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130059345231872